Quais são os exercícios de alto impacto

Quais são os exercícios de alto impacto
Imagem: academiatenisferrer.com

Os exercícios de alto impacto, por definição, são aqueles que nos obrigam a tirar os pés do chão para realizá-los. Por sua natureza, são aqueles que pedem por mais força, pois ao realizar atividades como pular ou correr podemos chegar a exercer uma força que triplica o peso do nosso corpo. São bons para reforçar e inclusive regenerar os ossos, pois o impacto gerado ajuda a criar massa óssea, porém devemos estar bem preparados para evitar lesões. Em umComo.com.br detalhamos quais são os exercícios de alto impacto.

Pular

Pular à corda é um dos exercícios que mais força requer, porque saltamos do chão com os dois pés ao mesmo tempo e voltamos a repetir o exercício muitas vezes num curto espaço de tempo. Não é recomendável para pessoas com problemas nos joelhos ou articulações.

Correr

Na prática do running o impacto pode ser menor, dependendo da nossa velocidade. O fato de sair do chão primeiro com um pé e depois o outro reduz consideravelmente o impacto, além disso a escolha do calçado adequado também pode diminuir os riscos.

Tênis

O tênis é outra das atividades de alto impacto, mas a força usada é menor que ao correr ou pular corda. No entanto, como o impacto se produz repentinamente com os lances do jogo devemos nos preparar bem, com calçado adequado e aquecimento.

Pádel

No caso do pádel, você deve tomar mais precauções pois as próprias características do jogo fazem que os impactos sejam maiores que no tênis. É importante aquecer muito bem e escolher o equipamento adequado. Deve-se evitar este tipo de esporte caso sofra de lesões nos joelhos, ombros ou cotovelos.

Squash

O squash é um jogo ainda mais rápido, por isso os impactos serão produzidos com maior frequência e devemos estar em boa forma e muito preparados para evitar lesões.

Precauções

Apesar dos estudos mais recentes indicarem os benefícios dos exercícios de alto impacto na regeneração e fortalecimento da massa óssea, a força gerada obriga a praticar estas atividades com muita precaução para evitar lesões. Sendo assim, é frequente que estes exercícios provoquem lesões nas cartilagens, joelhos e ligamentos. Para evitar isso devemos aquecer antes de fazer exercício e fazer alongamentos depois.

Usar o calçado apropriado também ajuda a minimizar o risco de lesões. Existem à venda muitíssimos sapatos que absorvem parte da força gerada nos exercícios de impacto. É recomendável também combinar estas atividades com outras práticas esportivas de baixo impacto, como por exemplo, a natação.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os exercícios de alto impacto, recomendamos que entre na nossa categoria de Fitness.