Treinamentos cardiovasculares

Quais são os melhores exercícios para melhorar a circulação

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 20 janeiro 2017
Quais são os melhores exercícios para melhorar a circulação
Imagem: vitonica.com

Quando temos uma má circulação do sangue, notamos os primeiros efeitos nas pernas. Assim, começamos a sentir o inchaço e as pernas cansadas. A má circulação é produzida quando as extremidades não são capazes de bombear corretamente de volta o sangue ao coração, já que devem fazer um grande esforço atuando contra a gravidade.

As válvulas das veias e os músculos das panturrilhas são os que propiciam este bombeio de volta, por isso deveremos trabalhar, principalmente, com as panturrilhas. Na umComo.com.br explicamos a você quais são os melhores exercícios para melhorar a circulação.

Também lhe pode interessar: Quais são as melhores atividades aeróbicas

Passos a seguir:

1

Como dissemos, os músculos da parte inferior das pernas têm um papel bastante importante para favorecer a ação de bombear o sangue de volta ao coração e de fazer com que a circulação seja satisfatória. Por isso, os exercícios para melhorar a circulação estão focados neste ponto. Além disso, existem outras regras de alimentação e estilo de vida que nos ajudam neste objetivo.

2

Fingir que estamos em uma bicicleta, pedalando deitados no chão é um exercício ideal para melhorar a circulação do sangue. A simples posição, com as pernas elevadas sobre o resto do corpo, favorece a volta do sangue. Se além disso você fizer movimentos circulares com as pernas como se estivesse "pedalando" sobre uma bicicleta, o efeito benéfico será multiplicado.

Para executar este exercício, deite se sobre uma esteira de boca para cima, com as costas bem coladas no chão e coloque as mãos por trás da nuca. Eleve as pernas e comece a pedalar. Tente realizar esta atividade diariamente.

3

Caminhar também é uma atividade física muito boa para a circulação do sangue, pois o fato de que grande parte da força para avançar seja feita com as panturrilhas ajuda a reforçar este músculo e a que esteja mais preparado para devolver o sangue para o coração.

4

Correr também é muito bom para melhorar a circulação do sangue. No entanto, neste exercício tentaremos reduzir o impacto ao máximo pois não é favorável para este objetivo. Neste caso, use tênis adequados com bom amortecimento e tente evitar fazer running sobre superfícies muito duras, como o asfalto.

5

No geral, para melhorar a circulação do sangue tente evitar qualquer atividade física que requeira estar de pé sem avançar, como o golfe ou o pingue-pongue, pois neste caso você mantém uma posição que não favorece a volta do sangue ao coração durante a maior parte do tempo, fazendo esforço com outros músculos que não são as panturrilhas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os melhores exercícios para melhorar a circulação, recomendamos que entre na nossa categoria de Fitness.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: vitonica.com
Quais são os melhores exercícios para melhorar a circulação