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Como caminhar corretamente

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como caminhar corretamente

Caminhar é uma atividade que fazemos diariamente, mas você sabe se realmente faz isto direito? Você tem uma postura correta? Estes aspectos são muito importantes porque caminhar bem é sinônimo de saúde. Caminhar é um exercício de baixo impacto muito bom para o corpo, mas é preciso andar da forma correta para não prejudicar as suas costas. Neste artigo de umComo.com.br mostraremos a você como caminhar corretamente.

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Passos a seguir:
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Caminhar diariamente é um dos exercícios mais recomendados para a saúde, sobretudo se você não gosta de ir à academia. Pode ajudar a combater o estresse, a depressão e pode queimar calorias entre alguns de seus benefícios. Mas, para aproveitar os benefícios de uma boa caminhada, você deve seguir uma série de passos que ajudarão você a fazê-lo da forma correta. Você deve dar passos de uma forma relaxada, deixando que os seus movimentos sejam flexíveis, naturais e não muito largos.

Como caminhar corretamente - Passo 1
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Deve adquirir uma boa postura para caminhar corretamente. Ainda que cada pessoa tenha o seu próprio estilo a andar, você deve sempre andar reto e ereto durante as suas saídas para passear. A postura é fundamental para caminhar bem e não machucar as suas costas. Muitas vezes adquirimos hábitos muito negativos ao andar que podem ser um verdadeiro problema de saúde no futuro. De modo que, quando caminhar você deve manter a sua cabeça bem erguida, as costas retas e o queixo olhando para cima. Se for capaz de manter essa postura, a sua coluna vertebral estará reta e ao mesmo tempo eliminará pressão do diafragma para respirar melhor. Cada vez que andar esteja consciente da sua postura e nunca se curve. Este tipo de má postura é muito frequente e prejudicial para a saúde.

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Você deve usar sempre as suas pernas quando caminhar, ainda que pareça evidente você deve fazer os isquiotibiais, os quadríceps e as panturrilhas trabalharem para que os seus passeios sejam eficientes. Uma forma saudável de caminhar é usando todos os músculos de suas pernas. Quando andar tente visualizar todo o seu corpo em movimento, isto fará com que os seus músculos trabalhem em equipe, desde o tendão até às coxas. E assim você conseguirá manter os seus pés no ângulo apropriado para dar cada passo.

Como caminhar corretamente - Passo 3
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Quando você caminhar também deve prestar atenção em seus ombros. Ainda que os movimentos mais importantes ao andar sejam os das pernas e tronco, você deve prestar atenção na postura da parte superior. Mantenha os ombros para trás e relaxados, porque assim a sua coluna permanecerá estável e reta ao caminhar. Isto minimizará a pressão em suas costas ao andar evitando lesões futuras. Além de ter uma postura excelente e saudável, você projetará força e segurança com cada passo.

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Outra parte do corpo que você nunca deve esquecer são os seus braços. Deve balançá-los enquanto caminha. Ainda que se suponha que seja um movimento natural do corpo, se não for o seu caso deixe que seus braços se pendurem de forma espontânea e sem rigidez. Os seus braços devem balançar ao ritmo de seus passos. E isto faz com que seus passos sejam eficazes, caminhando com o máximo de sua energia. Não coloque as mãos nos bolsos, você deve ter os braços sempre ao lado do seu corpo e balançando, assim andará mais rápido e se cansará menos.

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E para aproveitar o melhor possível esta atividade tão saudável, aproveite e confira as dicas que temos para si nestes artigos:

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