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Quais os benefícios de subir escadas

Por Diana Oliveira. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quais os benefícios de subir escadas

Subir e descer escadas ajuda a perder peso e a tonificar o corpo. Além de fazerem parte da nossa rotina, as escadas são um excelentes mecanismo para praticar exercícios acessíveis a todos. No seu dia a dia diga adeus ao elevador e suba escadas. Em casa, no trabalho, no shopping ou mesmo na rua, escolha sempre as escadas como caminho. Pode pensar que está perdendo tempo a ir pelas escadas em vez do elevador, mas acredite que o seu corpo agradece. Para quem pratica treino funcional existem mesmo alguns programas de exercícios feitos em escadas. Conheça com umComo quais os benefícios de subir escadas e que tipo de exercícios pode fazer.

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Por que é benéfico subir escadas?

Subir escadas ajuda a perder peso e a tonificar o corpo. Parece uma atividade bem simples, mas você nem sonha o bem que faz. Aproveite o facto de ser um exercício simples e explore ele ao máximo. Perceba com umComo porque razão subir escadas traz benefícios para a saúde e ajuda a perder peso:

  • Tonifica as pernas: Quando sobe escadas exercita todos os músculos do corpo, mas em especial as pernas. São os membros inferiores que fazem força sobre todo o peso do corpo, para que este suba de degrau em degrau. As suas coxas e panturrilhas vão notar a diferença.
  • Melhora a circulação sanguínea: Subir escadas traz benefícios para a circulação nas pernas, aumentando o fluxo de sangue. Você vai estar cuidando das suas pernas e evitando coágulos e derrames. Ter uma boa circulação sanguínea reduz as probabilidades de doenças do coração, como AVC e hipertensão.
  • Ajuda a eliminar a celulite: Subir escadas contribui para eliminar as moléculas dos macronutrientes que se encontram nos alimentos que ingerimos. Este processo ajuda a diminuir a gordura que o corpo armazena nas células do tecido adiposo.
  • Emagrece: Quando sobe escadas queima gorduras. Óbvio que quando apenas sobe escadas na rotina diária não são muitas as calorias que perde. Mas se praticar exercício em escadas já vai notar a diferença. Mais à frente vamos dar-lhe algumas dicas de como exercitar subindo escadas.
  • Trabalha o abdominal e os glúteos: A gordura da zona abdominal é das mais difíceis de perder. Subir escadas juntamente com exercícios de abdominais e cardio pode ajudar a perder esta gordura extra. Quando faz força para se equilibrar enquanto sobe os degrau, contrai o abdominal e os glúteos, fortalecendo-os.
  • Mais energia: Se estiver habituado a subir escadas, não lhe vai custar tanto. Você fica mais disponível para exercícios durante o dia e terá mais energia, exercitando mais rápido e durante mais tempo.
Quais os benefícios de subir escadas - Por que é benéfico subir escadas?

Treinamento nas escadas

Os benefícios de subir escadas são tantos que foram criadas várias rotinas de treino. Veja alguns dos exercícios que pode fazer com as escadas:

  • Subir a correr: Suba os degrau com a maior velocidade que conseguir. Desça devagar para recuperar e depois volte a subir em corrida.
  • Subir nas pontas dos pés: Coloque as pernas juntas e salte cada degrau. Faça repetições de pelo menos dez saltos, para que o exercício surta efeitos.
  • Subir de dois em dois degraus: Faça passadas amplas e avance dois degraus de uma só vez. Faça este exercício pelo menos 6 vezes.
  • Subir apenas com um perna: Com um só pé salte para subir as escadas. Não se esqueça de ir alternando os pés de série em série.
  • Subir saltando de cócoras: Alinhe os pés e as pernas e salte como se fosse uma rã.
  • Subir com os joelhos em cima: Suba as escadas com movimentos mais amplos e tente tocar com os joelhos no abdômen. 
  • Subir com o calcanhar a bater nas coxas: À medida que sobe os degraus tente tocar com as pernas nas coxas ou nos glúteos.
Quais os benefícios de subir escadas - Treinamento nas escadas

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1 comentário
A sua avaliação:
MARCOS MELO
Eu Estou em duvidas sobre esse exercicio de subir escadas, no condominio onde moro tem 16 andares de escadas, pergunto posso descer pelas escadas, ou pelo elevador, me disseram que descer escadas prejudicam os joelhos.

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