Partilhar
Partilhar em:

Como usar o elíptico para emagrecer

Como usar o elíptico para emagrecer

Uma das melhoras máquinas da academia que podem ajudar uma pessoa a emagrecer gradualmente e com eficácia é o aparelho elíptico. É um aparelho de fitness que ativa uma grande parte dos músculos do nosso corpo e que faz o nosso sistema cardiovascular trabalhar, exigindo que ele use uma maior quantidade de energia que está acumulada no nosso corpo como gordura saturada. Ao contrário de outras máquinas como a esteira ou a bicicleta estática, a elíptica protege ao máximo as nossas articulações, conseguindo travar o impacto da pisada durante o treino. Neste artigo do umCOMO, explicamos como usar o elíptico para emagrecer para que você saiba todos os conselhos a ter em conta e, assim, conseguir perder peso com eficácia!

Também lhe pode interessar: Quais são os benefícios do elíptico

Benefícios do elíptico para emagrecer

O aparelho elíptico é uma das máquinas da academia mais populares entre quem treina. os motivos são muitos pois, por um lado, a máquina é muito simples de usar fazendo com que todo o mundo, independentemente da sua condição física, possam usá-la e adaptá-la às suas necessidades específicas. Conta com diferentes níveis de intensidade que podem ser regulados à medida que aumentamos o nosso rendimento. Por outro lado, é uma das máquinas da academia que queima mais calorias e, por isso, é uma das que tem mais êxito.

Em seguida, explicamos porque é possível usar o elíptico para emagrecer, uma vez que este aparelho conta com uma série de vantagens ideais para conseguir este objetivo:

  • Como já dissemos, o elíptico é o aparelho que mais calorias nos faz perder no treino. Na verdade, com apenas 30 minutos de exercício, é possível chegar a perder 300 calorias mas, se usarmos uma intensidade maior, este número pode ultrapassar as 600 calorias em apenas meia hora!
  • Esculpe a sua figura: além de exercitar o sistema cardiovascular e fomentar a queima de gordura, a elíptica também é perfeita para tonificar os nossos músculos e o nosso corpo, sobretudo zonas como as pernas, os braços e os glúteos, uma vez que são os membros que mais intervêm no nosso treino.
  • Adequado para todas as idades e condições: outra das vantagens do elíptico é que, ao contrário de outras máquinas, pode ser usado por pessoas de qualquer condição pois não provoca impactos muito fortes contra o solo, sendo que o funcionamento cíclico da máquina age como uma almofada.

Nesse artigo do umCOMO, você pode consultar quais são os benefícios do elíptico para que conheça todas as vantagens que o uso dessa máquina oferece.

Como usar o elíptico para emagrecer

Para poder emagrecer com o elíptico, basta dedicar pelo menos 30 minutos de treino para poder ativar a queima de gordura e fortalecer os seus músculos. Se você quer aumentar o consumo de calorias e perder mais gordura em uma sessão, recomendamos que realize este exercício que ajuda a ativar o metabolismo ao máximo e fazer com que você consuma mais calorias sem necessitar de treinar por mais tempo.

Este exercício com elíptico que explicamos em seguia é centrado, basicamente, na combinação de diferentes intensidades para que, assim, você evite que o seu corpo se acostume à demanda energética e, por isso, faça o treino render ao máximo. Se você treinar por 30 minutos com a mesma intensidade, o seu corpo fica acostumado a isso e, no final, acaba se adaptando para não gastar mais energia (calorias) do que o necessário. Se, ao invés, você estiver sempre mudando a demanda energética, isso fará com que o corpo não estabeleça uma habituação e, por isso, consuma o máximo de calorias possível.

Em seguida, você pode conferir como fazer este exercício passo a passo:

  1. Comece os primeiros 5 minutos de aquecimento com um ritmo moderado. Um 6 ou 7 de intensidade é mais do que suficiente para começar o treino (se você é um principiante, pode descer um valor)
  2. Em seguida, é necessário acelerar o seu metabolismo. Para isso, aumente a intensidade a um ritmo de 9 ou 10 por 30 segundos
  3. Baixe o ritmo a 5 e continue nessa itnensidade durante 1 minuto
  4. Em seguida, volte a aumentar a intensidade para um 10 ou 11 e mantenha o ritmo por 30 segundos
  5. Logo, baixe novamente o ritmo para 5 e recupere a força por 1 minuto
  6. O seguinte passo é aumentar o ritmo para moderado e deixar uma intesidade média de 7 para os 5 minutos seguintes
  7. Agora, volte a aumentar a intesidade a 10 e tente aguentar um minuto inteiro
  8. Baixe a intensidade a 5 e continue por 2 minutos.
  9. Volte a subir a intensidade para 7 e continue por mais 5 minutos
  10. Aumente a intensidade para 10 e mantenha por 1 minuto
  11. baixe o ritmo para 6 e permaneça assim por 1 minuto
  12. Dedique 5 minutos a uma intensidade de 7
  13. Os últimos 2 minutos de treino devem ser de intensidade 4 para, assim, conseguir preparar o corpo para o final do treino

No total, este treino é de 30 minutos, o tempo mínimo recomendado para que o treino seja eficaz e exercite, verdadeiramente, o seu sistema cardiovascular.

Nesse artigo do umCOMO, você pode conferir como se exercitar no elíptico para saber mais informações sobre este tipo de treino.

Conselhos para emagrecer no elíptico

Agora já conhece os benefícios e a melhor técnica para usar o elíptico para emagrecer mas, em seguida, oferecemos uma série de conselhos e recomendações que ajudam, realmente, a baixar de peso e desfrutar de um corpo saudável e em forma. Confira:

  • Combine intensidades: como pode ver nas informações anteriores, para emagrecer com o elíptico é essencial não manter o mesmo ritmo de uma forma estável pois, assim, pede uma queima de energia e consumo de gordura saturada constantes. Intercale diferentes ritmos para, assim, conseguir um exercício ótimo.
  • Seja constante: para poder usar o elíptico para emagrecer é essencial que você seja constante e que dedique, pelo menos, 3 ou 4 dias por semana ao treino. As sessões devem ter, no mínimo, 30 minutos para poder ativar a queima de gordura e calorias ou, caso contrário, você não verá terá resultados na sua silhueta e na sua saúde.
  • Descanse 2 dias por semana: o máximo que uma pessoa pode treinar semanalmente é 5 dias, sendo necessário que o corpo repouse 2 dias para que o músculo tenha tempo para recuperar, crescendo e reparando a sua condição. Caso contrário, você pode sofrer de excesso de treino e, por isso, aumentar o seu risco de sofrer lesões.
  • Mãos e pernas sincronizados: para realmente queimar a quantidade de calorias que indicamos, é essencial que você realize corretamente o exercício, ou seja, que mova as pernas ao ritmo do aparelho, mas também os braços. Assim, estará trabalhando as duas extremidades e consumindo as calorias que indicamos acima.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como usar o elíptico para emagrecer, recomendamos que entre na nossa categoria de Fitness.

Comentários (1)

Escrever comentário sobre Como usar o elíptico para emagrecer

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Deolinda Silva
Boa noite, tenho feito exército nesta máquina, mas depois de quase 15 a 20 minutos fico com formigueiro nos pés. Porque será.Só faço de 30 minutos, será que tenho que fazer intervalos? Por favor preciso de ajuda, é que tenho problema nas costas e o médico recomendou- me este aparelho .

Como usar o elíptico para emagrecer
1 de 2
Como usar o elíptico para emagrecer