Partilhar

Quantas calorias queimo na bicicleta

Por Redação umCOMO. Atualizado: 12 dezembro 2019
Quantas calorias queimo na bicicleta

Se normalmente você se move por sua cidade andando de bicicleta ou se o exercício aeróbico que mais gosta na academia é fazer bicicleta estática, certamente que interessará a você saber quantas calorias queima na bicicleta.

Como deve saber, não é o mesmo fazer 10 minutos de exercício que meia hora, nem é o mesmo andar em uma velocidade normal ou rápida, por isso em umComo ajudamos você com a respota à pergunta que com certeza já se fez alguma vez: quantas calorias queimo na bicicleta? Continue lendo e descubra!

Também lhe pode interessar: Como queimar calorias em casa

O tempo da atividade na bicicleta

Antes de saber quantas calorias se queimam na bicicleta, é importante que saiba quantas são as calorias recomendadas para cada dia: para as mulheres, as calorias devem ser 2000 ao dia, para os homens, as calorias recomendadas aumentam até 2500 ou 3000 ao dia. Se quer perder peso, é importante fazer uma dieta hipocalórica para reduzir a quantidade de calorias diárias e conseguir, assim, perder peso.

Deve saber que o tempo mínimo de exercício com a bicicleta (e com qualquer outra atividade aeróbica) é de 20 minutos; esse é o tempo básico para começar a queimar as gorduras que temos armazenadas. No entanto, o tempo aconselhável é de 30 minutos ao dia para notar algum tipo de resultado e perder peso de maneira progressiva.

Existem diferentes fórmulas e cálculos que podem ajudar você a calcular quantas calorias queima na bicicleta; no entanto, o gasto calórico real não depende só do tempo que estiver praticando esporte mas também da intensidade. Se você pedala em uma intensidade baixa, isto é, de uns 16 km/hora, poderá calcular as calorias que queima seguindo esta fórmula:

  • 0,049 x (Seu peso x 2,2) x Total de minutos de prática = Calorias queimadas.

Em termos gerais e tendo sempre em conta que a intensidade é baixa, o gasto de calorias segundo o tempo poderia ser resumido assim:

  • Uma pessoa de uns 63 kg queima 6,4 calorias a cada minuto (aproximadamente).
  • Com 20 minutos andando de bicicleta chegamos a queimar 128 calorias.
  • Com 30 minutos de bicicleta pode queimar 192 calorias.
  • Com 40 minutos de bicicleta queima 256 calorias.
  • Com 1 hora de bicicleta podemos queimar umas 384 calorias.

Deve ter em conta que para poder perder 1 quilo de peso, as calorias que devem ser queimadas são 7700 kcal, se a pessoa segue uma dieta saudável e não padece de obesidade mórbida.

A intensidade da pedalagem

No entanto, não é o mesmo praticar 20 minutos de bicicleta em um ritmo lento (16 km/hora) que o fazer em um ritmo alto ou subindo a intensidade (com ladeiras). A atividade das academias de spinning joga, precisamente, com as diferentes intensidades e ritmos que pode dar a uma bicicleta conseguindo, assim, que em um mesmo período de tempo se cheguem a queimar mais calorias.

Quanto mais rápido pedala, consegue que seu corpo queime mais combustível (gordura) e ative mais músculos; a frequência de seus batimentos aumenta e seu corpo requer mais energia e oxigênio. Este processo faz que seu corpo vá às reservas de gordura saturada e use-as para poder proporcionar a energia necessária.

Além da velocidade com que pedala, também pode queimar mais calorias com a bicicleta se subir a intensidade do exercício; isto é, se aumenta a força que suas pernas têm que fazer para avançar, como se estivesse em uma ladeira. Com isto, também faz que seus músculos demandem mais energia para poder avançar e, portanto, queime uma maior quantidade de calorias.

Tendo em conta que uma intensidade alta de exercício físico na bicicleta se considera avançar a 20 km/hora, o gasto calórico que se consegue com esta intensidade pode ser calculado com esta fórmula:

  • 0,071 x (Seu peso x 2,2) X Total de minutos de exercício= Calorias queimadas.

Seguindo está fórmula, poderá saber quantas calorias queima na bicicleta se sua atividade for intensa. De qualquer jeito, em umComo queremos recomendar a você que se não está acostumado a uma alta intensidade, o melhor é aumentar de maneira progressiva sua atividade física para evitar sofrer de fadiga precoce dos músculos.

Benefícios da bicicleta

Agora já sabe quantas calorias queima na bicicleta de maneira aproximada; no entanto, além de perder calorias, a bicicleta contribui com importantes benefícios para seu corpo que é bom que conheça:

  • Tonifica suas pernas e glúteos.
  • Aumenta sua resistência física.
  • Fortalece seu abdômen já que para manter o equilíbrio na bicicleta, usa-se a região dos músculos da região abdominal

Cabe destacar que se seu objetivo é perder peso, não basta apenas que praticar exercício diariamente: é importante acompanhar sua rotina esportiva com uma dieta hipocalórica que ajude você em seu propósito de emagrecer. O exercício e a alimentação são aliados inseparáveis para perder peso.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quantas calorias queimo na bicicleta, recomendamos que entre na nossa categoria de Fitness.

Escrever comentário sobre Quantas calorias queimo na bicicleta

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
George Lucas
Sempre andei de bike quando criança até parte da minha adolescência. Sou um adulto jovem, mas passei a levar uma vida muito corrida, oq me afastou da prática. Recentemente, para ajudar minha esposa, comprei bicicletas novas e estou voltando a praticar. É viciante! Os conselhos do UmComo.com.BR estão sendo de grande valia! Obrigado!
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi George! Que bom saber que os nossos conselhos estão sendo úteis para você. Muito obrigada pelo seu comentário e continue seguindo essas boas práticas :)

Quantas calorias queimo na bicicleta
Quantas calorias queimo na bicicleta

Voltar ao topo da página