Exercícios aeróbicos

Quais são os exercícios de alto impacto

Quais são os exercícios de alto impacto
Imagem: academiatenisferrer.com

Os exercícios de alto impacto, por definição, são aqueles que nos obrigam a tirar os pés do chão para realizá-los. Por sua natureza, são aqueles que pedem por mais força, pois ao realizar atividades como pular ou correr podemos chegar a exercer uma força que triplica o peso do nosso corpo. São bons para reforçar e inclusive regenerar os ossos, pois o impacto gerado ajuda a criar massa óssea, porém devemos estar bem preparados para evitar lesões. Em umComo.com.br detalhamos quais são os exercícios de alto impacto.

Índice

  1. Pular
  2. Correr
  3. Tênis
  4. Pádel
  5. Squash
  6. Precauções

Pular

Pular à corda é um dos exercícios que mais força requer, porque saltamos do chão com os dois pés ao mesmo tempo e voltamos a repetir o exercício muitas vezes num curto espaço de tempo. Não é recomendável para pessoas com problemas nos joelhos ou articulações.

Correr

Na prática do running o impacto pode ser menor, dependendo da nossa velocidade. O fato de sair do chão primeiro com um pé e depois o outro reduz consideravelmente o impacto, além disso a escolha do calçado adequado também pode diminuir os riscos.

Tênis

O tênis é outra das atividades de alto impacto, mas a força usada é menor que ao correr ou pular corda. No entanto, como o impacto se produz repentinamente com os lances do jogo devemos nos preparar bem, com calçado adequado e aquecimento.

Pádel

No caso do pádel, você deve tomar mais precauções pois as próprias características do jogo fazem que os impactos sejam maiores que no tênis. É importante aquecer muito bem e escolher o equipamento adequado. Deve-se evitar este tipo de esporte caso sofra de lesões nos joelhos, ombros ou cotovelos.

Squash

O squash é um jogo ainda mais rápido, por isso os impactos serão produzidos com maior frequência e devemos estar em boa forma e muito preparados para evitar lesões.

Precauções

Apesar dos estudos mais recentes indicarem os benefícios dos exercícios de alto impacto na regeneração e fortalecimento da massa óssea, a força gerada obriga a praticar estas atividades com muita precaução para evitar lesões. Sendo assim, é frequente que estes exercícios provoquem lesões nas cartilagens, joelhos e ligamentos. Para evitar isso devemos aquecer antes de fazer exercício e fazer alongamentos depois.

Usar o calçado apropriado também ajuda a minimizar o risco de lesões. Existem à venda muitíssimos sapatos que absorvem parte da força gerada nos exercícios de impacto. É recomendável também combinar estas atividades com outras práticas esportivas de baixo impacto, como por exemplo, a natação.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os exercícios de alto impacto, recomendamos que entre na nossa categoria de Fitness.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Rosangela
Tenho facite plantar ,artrose nos joelhos e coluna.
Qual atividade mais adequada que posso praticar?
Nídia Figueira (Editor/a de umCOMO)
Oi Rosangela! Confira esse artigo sobre exercícios para fascite plantar: https://saude.umcomo.com.br/artigo/exercicios-para-a-fascite-plantar-13092.html
A sua avaliação:
luiz
fazer sexo é considerado alto impcto ? faz mal ? artigo excelente, faltou esta explicaçao.
Imagem: academiatenisferrer.com
Quais são os exercícios de alto impacto