Quais os benefícios de subir escadas

Quais os benefícios de subir escadas

Subir e descer escadas ajuda a perder peso e a tonificar o corpo. Além de fazerem parte da nossa rotina, as escadas são um excelentes mecanismo para praticar exercícios acessíveis a todos. No seu dia a dia diga adeus ao elevador e suba escadas. Em casa, no trabalho, no shopping ou mesmo na rua, escolha sempre as escadas como caminho. Pode pensar que está perdendo tempo a ir pelas escadas em vez do elevador, mas acredite que o seu corpo agradece. Para quem pratica treino funcional existem mesmo alguns programas de exercícios feitos em escadas. Conheça com umComo quais os benefícios de subir escadas e que tipo de exercícios pode fazer.

Por que é benéfico subir escadas?

Subir escadas ajuda a perder peso e a tonificar o corpo. Parece uma atividade bem simples, mas você nem sonha o bem que faz. Aproveite o facto de ser um exercício simples e explore ele ao máximo. Perceba com umComo porque razão subir escadas traz benefícios para a saúde e ajuda a perder peso:

  • Tonifica as pernas: Quando sobe escadas exercita todos os músculos do corpo, mas em especial as pernas. São os membros inferiores que fazem força sobre todo o peso do corpo, para que este suba de degrau em degrau. As suas coxas e panturrilhas vão notar a diferença.
  • Melhora a circulação sanguínea: Subir escadas traz benefícios para a circulação nas pernas, aumentando o fluxo de sangue. Você vai estar cuidando das suas pernas e evitando coágulos e derrames. Ter uma boa circulação sanguínea reduz as probabilidades de doenças do coração, como AVC e hipertensão.
  • Ajuda a eliminar a celulite: Subir escadas contribui para eliminar as moléculas dos macronutrientes que se encontram nos alimentos que ingerimos. Este processo ajuda a diminuir a gordura que o corpo armazena nas células do tecido adiposo.
  • Emagrece: Quando sobe escadas queima gorduras. Óbvio que quando apenas sobe escadas na rotina diária não são muitas as calorias que perde. Mas se praticar exercício em escadas já vai notar a diferença. Mais à frente vamos dar-lhe algumas dicas de como exercitar subindo escadas.
  • Trabalha o abdominal e os glúteos: A gordura da zona abdominal é das mais difíceis de perder. Subir escadas juntamente com exercícios de abdominais e cardio pode ajudar a perder esta gordura extra. Quando faz força para se equilibrar enquanto sobe os degrau, contrai o abdominal e os glúteos, fortalecendo-os.
  • Mais energia: Se estiver habituado a subir escadas, não lhe vai custar tanto. Você fica mais disponível para exercícios durante o dia e terá mais energia, exercitando mais rápido e durante mais tempo.

Treinamento nas escadas

Os benefícios de subir escadas são tantos que foram criadas várias rotinas de treino. Veja alguns dos exercícios que pode fazer com as escadas:

  • Subir a correr: Suba os degrau com a maior velocidade que conseguir. Desça devagar para recuperar e depois volte a subir em corrida.
  • Subir nas pontas dos pés: Coloque as pernas juntas e salte cada degrau. Faça repetições de pelo menos dez saltos, para que o exercício surta efeitos.
  • Subir de dois em dois degraus: Faça passadas amplas e avance dois degraus de uma só vez. Faça este exercício pelo menos 6 vezes.
  • Subir apenas com um perna: Com um só pé salte para subir as escadas. Não se esqueça de ir alternando os pés de série em série.
  • Subir saltando de cócoras: Alinhe os pés e as pernas e salte como se fosse uma rã.
  • Subir com os joelhos em cima: Suba as escadas com movimentos mais amplos e tente tocar com os joelhos no abdômen. 
  • Subir com o calcanhar a bater nas coxas: À medida que sobe os degraus tente tocar com as pernas nas coxas ou nos glúteos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais os benefícios de subir escadas, recomendamos que entre na nossa categoria de Fitness.