Partilhar

Como começar a correr depois dos 50 anos

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como começar a correr depois dos 50 anos

Hoje em dia tornou-se muito comum entre pessoas que têm mais de 50 anos começar a correr. Os motivos para fazer isto são variados, mas sem dúvida alguma a razão principal para começar a correr a esta idade é manter uma boa saúde. É importante compreender que embora o esporte e o exercício sempre se associam com seguir uma vida saudável, isto também pode trazer complicações se for feito de forma errada ou se o nosso corpo não estiver preparado para a exigência física que isto representa, assim, é bom ter em conta alguns pontos antes de dar o primeiro passo.

Se deseja dar mais mobilidade ao seu corpo e conhecer até onde pode exigir, então preste atenção neste artigo de umComo no qual mostramos a você como começar a correr depois dos 50 anos e viver de forma mais saudável.

Também lhe pode interessar: Como começar a correr
Passos a seguir:
1

Correr é uma opção muito saudável para melhorar a saúde nas pessoas mais velhas, atualmente existem vários estudos comprovados para dar início a esta excelente atividade, ainda que antes de começar a correr seja aconselhável em pessoas mais velhas realizar uma visita ao médico para minimizar as possibilidades de lesão e de sofrer de certos problemas de saúde.

É muito importante que tenha em conta que se sofre de alguma doença como podem ser problemas cardíacos, diabetes, hipertensão, problemas respiratórios ou doenças nas articulações, não é conveniente que realize esta atividade. Nestes casos, deverá seguir as recomendações que seu médico tenha indicado quanto à realização de exercício físico.

Como começar a correr depois dos 50 anos - Passo 1
2

Para evitar lesões que possam ser causadas por correr, especialmente se sofre de problemas nas articulações, existe uma técnica muito boa que dará a você excelentes resultados. A forma de a realizar é a seguinte: aterre no solo com a parte dianteira do pé, conseguindo desta forma que sejam os ossos do pé a absorverem o impacto e, portanto, repercuta em menor medida em outras articulações.

Recomendamos a você que saiba mais informação a este respeito consultando o artigo como pisar ao correr.

Como começar a correr depois dos 50 anos - Passo 2
3

Por outro lado, a técnica do walk-to-run é uma alternativa excelente para adaptar o corpo ao esforço que implica correr. Este método sugere que, em um início, caminhe de uma forma rápida e corra mais lentamente e que, progressivamente, isto vá mudando e acabe correndo mais rápido do que caminha.

4

Outra alternativa é recorrer a uma técnica chamada Chi Running, um método que tenta minimizar todo o tipo de lesões enquanto corre. Para levá-la a cabo, terá que fazer a corrida com passos mais curtos e colocar o peso corporal sobre a parte média do pé. Com isso, diminui-se a tensão do corpo, motivo pelo qual esta técnica se tornou muito popular em corredores de idade avançada.

5

O running é uma atividade física ideal para fazer em companhia, seja com familiares, amigos ou parceiro/a. Assim, além de desfrutar da companhia, o exercício irá parecer-lhe mais divertido e também terá a alguém a quem acudir no caso de precisar assistência.

Além disso, para que não seja tão monótono, pode levar durante a corrida um dispositivo de música portátil ou o seu próprio celular e escutar aquelas canções que mais gosta ou que permitem relaxar ou motivá-lo para correr melhor.

6

As pessoas com mais de 50 anos que correm ou realizam exercício físico em comparação às que seguem uma vida sedentária, apresentam menores taxas de mortalidade, têm um risco menor de sofrer de fraturas de coluna ou quadril, além de se ter comprovado que apresentam uma melhor composição corporal, mantêm um peso apropriado para sua idade e possuem um melhor funcionamento em seus sistemas musculares e cardiorrespiratórios.

Se após ter lido os benefícios que apresenta esta excelente atividade ficou com vontade de começar a correr, então pode começar seguindo nossa primeira recomendação e daí até onde suas pernas levarem você.

Como começar a correr depois dos 50 anos - Passo 6

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como começar a correr depois dos 50 anos, recomendamos que entre na nossa categoria de Fitness.

Conselhos
  • Se sente que não tem a condição necessária para correr, pode recorrer simplesmente a caminhar, desta forma seu corpo estará realizando uma atividade e você se sentirá melhor consigo mesmo.
  • Tente ter em seu celular e em contatos rápidos a alguém que possa acudir caso necessário.
  • Equipe-se com roupa cômoda para desempenhar esta atividade, bem como também calçado adequado e confortável que colabore com a liberação de estresse.

Escrever comentário sobre Como começar a correr depois dos 50 anos

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Jane Maria da Conceição
Tenho 51 anos, 1,60 altura,73 kg já pesei 120 kg na gravidez, toda a vida foi engorda e emagrece, agora segurei nos 73kg mas estou muito flácida! Faço caminhada regularmente, pretendo fazer musculação para melhorar a flacidez, e continuar com caminhada e tbm correr, já tentei correr só consigo 1 minuto, daí fico frustrada.
Solange T S S Lopes
boa tarde há um ano atrás ,tive uma fratura do sacro s3 , e agora comecei a correr e sinto muitas dores?? `e normal?? tenho 54 anos.

Como começar a correr depois dos 50 anos
1 de 4
Como começar a correr depois dos 50 anos

Voltar ao topo da página