Jogadores de futebol

Os melhores zagueiros do mundo

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 24 março 2023
Os melhores zagueiros do mundo

No futebol de elite, dificilmente se conquista títulos sem ter um bom sistema defensivo. As grandes equipes são montadas por trás: mesmo as mais ofensivas destacam-se pela confiança e segurança que os seus jogadores transmitem na defesa. Por isso, é fundamental contar com os melhores defensores centrais do mundo para conquistar troféus nas mais altas competições nacionais e internacionais.

Os melhores zagueiros possuem todas as características necessárias para exercer sua posição em campo. Hierarquia, velocidade, jogo de passes e posicionamento são apenas algumas dessas qualidades e poucos zagueiros possuem essa combinação de parâmetros. Para descobrir quais são os melhores zagueiros do mundo e em quais times eles jogam, no umCOMO recomendamos que você continue lendo este artigo.

Também lhe pode interessar: Melhores times de futebol do mundo

Índice

  1. Virgil Van Dijk
  2. Jules Koundé
  3. Rúben Dias
  4. Marquinhos
  5. David Alaba
  6. Eder Militao
  7. Kalidou Koulibaly
  8. De Ligt
  9. Antonio Rüdiger
  10. Ronald Araújo
Ver mais >>

Virgil Van Dijk

O primeiro dos melhores zagueiros do mundo é o zagueiro holandês do Liverpool é um defensor impressionante em todos os contextos de jogo. Ele tem a capacidade de corrigir os erros cometidos pelo companheiro na retaguarda, bem como pelo lateral mais próximo, sem descuidar de sua posição natural, ou seja, dar cobertura sem penalizar a equipe.

Van Dijk tem um bom passe de bola com os pés e, graças à sua força física e inteligência na hora de forçar os movimentos dos atacantes adversários, é praticamente imbatível. O seu grande jogo de passes permite-lhe ser um perigoso defensor central e goleador em bolas paradas. Ele ganhou todos os títulos importantes com o Liverpool, ou seja, tanto a Liga dos Campeões quanto a Premier League e as copas nacionais.

Jules Koundé

Apesar de ultrapassar por pouco 1,80 metros de altura, Jules Koundé é um zagueiro de incrível capacidade atlética. Rápido e com grande capacidade de salto, possui boa habilidade com a bola nos pés, o que lhe permite jogar também na posição de lateral-direito sem comprometer seu desempenho.

Seguro nas marcações e rápido nas antecipações, o jogador do FC Barcelona oferece virtudes ofensivas inusitadas em um zagueiro central como passes e longa movimentação de bola.

Os melhores zagueiros do mundo - Jules Koundé

Rúben Dias

Trata-se de um central de grande hierarquia, com qualidades suficientes para ir ao corte do passe e defender com as linhas avançadas. O zagueiro do Manchester City tem bom aproveitamento de bola, aspecto essencial nas equipes de seu técnico Pep Guardiola, e às vezes cruza a linha do meio-campo para conectar com os meio-campistas ou mesmo para auxiliar os atacantes. Rúben Dias, internacional por Portugal, é um futebolista veloz e alto (1,87 metros), razão pela qual também oferece resultados nas jogadas aéreas.

Marquinhos

O zagueiro brasileiro do Paris Saint-Germain é uma instituição do clube francês: é o capitão da equipe, já disputou mais de 300 partidas pelo time parisiense e conquistou quase trinta títulos.

Marquinhos é um zagueiro rápido, com bom posicionamento e que recupera bastante bola. Ele tem um ótimo jogo de passes aéreos tanto no ataque quanto na defesa. Não é um defensor central que se destaca sobretudo por uma qualidade específica, mas o seu desempenho é notavelmente elevado em todas as vertentes defensivas.

Os melhores zagueiros do mundo - Marquinhos

David Alaba

O defensor austríaco do Real Madrid destaca-se pela sua grande polivalência e versatilidade: é um magnífico defensor central, mas também é um excelente lateral-esquerdo e apresenta boas atuações no meio-campo.

Alaba tem muita qualidade no controle de bola, jogo curto e rebatidas incríveis, por isso é capaz tanto de movimentos longos quanto de faltas. É forte, rápido nas movimentações e nas tarefas defensivas destaca-se pela leitura de jogo e pela boa antecipação. Em sua primeira temporada no Real Madrid, conquistou três títulos: Supercopa da Espanha, LaLiga e Liga dos Campeões.

Descubra Como nasceu o futebol.

Eder Militao

Militão conquistou um lugar como melhor zagueiro do mundo nas duas últimas temporadas. Tem grande autoridade nos duelos, nos quais se impõe aos atacantes rivais, valendo-se de suas melhores virtudes: a velocidade e a contundência no confronto.

O defensor central brasileiro do Real Madrid é poderoso no jogo aéreo tanto na defesa como no ataque, sendo um futebolista de referência nas bolas paradas. Costuma ser atento nas transições defensivas e o seu papel é fundamental quando a equipe perde a posse de bola.

Os melhores zagueiros do mundo - Eder Militao

Kalidou Koulibaly

O defensor central do Chelsea destaca-se pela grande força física e pela potência aérea graças à sua estatura (mede 1,95 metros). Essas qualidades físicas permitem que ele marque gols com frequência em lances de bola parada.

Koulibaly é um zagueiro muito difícil de vencer para os atacantes em ações um-a-um. Tem uma boa capacidade de antecipação, virtude que lhe permite recuperar muitas bolas, e comete pouquíssimos erros na hora de passar para os seus companheiros.

De Ligt

O zagueiro holandês do Bayern de Munique, Matthijs de Ligt, é um zagueiro com grandes qualidades físicas, muito confiável no corpo a corpo contra o atacante rival e muito confiável no jogo aéreo. É uma figura de destaque de sua equipe nas bolas paradas, tanto defensivas como ofensivas.

É um futebolista muito rápido no corte e com uma grande saída de bola. A sua qualidade permite-lhe tirar a bola da linha defensiva com calma e muita clareza.

Os melhores zagueiros do mundo - De Ligt

Antonio Rüdiger

Rüdiger é um zagueiro destro com um físico poderoso, combinando velocidade, explosão, salto e força. Apesar de ser um zagueiro um tanto quanto louco em suas movimentações, traz muita confiabilidade ao seu time. É muito contundente no um-a-um, tende a antecipar-se para roubar bolas, é poderoso no jogo aéreo e destaca-se pela capacidade de corrigir os seus próprios erros e os dos outros utilizando o seu físico.

O zagueiro do Real Madrid se diferencia de outros dos melhores zagueiros centrais do mundo pela condução na corrida, quebrando as linhas adversárias graças à velocidade e habilidade com a bola. Sem dúvida, uma qualidade rara para um jogador de sua demarcação.

Ronald Araújo

O zagueiro central do FC Barcelona progrediu muito nas últimas temporadas para se tornar um dos melhores defensores do mundo. Ele é muito confiável em campo aberto e muito difícil de bater um a um devido à sua velocidade, força física e capacidade de reagir para corrigir seus próprios erros. Apesar de ainda ter espaço para melhorar na saída de bola, Ronald Araújo já é considerado um dos melhores zagueiros do planeta.

Agora que você já sabe quais são os melhores zagueiros do mundo, recomendamos estes artigos sobre Os melhores goleiros do mundo e Quais são as contratações mais caras da história do futebol.

Os melhores zagueiros do mundo - Ronald Araújo

Se pretende ler mais artigos parecidos a Os melhores zagueiros do mundo, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades esportivas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 6
Os melhores zagueiros do mundo