Outros exercícios cardiovasculares e corrida

Quais são os benefícios de trotar

Quais são os benefícios de trotar

Trotar é considerado o melhor esporte aeróbico para a saúde cardiovascular e para queimar calorias. Muitas pessoas trotam diariamente 5 ou 10 quilômetros, motivados em saber que atingiram uma nova meta; adoram ver que estão ganhando mais resistência, mas não conhecem verdadeiramente todos os benefícios que esta atividade lhes oferece. Se você é um trotador habitual ou está pensando em se animar e acelerar o passo de suas caminhadas, continue lendo com atenção este artigo de umComo para que conheça quais são os benefícios de trotar.

Também lhe pode interessar: Quais são os benefícios do elíptico

Passos a seguir:

1

O primeiro benefício de trotar é que ajuda a melhorar a capacidade aeróbica do organismo, o qual se traduz na melhoria do sistema respiratório, permitindo que o corpo receba maior quantidade de oxigênio no sangue, no cérebro e nos pulmões, o qual, evidentemente, aumenta a resistência física da pessoa.

2

Assim como a capacidade aeróbica intervém significativamente no funcionamento do sistema respiratório, assim o faz no sistema cardiovascular. Quando uma pessoa estimula sua capacidade aeróbica também pode gozar de uma excelente circulação em seu organismo, a qual permite transportar vitaminas, minerais e nutrientes aos músculos, sem dúvida outro dos benefícios de trotar para a organismo.

3

Outro benefício de trotar deriva do passo anterior. É que quando gozamos de uma boa circulação os músculos se fortalecem porque o sangue permite que estes aumentem sua produção química e os converte em partes fundamentais do organismo para queimar gordura e açúcar no corpo. Tudo isto sem contar que também consumirão mais oxigênio e melhorarão sua mobilidade consideravelmente.

4

Mas os benefícios não dependem só da melhoria da capacidade anacrônica, pois trotar também permite melhorar a qualidade óssea do organismo através do aumento da densidade dos ossos. Isso é muito importante, sobretudo para as mulheres, porque permite prevenir a osteoporose e fraturas.

5

Além disso, outro benefício de trotar é que, ao manter os músculos fortalecidos, estes se tornam mais flexíveis, a ponto de permitir à pessoa realizar melhores movimentos durante o trote. Quando isto ocorre os músculos absorvem melhor cada novo esforço do corpo por aumentar a resistência e as articulações respondem melhor.

6

Como todo o exercício cardiovascular, um dos benefícios de trotar é que é uma excelente ferramenta para perder peso através da queima de calorias. Trotar é um dos esportes, junto com a natação, que mais fazem que o corpo se esforce, o que se traduz em maior queima calórica.

7

Em matéria psicológica temos que mencionar que um dos benefícios de trotar é permitir que a pessoa desocupe sua mente, se concentre na meta, no objetivo e, portanto, deixe de lado os pensamentos negativos produto da depressão, do estresse ou da ansiedade. Trotar estimula a produção de serotonina, hormônio do bem-estar que é tão potente para o estado de ânimo como qualquer antidepressivo.

8

Por último, entre os benefícios de trotar temos que mencionar que é um esporte totalmente gratuito. Ao contrário da natação ou do ciclismo, não precisa fazer nenhumas investimento para trotar além de um bom calçado. O asfalto é mais que suficiente para uma rotina e é o mais recomendado, já que o concreto costuma ser mais duro para a pisada.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os benefícios de trotar, recomendamos que entre na nossa categoria de Fitness.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
MARIA AUXILIADORA
Gostei. Todas as minhas dúvidas sobre o trote foram esclarecidas nesse texto. Obrigada
Quais são os benefícios de trotar