Qual a diferença entre futebol americano e rugby
Por desconhecimento cultural, certas vezes cultivamos certas dúvidas acerca de assuntos nada próximos de nós. A diferença entre futebol americano e rugby, por exemplo, não é clara na cabeça da maioria dos brasileiros e isso pode causar gafes quando estamos falando sobre o assunto. O futebol americano e o rugby são esportes diferentes, com sistemas de jogos diferentes, métricas e normas diferentes, apesar da similaridade que eles parecem ter àqueles que não acompanham o esporte com a frequência devida. Para acabar com todas as suas dúvidas e entender qual a diferença entre futebol americano e rugby, continue lendo esse artigo que umComo disponibiliza para você.
Passos a seguir:
Primeiramente é necessário entender que o futebol americano é um esporte derivado do Rugby. O Rugby se iniciou em 1823 na cidade de Rugby na Inglaterra. Em 1867, algumas dissidências originaram uma variação na prática do Rugby e daí surgiu o Futebol Americano. O Rugby é deveras popular na Inglaterra, Austrália e na África do Sul, enquanto o Futebol Americano se pratica e é popular quase que de maneira exclusiva nos Estados Unidos da América e no Canadá.
O campo de rugby possui cerca de 150 metros de comprimento, enquanto o campo de futebol americano tem apenas 110 metros de comprimento. Além disso, no Rugby, tem apenas 5 divisões no campo, enquanto o futebol americano tem cerca de 20 divisões de 5 metros cada uma. Além disso, os postes de fim de campo tem formato de Y no futebol americano e no rugby eles possuem um formato similar ao de um H. No Rugby não existem proteções necessárias, enquanto no futebol americano existe a necessidade diversos aparatos de proteção, como o capacete.
No rugby, existem três maneiras de se jogar: com 15 jogadores em cada time, com treze e com sete. No futebol americano, a única maneira de jogo é com 11 jogadores em cada equipe. No rugby, o jogo tem 80 minutos, dividido em 2 tempos de 40 minutos cada um. No futebol americano, o jogo possui uma hora dividida em 4 tempos de quinze minutos cada um. Existem diferentes maneiras de pontuar também. No rugby há quatro maneiras de pontuar:
- Try - 5 pontos ao time que encostar a bola com um dos braços no fim do campo do adversário
- Conversão - 2 pontos ao time que acertar a trave adversária depois de fazer o try
- Drop Goal - Chute que acerta o espaço postes-travessão (passa entre os postes) durante qualquer ponto dá 3 pontos ao marcador
- Penalty - uma falta marcada que se o chute acertar o espaço entre os postes e o travessão dá 3 pontos ao marcador
Diferentemente, no futebol americano há outras maneiras:
- Touchdown - similar ao Try do Rugby, mas dá 6 pontos (neste caso o jogador não precisa colocar a bola no chão com a mão, como no rubgy)
- Extra-point - similar ao Conversão do Rugby
- Drop-kick - similar ao Drop Goal
- Field goal - similar ao Drop Goal mas com apoio de um holder, jogador que ajeita a bola para aquele que vai chutar
- Safety - 2 pontos são dados ao time que receber um falta grave de ataque
Na Imagem, um Try de Rugby.
Além dessas divergências, existem outras diferenças entre rugby e futebol americano sobre penalidades, arremessos laterais, competições internacionais e questões de arbitragem. No rugby existe uma filosofia de progressão lenta e acompanhada por toda a equipe, no futebol americano existe a mesma filosofia do futebol convencional, que é a desmarcação. Essas são as principais diferenças entre rugby e futebol americano.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual a diferença entre futebol americano e rugby, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades esportivas.