Jogos Olímpicos

Jogos Olímpicos de Inverno: o que são, história e esportes

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 1 março 2024
Jogos Olímpicos de Inverno: o que são, história e esportes

Os Jogos Olímpicos de inverno são um evento multiesportivo que acontece a cada 4 anos e os próximos serão realizados em Milão-Cortina d'Ampezzo em 2026. Inclui diversos esportes de inverno, tanto na neve quanto no gelo. Os Jogos Olímpicos são o evento mais importante para a maioria das modalidades esportivas. Muitos atletas se preparam durante cada ciclo olímpico, ou seja, 4 anos, para se qualificarem e competir neles, tendo como principal objetivo as medalhas. Embora quando falamos apenas dos Jogos Olímpicos normalmente nos referimos aos realizados no verão, por serem os mais populares, os Jogos de inverno também são muito importantes nas diversas modalidades.

A história dos Jogos Olímpicos de inverno não é tão conhecida porque recebe menos atenção da mídia em comparação com os Jogos Olímpicos de verão. Portanto, é importante aprofundar-se em suas origens e nas disciplinas de maior destaque. Para saber tudo sobre Jogos Olímpicos de Inverno: o que são, história e esportes, no umCOMO recomendamos que você continue lendo este artigo.

Também lhe pode interessar: Campeões da Copa do Mundo

Índice

  1. O que são os Jogos Olímpicos de inverno e quando acontecem
  2. História dos Jogos Olímpicos de inverno
  3. Esportes dos Jogos Olímpicos de inverno

O que são os Jogos Olímpicos de inverno e quando acontecem

Os Jogos Olímpicos de Inverno são um evento multiesportivo realizado a cada 4 anos e organizado sob a administração e supervisão do Comitê Olímpico Internacional. Inclui diversos esportes de inverno, tanto na neve quanto no gelo.

Esqui de fundo, patinação artística, patinação de velocidade, hóquei no gelo, combinado nórdico, bobsleigh e saltos de esqui fazem parte do programa olímpico desde a primeira edição. Outras modalidades esportivas como o luge, o curling, a patinação de velocidade em pista curta ou o esqui acrobático foram incorporadas ao longo dos anos, enquanto outras como o bandy surgiram como esportes de exibição, mas sem nunca serem incluídos de forma definitiva no Jogos.

Os Estados Unidos foram o país que mais vezes sediou os Jogos Olímpicos de inverno, com um total de 4. Itália e França seguem com três, seguidos de Japão, Noruega, Áustria, Canadá e Suíça com dois.

Jogos Olímpicos de Inverno: o que são, história e esportes - O que são os Jogos Olímpicos de inverno e quando acontecem

História dos Jogos Olímpicos de inverno

Os primeiros Jogos Olímpicos de inverno aconteceram em 1924, na cidade francesa de Chamonix. Anteriormente, a patinação artística e o hóquei no gelo faziam parte do programa olímpico dos Jogos de verão: especificamente, a patinação artística esteve presente nas edições de Londres 1908 e Antuérpia 1920, enquanto o hóquei no gelo também foi incluído na segunda prova.

Desde 1924, os Jogos Olímpicos de Inverno foram realizados a cada 4 anos, até que os Jogos de 1940 não puderam ser realizados devido à Segunda Guerra Mundial. O evento foi reinstaurado em St. Moritz em 1948 e continuou a ser realizado a cada quatro anos, coincidindo com os Jogos de verão até a edição de 1992 em Albertville, quando o COI tomou a decisão de separar a celebração dos Jogos de verão e de inverno, sendo em anos diferentes.

Desde a edição de 1994, em Lillehammer, os Jogos Olímpicos de Verão e de Inverno são realizados com dois anos de intervalo. Desde a sua origem, os Jogos Olímpicos de inverno passaram por mudanças importantes. O crescimento da televisão como principal meio de comunicação global aumentou a divulgação do evento e as receitas provenientes da televisão e dos direitos publicitários aumentaram.

Da primeira edição em Chamonix, em 1924, à última, realizada em Pequim, em 2022, a história dos Jogos Olímpicos de Inverno abrange um total de 94 anos e 24 edições.

Esportes dos Jogos Olímpicos de inverno

A próxima edição dos Jogos Olímpicos de Inverno será realizada em Milão-Cortina d'Ampezzo em 2026. Até 8 esportes e 15 modalidades farão parte do programa olímpico. São eles: Bobsleigh (Esqueleto e Bobsleigh), Biatlo, Hóquei no gelo, Curling, Luge, Patinação (Patinação artística, Patinação de velocidade e Patinação de velocidade em pista curta), Esqui (Esqui de fundo, Esqui alpino, Esqui de salto, Esqui acrobático, Combinado nórdico e Snowboard) e Esqui de montanha.

O Comitê Olímpico Internacional aprovou o esqui de montanha como modalidade adicional do programa olímpico para a próxima edição específica dos Jogos Olímpicos de inverno de 2026. A confirmação da programação completa deste evento ocorreu na reunião da Comissão Executiva do COI no mês de junho de 2022.

Atualmente, não há esportes de demonstração confirmados para os Jogos Olímpicos de inverno de Milão-Cortina d'Ampezzo 2026. A Federação Internacional é responsável por reger todos os esportes incluídos no programa olímpico.

É importante esclarecer as diferenças entre um esporte, uma disciplina e um evento em um programa olímpico. Disciplinas são ramos correspondentes aos esportes que incluem uma ou mais provas. Por outro lado, os eventos são as diferentes competições dentro de um esporte ou disciplina, dando origem a classificações. Por exemplo, o esqui é um esporte, suas disciplinas incluem o esqui alpino e o slalom gigante é um evento.

Agora que você sabe sobre os Jogos Olímpicos de Inverno: o que são, história e esportes, também pode se interessar por este artigo sobre os Esportes mais perigosos do mundo.

Jogos Olímpicos de Inverno: o que são, história e esportes - Esportes dos Jogos Olímpicos de inverno

Se pretende ler mais artigos parecidos a Jogos Olímpicos de Inverno: o que são, história e esportes, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades esportivas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Jogos Olímpicos de Inverno: o que são, história e esportes