Partilhar

Qual é o equipamento necessário para praticar parapente

Por Vanessa Lopes. Atualizado: 16 janeiro 2017
Qual é o equipamento necessário para praticar parapente
Imagem: wowsports.com.br

O parapente é um esporte radical idêntico ao paraquedismo, uma vez que o praticante em ambos os casos fica suspenso no ar. Enquanto que, no paraquedismo o praticante salta de aeronaves, no parapente a pessoa salta de um ponto alto, como uma montanha. O parapente permite-nos ter um voo dinâmico, em que o piloto consegue controlar a sua direção e a sua descida. E para desfrutarmos de toda esta magia e sensação de liberdade, é necessária a utilização de alguns equipamentos, para proporcionar ao piloto uma maior segurança. Se está a pensar começar a praticar este fantástico esporte, em umComo.com.br mostramos-lhe qual é o equipamento necessário para praticar parapente.

Também lhe pode interessar: Quanto custa praticar parapente
Passos a seguir:
1

Na hora de praticar qualquer esporte é sempre necessário estarmos sempre protegidos. No entanto, existem alguns esportes que requerem maiores cuidados, dado o seu elevado risco e, o parapente é um deles. É importante ressaltar que, para praticar este esporte é necessário realizar um curso teórico e prático com instrutores capacitados.

2

Um dos acessórios mais importantes e fundamental no parapente é o velame. Ele é o principal responsável pela manutenção do paraquedas no ar e, por isso deve ser escolhido de acordo com o peso do praticante. Para além disso, o velame deve ser escolhido consoante a experiência e conhecimentos do esporte. Os iniciantes na modalidade devem optar por escolher sempre um LTF1, DHV1 ou EN A.

Qual é o equipamento necessário para praticar parapente - Passo 2
Imagem: paragliding-tales-and-reviews.com
3

Um acessório de utilização obrigatório para manter a segurança do voo é o paraquedas de reserva. Este tipo de paraquedas é utilizado caso de emergência, como em caso de colisão ou de linhas entrelaçadas. O tamanho do paraquedas de reserva deve ser escolhido consoante o peso a ser sustentado.

Qual é o equipamento necessário para praticar parapente - Passo 3
Imagem: airboysteam.com
4

O arnês é outro dos acessórios importantes na prática de parante, pois é ele o principal responsável pelo conforto do piloto. Como um voo de parapente pode ser longo, o arnês deve ter uma proteção traseira adequada, que ofereça proteção para a coluna vertebral e para a lateral do corpo.

Qual é o equipamento necessário para praticar parapente - Passo 4
Imagem: tiendanube.com.
5

O uso de capacete na prática de parapente é obrigatório, uma vez que protege a cabeça do piloto em qualquer tipo de situação. É importante ressaltar que, caso bata com o capacete com força em algum sítio, deve comprar um novo para utilizar da próxima vez.

Qual é o equipamento necessário para praticar parapente - Passo 5
Imagem: zrsistemas.com.br
6

O altímetro é um instrumento bastante útil para o piloto, para saber a que altura se encontra do solo e a taxa ascendente e descendente a que se desloca. Com este instrumento, o praticante de parapente conseguirá controlar melhor o seu voo.

Qual é o equipamento necessário para praticar parapente - Passo 6
Imagem: xc.guiadevoo.com
7

As luvas também têm um papel fundamental na prática de parapente, uma vez que protegem as mãos do frio, podendo a temperatura estar abaixo dos zero graus centígrados. Para além disso, elas também permitem ao piloto um melhor manuseamento do parapente.

Qual é o equipamento necessário para praticar parapente - Passo 7
Imagem: mg.quebarato.com.br
8

A faca é um acessório essencial, pois pode ser necessária no caso de ficar preso em algo sítio e ser preciso cortar as cordas do paraquedas. Por isso, deve guardar a faca num local de fácil acesso de modo a não comprometer a segurança do voo.

Qual é o equipamento necessário para praticar parapente - Passo 8
Imagem: lojadomecanico.com.br
9

Um bom fato de voo é bastante importante, para proteger o nosso corpo das condições climatéricas adversas. Para além disso, umas botas confortáveis e quentes também são essenciais para que o nosso voo seja o mais cômodo possível. E, claro não podem faltar os óculos de sol para proteger a visão dos ventos fortes e dos raios ultravioletas.

Qual é o equipamento necessário para praticar parapente - Passo 9
Imagem: portuguese.alibaba.com
10

Para praticar parapente é também obrigatório o uso de rádio, principalmente caso a viagem seja longa ou se estiver a voar perto do raio de ação de outras aeronaves. Para além disso, o rádio permite-lhe comunicar entre a equipe de voo. Outro dos acessórios essenciais no parapente é o GPS, pois permite ao piloto programar o seu voo e saber com exatidão a posição em que se encontra.

Qual é o equipamento necessário para praticar parapente - Passo 10
Imagem: xcmag.com
11

E se ainda não sabe onde pode praticar este maravilhoso esporte, em umComo mostramos-lhe onde pode praticar parapente no Brasil.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é o equipamento necessário para praticar parapente, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades esportivas.

Escrever comentário sobre Qual é o equipamento necessário para praticar parapente

O que lhe pareceu o artigo?

Qual é o equipamento necessário para praticar parapente
Imagem: wowsports.com.br
Imagem: paragliding-tales-and-reviews.com
Imagem: airboysteam.com
Imagem: tiendanube.com.
Imagem: zrsistemas.com.br
Imagem: xc.guiadevoo.com
Imagem: mg.quebarato.com.br
Imagem: lojadomecanico.com.br
Imagem: portuguese.alibaba.com
Imagem: xcmag.com
1 de 10
Qual é o equipamento necessário para praticar parapente

Voltar ao topo da página