Padel

O que é pádel?

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 24 outubro 2022
O que é pádel?

Os esportes de raquete são muito conhecidos entre a população. Além de serem jogos que exigem interação social, geralmente também exigem estratégia e predeterminação para chegar ao fim sem se esgotar. No cenário internacional, a maior fama vai para o tênis, tornando-se altamente televisionado. No entanto, o jogo que faz mais sucesso entre os não profissionais é o pádel.

Este esporte de raquete é praticado em duplas e, apesar de ser muito parecido com o tênis, possui um conjunto de regras diferenciado e uma quadra especial. Se você está interessado em praticar este esporte e quer saber um pouco mais sobre suas regras, os materiais que precisa e a história que teve ao longo dos anos, neste novo artigo do umCOMO vamos contar em detalhes o que é o pádel e como jogar para que você possa começar o mais rápido possível.

Também lhe pode interessar: Como jogar padel para iniciantes

Índice

  1. O que é pádel
  2. Elementos do padel
  3. Como jogar pádel

O que é pádel

O pádel é um jogo de raquete que se joga em duplas e cujo principal objetivo é passar a bola para o adversário, fazendo-a quicar primeiro uma vez na quadra oposta. A pista onde se pratica este jogo é um espaço delimitado por paredes, nas quais a bola também pode quicar, uma vez que tenha quicado primeiro no campo oposto.

O objetivo do pádel é poder contar jogos que, por sua vez, possuem sets. Com três sets vencidos, a partida termina. No entanto, para obter um set, você deve completar seis jogos que são formados somando os pontos cada vez que a bola sai do campo ou quica mais de duas vezes sem alcançá-la. Mais tarde, nos concentraremos em detalhar as regras do pádel mas, por enquanto, revisaremos um pouco sua história.

As origens do pádel remontam aos anos 70, especificamente 1974, e acontecem em Acapulco, no México, depois que Enrique Corcuera adaptou um pedaço de terra que tinha em sua fazenda e instalou muros para controlar a vegetação em seu jardim. O objetivo era adaptar a quadra para um jogo de raquete que fosse ágil e dinâmico para poder jogar partidas rápidas. O resultado foi um sucesso total e, em menos de 20 anos, as principais capitais já contavam com as primeiras quadras de pádel, tornando-se um dos esportes mais praticados hoje.

Agora que você já conhece a origem do pádel, que tal aprender a segurar uma raquete de pádel no vídeo que deixamos aqui abaixo?

Elementos do padel

Se está interessado em jogar pádel, você saberá que os dois elementos essenciais são a raquete e a bola. Com esses dois objetos você pode ter um primeiro contato para saber se esse esporte é para você ou não. Mas, além disso, há outro elemento do pádel que é de grande importância; o calçado. A seguir, vamos parar para detalhar os três:

  • Raquete: as raquetes de pádel têm um acabamento muito mais arredondado do que as raquetes de tênis e são menores em tamanho para que você possa manuseá-las facilmente em uma quadra menor. Originalmente, eram pás de madeira com orifícios para a passagem do ar. No entanto, eles agora são muito mais leves, pois geralmente são feitas de fibra de carbono que as torna resistentes e leves em movimento.
  • Bola de pádel: a bola de pádel é muito parecida com a de tênis, sendo feita de um material de flúor para que possa ser facilmente identificada. A única coisa que difere é que é menor para caber nas medidas do jogo. São bolas resistentes com rebote para aguentar a força dos golpes.
  • Tênis: o pádel e a maioria dos esportes de raquete exigem um movimento de impacto constante e seus joelhos e tornozelos podem sofrer. O movimento será sempre parando e iniciando, por isso você deve se certificar de que as solas dos sapatos sejam especiais para que possam amortecer o impacto e também não escorregar.

Aqui abaixo você pode conferir as principais posições no pádel.

Como jogar pádel

Já mencionamos isso antes, mas o pádel consiste em passar a bola para o campo oposto, quicar uma vez no outro campo e tentar impedir que o rival chegue a tempo do segundo rebote. Ao alcançá-lo, os pontos são ganhos; para o primeiro 15 pontos, para o segundo 30, para o terceiro 40 e para o quarto você ganha o jogo.

Depois de acumular jogos, quando chegam a seis, o jogador completa um set. O jogo termina quando um dos jogadores consegue chegar a três sets, tornando-se o vencedor.

A bola deve primeiro quicar no campo oposto, mas depois pode quicar nas paredes e a jogada ainda será válida. Se houver algum caso de empate durante um jogo, em que ambos os jogadores estejam dentro de 40 pontos, o desempate é conhecido como ponto de ouro e consiste em um jogo em que o primeiro a marcar um ponto vence o jogo.

O pádel não se joga contando o tempo, mas por conjuntos, por isso, se você está pensando em praticá-lo, pode ter todo o tempo do mundo e aproveitar esse esporte popular.

Agora que você já conhece a o que é pádel, que tal conferir uma aula completa para aprender como jogar pádel?

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é pádel?, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades esportivas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
O que é pádel?