Correr em pista

Pode correr todos os dias?

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. Atualizado: 10 maio 2023
Pode correr todos os dias?

A prática regular de corrida é uma forma de fazer esporte que ajuda a manter uma boa condição física e uma vida saudável, mas desde que seja feito de forma correta. Muitas pessoas começam a correr para perder peso e podem cometer erros de iniciantes, como correr descontroladamente todos os dias. É que correr tem muitos benefícios, mas também tem riscos.

Para uma pessoa que treina com frequência e tem muita experiência em corrida, os riscos de correr são menores, pois ela conhecerá melhor os limites do seu corpo. Por outro lado, para os iniciantes que correm todos os dias, é importante que saibam seus limites para não se expor a problemas físicos. Para descobrir se pode correr todos os dias, os benefícios e riscos que este esporte traz, no umCOMO recomendamos que você continue lendo este artigo.

Também lhe pode interessar: Como começar a correr

Índice

  1. É bom correr todos os dias ou não?
  2. Benefícios de correr todos os dias
  3. Riscos de correr todos os dias

É bom correr todos os dias ou não?

Afinal, posso correr todos os dias? Correr tem muitos benefícios para a saúde, mas também alguns riscos se não for feito corretamente. É uma atividade de alto impacto físico, aumentando as chances de sofrer desconforto ou lesão. Se você não correr tomando os devidos cuidados, pode se expor a problemas como torcer o tornozelo ou fascite plantar.

O desgaste articular envolvido na corrida é um dos aspectos mais importantes para o qual é necessário questionar a conveniência da corrida diária. O descanso é um fator fundamental, por isso não é bom correr todos os dias.

As articulações precisam respirar como acontece se você correr com certas pausas semanais. Nem os fisioterapeutas nem os traumatologistas recomendam correr todos os dias, principalmente se você for iniciante. É uma atividade que exige um planejamento mínimo, por isso não pode ser realizada de forma indiscriminada e intensa.

Principalmente as pessoas com alto risco cardiovascular e as pessoas com problemas respiratórios devem evitar fazer corrida diariamente. Para especificar a frequência ideal das sessões de corrida, entram em jogo 4 fatores: condição física, genética, presença de patologias anteriores (especialmente se forem degenerativas articulares) e o objetivo.

Neste artigo explicamos Como aprender a gostar de correr.

Benefícios de correr todos os dias

A corrida é um exercício fácil de realizar e gratuito, tornando-a acessível a muitas pessoas que são incentivadas a experimentá-la. Entre elas, estão pessoas com problemas de saúde como hipertensão, sobrepeso ou excesso de colesterol, por exemplo.

A corrida traz uma série de benefícios gerais como a possibilidade de perder peso, ou seja, emagrecer, melhorar o sistema cardiorrespiratório, diminuir o risco de doenças, regenerar a massa muscular, fortalecer os ossos, aumentar a autoestima e combater a ansiedade e o estresse. Se você correr com muita regularidade ou todos os dias, obterá as seguintes vantagens:

  • Aumento progressivo da distância percorrida.
  • Melhora da técnica, tornando-se um bom corredor à medida que pratica mais.
  • Melhora da capacidade aeróbica, ou seja, a capacidade do seu corpo de transportar, consumir e utilizar oxigênio.

O que acontece se você correr todos os dias é que todos esses benefícios se diluem, já que sem um planejamento adequado, seu corpo não descansa e traz riscos de overtraining, falta de motivação e lesões.

Se quiser aprender como correr corretamente, veja nosso outro artigo.

Pode correr todos os dias? - Benefícios de correr todos os dias

Riscos de correr todos os dias

Apesar de seus benefícios, correr todos os dias traz riscos à saúde, principalmente se for feito de forma indiscriminada e sem o devido planejamento.

Aumento do risco de lesões

A corrida é uma atividade que envolve um alto impacto físico. Com cada movimentação do calcanhar, você produz uma força semelhante a três ou quatro vezes o seu peso corporal. Ao correr todos os dias, essa força se acumula e aumenta o risco de lesões, conforme indicado por um estudo publicado pela Sports Health em janeiro de 2020[1].

Baixo rendimento

Ao incorporar um tempo de recuperação adequado à corrida, você desenvolve uma condição cardiovascular. Seu corpo será capaz de se reparar, ficar mais forte e em forma com o tempo.

No entanto, se você treinar com muita frequência, não permitirá que essas adaptações físicas ocorram e seu desempenho provavelmente será prejudicado. Como resultado, até mesmo seus músculos podem atrofiar, conforme explicado em um estudo publicado no The Anatomical Record em junho de 2011[2].

Comprometimento da sua saúde mental

Exercitar-se regularmente ajuda a melhorar a saúde mental, pois reduz o estresse, melhora a qualidade do sono e o humor, mas se você se exercitar com muita frequência, pode prejudicar seu bem-estar mental.

Nesse sentido, seus níveis de cortisol, ou seja, o hormônio do estresse, aumentam como resposta corporal à corrida. Se você tiver uma recuperação adequada, eles cairão novamente, mas sem isso, esses níveis permanecem altos e podem causar desequilíbrio hormonal e estresse crônico.

Correr demais todos os dias afetará você bioquimicamente e colocará à prova sua saúde mental, pois fará com que você sinta a obrigação de continuar correndo, apesar de seu corpo pedir uma pausa. Portanto, é importante que você reserve tempo suficiente para se recuperar totalmente, tanto física quanto mentalmente.

Agora que já sabe se pode correr todos os dias, recomendamos que leia este outro artigo sobre Benefícios da bicicleta ergométrica.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Pode correr todos os dias?, recomendamos que entre na nossa categoria de Fitness.

Referências
  1. https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/1941738119888504?journalCode=spha
  2. https://anatomypubs.onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1002/ar.21428#:~:text=Collective%2C%20the%20results%20of%20theses,lead%20to%20muscle%20fiber%20atrophy.&text =A%20
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Pode correr todos os dias?