Fazer bicicleta estática

Benefícios da bicicleta ergométrica

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. Atualizado: 10 maio 2023
Benefícios da bicicleta ergométrica

Andar de bicicleta diariamente é uma das práticas esportivas comuns para muitas pessoas que gostam de praticar exercícios físicos. Pode ser feito ao ar livre com uma bicicleta adequada, mas é cada vez mais comum pedalar em ambientes fechados como ginásios ou em academias graças às bicicletas ergométricas. Por esta razão, é importante desmistificar alguns mitos relacionados, como hipertrofia muscular inferior ou impotência.

É que andar de bicicleta todos os dias é um exercício saudável para o coração que traz muitos benefícios à saúde. Conhecê-los é a melhor forma de combater as falsas informações que circulam socialmente sobre este exercício e que levam ao sedentarismo. Para saber sobre os benefícios da bicicleta ergométrica, quantos dias por semana é conveniente fazer este exercício, qual é o melhor horário para praticá-lo e se treinar na bicicleta ergométrica emagrece no umCOMO recomendamos que você continue lendo este artigo.

Também lhe pode interessar: Pedalar trabalha quais músculos?

Índice

  1. Benefícios da bicicleta ergométrica
  2. Quantos vezes por semana devo fazer exercícios na bicicleta ergométrica
  3. Qual é o melhor horário para fazer exercícios na bicicleta ergométrica
  4. Benefícios dos exercícios na bicicleta ergométrica

Benefícios da bicicleta ergométrica

Não há contraindicação para fazer exercícios na bicicleta ergométrica todos os dias, exceto se você tiver uma patologia específica que o impeça de fazer este exercício. De qualquer forma, o médico é o único especialista habilitado a desaconselhá-lo após passar por rigorosos exames e determinar um diagnóstico específico.

A bicicleta ergométrica é uma atividade muito adaptável, pois você pode adaptar a intensidade do exercício dependendo da fase em que se encontra, ou seja, de iniciante a experiente. As principais premissas que você deve seguir são conhecer seus limites para superá-los gradativamente e ter conhecimento técnico suficiente para saber manter uma postura correta que evite desconfortos físicos no futuro.

Quantos vezes por semana devo fazer exercícios na bicicleta ergométrica

Uma vez esclarecido os benefícios da bicicleta ergométrica, você deve querer saber quantas vezes por semana teria que praticar o exercício para obter seus benefícios. Tudo depende do seu objetivo, para a bicicleta ergométrica ajudar a emagrecer o ideal é treinar entre três e quatro dias por semana com sessões de 45 minutos para que os resultados sejam vistos desde o primeiro mês, embora também dependa de outros fatores pessoais e de como o exercício é realizado.

Uma dieta combinada com uso da bicicleta ergométrica contribuem para uma perda de peso que pode ser notada algumas semanas depois. Um estudo elaborado por especialistas da Universidade Politécnica de Madrid [1] sugere que, nos primeiros 20 ou 30 minutos de treino, não se perde muita gordura porque o corpo utiliza a glicose reservada. Por isso, eles recomendam que, apesar de ter pouco tempo para treinar, você gaste mais de meia hora em uma bicicleta ergométrica, sendo 45 minutos uma duração adequada para obter os benefícios de sua prática.

Você também pode estar interessado em ler este artigo sobre Quantas calorias eu queimo andando de bicicleta.

Qual é o melhor horário para fazer exercícios na bicicleta ergométrica

Se você é um amante da bicicleta ergométrica, mas não sabe qual é a melhor hora do dia para fazer este exercício, no umCOMO te ajudamos a descobrir. Tudo dependerá das suas circunstâncias pessoais e disponibilidade, mas o melhor horário para se exercitar na bicicleta ergométrica é à tarde, mais precisamente entre as 17h e as 19h aproximadamente.

É uma hora altamente recomendada para a prática de esportes, pois está longe das horas de dormir. Além disso, também já se passaram algumas horas desde a refeição, portanto a digestão deve estar finalizada. Embora dependa da rotina de cada pessoa, normalmente o corpo costuma estar ativo nesse horário.

Às vezes é muito difícil conciliar o treino com a vida pessoal e profissional, por isso não existe um horário definido para fazer exercícios na bicicleta ergométrica. O melhor horário é aquele que você tem disponibilidade, embora seja recomendado esse horário.

Benefícios da bicicleta ergométrica - Qual é o melhor horário para fazer exercícios na bicicleta ergométrica

Benefícios dos exercícios na bicicleta ergométrica

Mas afinal, quais os benefícios da bicicleta ergométrica? Exercitar-se na bicicleta ergométrica traz vários benefícios à saúde. É uma atividade saudável que é escolhida por poder praticá-la de acordo com a intensidade que cada pessoa deseja. Estes são os seus principais benefícios:

  • Ajuda a perder peso e a mantê-lo: a prática diária da bicicleta ergométrica é um dos melhores exercícios para queimar gordura, contribuindo assim para uma boa saúde cardiovascular devido à redução progressiva do colesterol. Uma sessão de 45 minutos permitirá queimar cerca de 400 calorias, embora dependa do seu peso e da intensidade com que se exercita.
  • Contribui para melhorar a saúde do sistema imunológico: o exercício de bicicleta ergométrica é recomendado para idosos, pois ajuda a gerar um nível de células T semelhante ao dos jovens. São células imunes produzidas pelo timo, órgão localizado no sistema linfóide primário.
  • Tonifica os músculos: a parte inferior do corpo se beneficia porque os isquiotibiais, quadríceps e panturrilhas são exercitados. A tonificação auxilia na perda de gordura corporal, aumenta a resistência física e reduz o risco de doenças.
  • Redução do estresse: ajuda a aumentar os níveis de endorfina, neurotransmissor que contribui para o alívio da dor e proporciona sensação de bem-estar. É importante que você não considere o exercício como mais uma tarefa a ser realizada no seu dia a dia, pois, caso contrário, exercitar-se produzirá o efeito contrário e causará mais estresse.
  • Fortalecimento dos joelhos: é uma atividade que não gera impacto, pois se produz um movimento contínuo na pedalada. Se você ajustar bem o guidão e o banco para cuidar da postura, seus joelhos se beneficiarão ao exercitar-se em uma bicicleta ergométrica.

Agora que você sabe os benefícios da bicicleta ergométrica, também pode estar interessado em saber se posso pegar pesos todos os dias?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Benefícios da bicicleta ergométrica, recomendamos que entre na nossa categoria de Fitness.

Referências
  1. SciELO - Biblioteca Eletrônica Científica Online. (s. f.). https://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_arttext

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Benefícios da bicicleta ergométrica