Otros Tênis

Tamanho de uma quadra de tênis

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 15 maio 2023
Tamanho de uma quadra de tênis

O tênis é um dos esportes mais populares que todos nós teremos praticado em algum momento. Caso contrário, certamente teremos pelo menos pisado em uma quadra ou assistido a uma partida. Provavelmente temos uma imagem de como é uma quadra de tênis e as dimensões aproximadas, mas provavelmente não sabemos realmente quais são as dimensões padrão conforme estabelecidas nas regras. As dimensões oficiais de uma quadra de tênis determinam como o resto das quadras deve ser para podermos disputar uma partida sob as regras deste esporte.

Se você tem interesse em saber esses dados, no umCOMO te contamos o tamanho de uma quadra de tênis, levando em conta as medidas regulatórias.

Também lhe pode interessar: Os melhores tênis para jogar tênis

Índice

  1. Como é dividida a quadra de tênis
  2. Tamanho de uma quadra de tênis
  3. Tipos de quadras de tênis

Como é dividida a quadra de tênis

A quadra de tênis é dividida em duas partes iguais completamente simétricas, divididas pela rede. Cada uma dessas partes contém uma série de medidas e espaços delimitados por linhas.

  • Rede: a rede é suspensa por uma corda ou cabo metálico fixado nas extremidades de cada lado da quadra e deve medir 1,07 metros de altura.
  • Dois quadrados de saque. Cada lado da quadra contém duas áreas de saque em cada extremidade, onde os jogadores são posicionados para sacar.
  • Fundo. Este é o espaço em forma retangular na parte de trás da quadra, do outro lado da linha de saque.
  • Caixa de serviço à direita e à esquerda. Dois quadrados situados após a quadra de trás que se cruzam com a rede.
  • Sideline. Esta é a linha que forma os dois lados da quadra formando o espaço que só é usado em partidas duplas.
  • Linha de base. Esta é a linha localizada nas duas extremidades da quadra onde os jogadores servem.
  • Marca central. Uma pequena linha que divide a linha de base em duas partes iguais.
  • Linhas de serviço. Estes estão situados paralelamente à linha de base. Há um de cada lado da quadra e eles estão situados entre a rede e a linha de base. Esta linha percorre o centro da quadra paralelamente às linhas laterais e entre as duas linhas de serviço.
Tamanho de uma quadra de tênis - Como é dividida a quadra de tênis

Tamanho de uma quadra de tênis

Comprimento da pista: 23,77 metros. Este é o tamanho de uma quadra de tênis, levando em conta o comprimento da quadra.

Largura para partidas individuais: 8,23 metros. As duas pistas de cada lado da quadra não contam em partidas individuais, portanto, se a bola bater nesses espaços, será considerada fora da quadra.

Largura para partidas duplas: 10,97. Em partidas individuais, as duas linhas laterais medindo 1,37 metros são contadas. Neste caso, a largura é de 8,23 metros mais 1,37 metros em cada lado.

Caixas de serviço. Cada caixa tem 6,4 m de comprimento e 4,10 m de largura.

Profundidade. A parte traseira de cada lado da pista tem 5,5 m de comprimento e 8,2 m de largura.

Linhas laterais. Cada linha lateral em cada lado da quadra dividida pela rede tem 11,8 m de comprimento e 1,37 m de largura.

Tamanho de uma quadra de tênis - Tamanho de uma quadra de tênis

Tipos de quadras de tênis

Agora que você já sabe qual o tamanho de uma quadra de tênis, também é interessante conhecer os tipos de quadra de tênis de acordo o material da superfície.

  • Grama. É cada vez menos utilizada porque é mais caro de manter. De fato, hoje em dia é difícil ver quadras de grama fora da Grã-Bretanha a nível profissional, onde são disputados torneios como Wimbledon ou o torneio de Queen's. O jogador Feliciano Lopez prefere jogar neste tipo de superfície.
  • Saibro ou argila vermelha, azul ou verde. Este tipo também exige um alto custo de manutenção e se suja facilmente. O torneio mais conhecido que ocorre em uma quadra de saibro é o Roland Garros. Jogadores como Nadal se sentem mais confortáveis nesta quadra.
  • Cimento. É o que normalmente se encontra na maioria dos locais onde qualquer um de nós pode jogar tênis. Este material não se suja, requer pouca manutenção e não se desgasta rapidamente. Alguns torneios bem conhecidos, como o US Open ou o Australian Open, são disputados neste tipo de superfície.
  • Quadra coberta. Os materiais, texturas e espessuras podem variar neste tipo de quadra.

Você também pode consultar este artigo onde explicamos Como aquecer antes de jogar tênis.

Tamanho de uma quadra de tênis - Tipos de quadras de tênis

Se pretende ler mais artigos parecidos a Tamanho de uma quadra de tênis, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades esportivas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Tamanho de uma quadra de tênis