Partilhar

O que é o efeito Afterburn

 
Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
O que é o efeito Afterburn

Sabia que você pode continuar queimando calorias inclusive após o treinamento esportivo? Isso conhece-se como "efeito Afterburn" e faz referência ao período de recuperação do nosso corpo, durante o qual continuamos queimando gorduras mesmo sem estar fazendo exercício. Não existem estudos específicos sobre a eficiência deste processo natural do corpo mas muitas pessoas afirmam que emagreceram mais rápido fazendo algumas simples mudanças em sua rotina esportiva. Neste artigo de umComo contamos a você o que é o efeito Afterburn para que o descubra e, se quiser, pode colocar em prática os nossos conselhos.

Efeito Afterburn

São conhecidas como "efeito Afterburn" as calorias que se queimam depois de fazer esporte. Este processo pode chegar a se prolongar de 12 a 24 horas após o treino e dependerá da intensidade com a qual tiver feito exercício e dos exercícios cardiovasculares que tiver realizado. Portanto, este efeito consegue que o metabolismo acelere de forma natural e aumente o gasto calórico nas horas depois da academia.

Mas como funciona o efeito Afterburn? Você tem que pensar que, cada vez que fazemos exercício, o nosso corpo precisa de mais oxigênio para gerar mais energia: quanto mais intenso for o treinamento, mais oxigênio precisaremos para poder fazê-lo. Quando acaba de treinar, sentirá como pouco a pouco a respiração parece que normaliza, mas não é assim: a respiração das células continua acelerada, como quando estávamos fazendo esporte.

Após uma jornada esportiva, os nossos músculo regeneram-se e o sistema regula-se para voltar à normalidade; este processo requer uma grande quantidade de energia e, portanto, queimará mais calorias do que as habituais para voltar aos níveis normais do corpo. Isso conhece-se como efeito Afterburn.

O que é o efeito Afterburn - Efeito Afterburn

Duração do efeito Afterburn

Após tudo o que dissemos, pode entender que quanto mais intenso for o exercício praticado, mais o nosso corpo demorará para voltar aos seus níveis normais e, portanto, mais tempo durará o efeito Afterburn. É claro que o momento máximo, ou seja, o momento em que o nosso corpo queima mais calorias ao se regenerar, é durante a primeira hora após ter feito exercício; depois, o efeito vai diminuindo até desaparecer.

No máximo, este efeito dura 24 horas após o exercício, por isso, os profissionais de fitness sempre recomendarão intercalar o exercício com períodos de descanso que são fundamentais para regenerar os tecidos e durante os quais continua queimando calorias.

O que é o efeito Afterburn - Duração do efeito Afterburn

Rotina de exercícios Afterburn

Cada vez que você faz algum tipo de esporte, é claro que depois existe o efeito Afterburn em maior ou menor medida porque o nosso corpo tem que se regenerar e voltar à normalidade. Mas para aproveitar ao máximo este processo natural do corpo podemos realizar uma série de práticas para prolongar ao máximo este efeito e, portanto, queimar mais calorias com o mesmo exercício.

Anote os conselhos que damos a você em umComo:

  • Intercale diferentes intensidades. É melhor intercalar níveis diferentes de intensidade em um mesmo treinamento do que manter o mesmo o tempo todo. Por quê? Porque ao ir mudando de ritmo não permitimos que o corpo se habitue ao oxigênio, trabalhando mais. Por isso, ao invés de correr levemente 20 minutos, é aconselhável que intercale 10 minutos caminhando rápido com 5 minutos de sprint, depois volte a reduzir o ritmo e assim progressivamente.
  • Cardiovascular e tonificação. Para aproveitar ao máximo o efeito Afterburn também é aconselhável que intercale o seu treino com exercícios aeróbicos e de força; assim, ao invés de fazer exercício cardiológico só no início do treino e depois fazer musculação, vá intercalando e conseguirá acelerar o seu metabolismo.
  • Sessões de 45 minutos no mínimo. Para poder queimar calorias, cada vez que for treinar deverá estar, pelo menos, 45 minutos. Ao invés de fazer 30 minutos de exercício por dia recomendamos que descanse um dia e que no dia do treino faça 1 hora de esporte. Assim conseguirá que o seu corpo demore mais para se recuperar e, portanto, queime mais calorias.

Se preferir as aulas dirigidas ao invés da sala de musculação, uma boa ideia é o crossfit, que combina exercícios aeróbicos de grande intensidade com exercícios de força. Neste artigo de umComo contamos para você como começar a fazer crossfit. Outro esporte que está na moda é o treino Insanity, indicado para pessoas que já treinam e que queiram trabalhar todo o corpo por, no máximo, 45 minutos.

O que é o efeito Afterburn - Rotina de exercícios Afterburn

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é o efeito Afterburn, recomendamos que entre na nossa categoria de Fitness.

Escrever comentário sobre O que é o efeito Afterburn

O que lhe pareceu o artigo?

O que é o efeito Afterburn
1 de 4
O que é o efeito Afterburn

Voltar ao topo da página