PARTILHAR

Os melhores tênis para jogar tênis

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 7 abril 2017
Os melhores tênis para jogar tênis

Normalmente, os amantes do tênis praticam este esporte em quadras de cimento, a melhor por sua resistência. O chão dura mais e devolve a bola com muita exatidão, abandonando as anomalias grandes no quicar. Estas duas particularidades, principalmente a primeira, evitam que outras superfícies mais estéticas sejam tão usadas fora dos centros de treinamento. A seguir explicamos qual é o melhor calçado para jogar tênis de acordo com a superfície.

Também lhe pode interessar: Como aquecer antes de jogar tênis

Melhores tênis para quadra de saibro ou terra batida

O saibro é a superfície preferida pelos fundistas, de onde surgiram os grandes sucessos do tênis espanhol ao longo de sua história, assim como o nosso brasileiro Guga. As diferenças do saibro, ou terra batida, são grandes. A argila, eleva e freia.

Os jogos duram muito mais e provocam um maior desgaste físico. Nesta superfície precisamos de um tênis resistente e deslizante, que permita se mexer com facilidade pela pista de terra batida. A principal diferença dos tênis específicos para quadras de saibro é o desenho do solado que tem um design que se prende mais ao solo cujo objetivo é evitar que o atleta escorregue muito e perca o controle dos seus movimentos.

Os melhores tênis para jogar tênis em quadra de saibro devem ser acolchoados para amenizar o impacto e ter o solado específico mencionado anteriormente, a levez do sapato vai de acordo com as preferências de cada atleta. Um dos modelos mais conhecidos e recomendáveis para praticar tênis em quadra de saibro são os ADIDAS barricade.

Os melhores tênis para jogar tênis - Melhores tênis para quadra de saibro ou terra batida

Melhores tênis para quadra de cimento

As quadras de cimento também são conhecidas como duras ou rápidas. Sua principal característica é um quique mais regular da bolinha e mais baixo. Portanto, é mais previsível e relativamente fácil o movimento dentro desse tipo de quadra.

Na hora de escolher o tênis, vale a pena investir em uma calçado revestido por couro. Isso ajuda a proteger os pés de atrito e também auxilia na hora frear e mudar a direção. A absorção do impacto é um importante fator a ser levado em conta. Para isso, solados macios com amortecedor (que não sejam muito altos para evitar torções) funcionam.

Outra característica de tênis para jogar tênis em quadra de cimento é o bico protegido, isso ajuda a proteger os pés contra arrastões da movimentação.

Os pisos sintéticos sem superfícies ultra rápidas. Tradicionalmente, o tênis dos Estados Unidos cresceu sobre esse chão muito particular. Se puder escolher uma destas opções, só terá de observar a escolha do tênis. Para cimento recomenda-se um calçado de tênis padrão como Cc Genius II da Adidas.

Para grama ou terra batida, você deverá procurar uns mais específicos.

Os melhores tênis para jogar tênis - Melhores tênis para quadra de cimento

Melhores tênis para jogar tênis em quadras de grama

Os jogadores que jogam habitualmente na grama precisam de um atrito maior em seus tênis, pois a superfície é mais escorregadia e a importância de ganhar a rede rapidamente é vital.

Os melhores tênis para jogar tênis em quadra de grama devem se ajustar às suas necessidades e proporcionar:

  • Uma boa aderência para evitar os escorregões provocados pelo orvalho ou o desgaste da superfície;
  • Uma sola mais plana para não danificar o gramado; os jogadores de Wimbledon usam tênis totalmente planos;
  • Uma parte superior flexível para não apertar o pé quando correr em direção à bola.

Uma sugestão são os Asics GEL-CHALLENGER 9.

Os melhores tênis para jogar tênis - Melhores tênis para jogar tênis em quadras de grama

Se pretende ler mais artigos parecidos a Os melhores tênis para jogar tênis, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades esportivas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Os melhores tênis para jogar tênis
1 de 4
Os melhores tênis para jogar tênis

Voltar ao topo da página ↑