Squash

Regras do Squash

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 29 setembro 2023
Regras do Squash

Os esportes de raquete continuam em crescimento. A prática dessas modalidades esportivas vem ganhando adeptos ano após ano. O tênis é um dos mais populares e com mais longa história, mas nos últimos tempos outros também entraram na moda, como o paddle ou o squash, estilo esportivo nascido do raquetebol e cujo nome corresponde ao som que a bola faz do impacto de quicar nas paredes.

E, apesar da semelhança com outros esportes como a pelota basca e o paddle, o squash tem regras próprias e uma longa história. Pode não ser o esporte de raquete mais popular, mas cada vez mais pessoas o praticam ou estão interessadas em aprender sobre ele. Para descobrir tudo sobre as regras do squash, o que é e como praticar esta modalidade esportiva, no umCOMO recomendamos que continue lendo este artigo.

Também lhe pode interessar: Esportes com raquete

Índice

  1. O que é squash
  2. História do squash
  3. Regras do squash

O que é squash

É um esporte de raquete em que dois jogadores se enfrentam. É jogado em ambiente fechado e com uma pequena bola de borracha. Ambos os jogadores se revezam batendo na bola com a raquete, em direção à parede frontal e sempre acima da faixa metálica.

A bola deve ser rebatida antes de quicar duas vezes no chão. Os jogadores podem fazer uso das paredes laterais e traseiras. O jogador que errar na devolução é quem perde o ponto.

Geralmente, são jogados 5 sets com 11 pontos cada. O primeiro jogador a vencer 3 sets é o vencedor da partida.

Além do squash, descubra outros esportes com raquete.

Regras do Squash - O que é squash

História do squash

O squash surgiu nas prisões de Londres no século XVIII. Naquela época, os presos brincavam com bolas batendo-as nas paredes. Nas escolas britânicas também foram adotando e praticando esta atividade: eram os locais onde o jogo terminava de se desenvolver.

Uma das escolas que teve maior influência na história do squash foi a Harrow School: é considerada o centro onde este esporte teve sua origem como tal, por volta do ano de 1830. Seus alunos brincavam com bolas de tênis e raquetes, rebatendo a bola contra as paredes do pátio. A certa altura descobriram que jogando com bolas furadas e com menos pressão, rendia maior variedade ao jogo.

Eles também começaram a modificar as raquetes para torná-las menores, para que fossem mais manejáveis ​​no pequeno ambiente em que o jogo acontecia.

O squash, conhecido na época como squasher, cresceu em popularidade e foi adotado por outras escolas. No entanto, as autoridades da Escola Harrow estavam preocupadas com o quão perigoso poderia ser devido às chaminés, canos e cornijas do pátio.

Para resolver esta preocupação, construíram a primeira quadra de squash conhecida em 1864. Com o passar dos anos, mais escolas, clubes e até mesmo indivíduos começaram a copiar a ideia de construir quadras de squash específicas, mesmo não existindo um tamanho padrão.

Apesar da popularidade do esporte durante o século XIX, foi somente no século XX, especificamente em 1923, que as pessoas começaram a falar em unificar as regras do squash. Esta unificação dos regulamentos materializou-se em 1928.

Desde então e até hoje, este esporte continuou a evoluindo. As raquetes e os demais componentes foram adotando os principais avanços técnicos, bem como materiais que surgiram em outros esportes de raquete como o tênis.

Atualmente, o squash é jogado por 20 milhões de pessoas em todo o mundo. O COI reconheceu a World Squash Federation (WSF), ou seja, a Federação Mundial de Squash, fato que corrobora para que este esporte faça parte dos Jogos Olímpicos no futuro, objetivo pelo qual a WSF está se empenhando.

Regras do squash

As principais regras do squash que você deve conhecer são as seguintes:

  • Antes de atingir o solo, a bola deve atingir a parede frontal.
  • Cada jogador tem o direito de devolver a bola sem qualquer interferência do adversário.
  • LET: significa que o árbitro permite que o ponto seja repetido e ocorre quando o jogador não vai bater na bola por medo de colidir com o adversário ou quando há uma obstrução clara.
  • No LET: significa que o árbitro rejeita o pedido e ocorre quando a interferência é mínima ou praticamente inexistente, bem como quando o jogador obstruído está longe de um bom retorno.
  • Apelação: ambos os jogadores podem pausar o jogo e solicitar recurso após cobrança do árbitro. O próprio árbitro será responsável por retificar ou rejeitar o recurso.
  • Stroke: é marcado quando um dos jogadores quer executar um chute em direção à parede frontal, mas desiste para evitar acertar o rival. Também pode ser marcado quando a bola atinge o adversário durante seu trajeto até a parede ou quando um dos jogadores atinge o outro jogador com a raquete. O ponto é concedido ao jogador que bateu na bola.
  • Objeto caído: se um jogador deixar cair sua raquete, ele pode pegá-la e continuar jogando, desde que a bola não tenha tocado a raquete ou tenha sido devido a uma distração.
  • Distração: ambos os jogadores podem solicitar um LET por distração. Se for acidental será concedido, exceto quando for uma devolução do vencedor. Se foi deliberado, é uma reprimenda.

Agora que você conhece as regras do squash, descubra quais são os melhores tênis para jogar tênis.

Regras do Squash - Regras do squash

Se pretende ler mais artigos parecidos a Regras do Squash, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades esportivas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Regras do Squash