Outros exercícios cardiovasculares e corrida

Power walking: o que é e benefícios

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 22 março 2024
Power walking: o que é e benefícios

O power walking é uma forma de treino. É menos intenso que a corrida e pode ser praticado em ambientes fechados ou ao ar livre, embora geralmente seja melhor praticá-lo em um parque ou em um espaço onde o ambiente seja agradável. Este tipo de prática é ideal para quem não quer estar em uma academia, mas sim curtir as paisagens da natureza e respirar ar puro. Também é praticado por quem quer cuidar da saúde, quer emagrecer, se libertar do estresse ou praticar exercícios de menor intensidade. Não é uma caminhada praticada profissionalmente, mas um determinado padrão deve ser seguido.

No umCOMO revelaremos mais detalhes sobre esta nova forma de treino que vem ganhando muitos adeptos a cada dia. Continue lendo para descobrir mais sobre Power walking: o que é e benefícios.

Também lhe pode interessar: O que é deep running

Índice

  1. O que é power walking e como é praticado
  2. Benefícios do power walking
  3. O que é melhor, power walking ou corrida?

O que é power walking e como é praticado

O power walking é uma forma de treino na qual você pode fortalecer os músculos, enquanto desfruta de momentos agradáveis. Consiste em caminhar de forma rápida. Pode ser feito sozinho ou com companhia. O power walking é um treino semelhante à corrida, mas não se trata de correr, mas sim de caminhar. Neste tipo de exercício, os passos devem ser curtos, a respiração, a intensidade, o ritmo, a sincronia ao caminhar com o movimento dos braços são controlados e a postura é mantida durante toda a caminhada.

Não se trata apenas de sair para uma caminhada leve, mas de caminhar de forma enérgica, tentando movimentar todos os músculos. Além disso, deve-se prestar atenção à manutenção de uma boa postura corporal. O movimento dos braços também deve ser realizado com certo controle. Por outro lado, a planta dos pés deve ser levantada um pouco para que o tibial e outros músculos possam se mobilizar. Olhe sempre para frente, com o peito para cima e os ombros para trás.

Esse tipo de treino pode ser feito em esteira, mas quem o pratica prefere ao ar livre, pois o contato com a natureza promove a redução do estresse.

Power walking: o que é e benefícios - O que é power walking e como é praticado

Benefícios do power walking

A prática de esportes ou qualquer atividade física sempre esteve associada ao bem-estar geral, graças ao fato de que esse tipo de atividade ajuda a liberar endorfinas, neurotransmissores que nos ajudam a sentir prazer e a reduzir a dor. No entanto, os benefícios do power walking, em particular, são mais abrangentes.

  • Este treino não apresenta riscos para a saúde, o que é positivo, pois, em vez de deixar o corpo dorido, antes regula os batimentos cardíacos e melhora a respiração, o que melhora a oxigenação do sangue e assim reduz a probabilidade de sofrer problemas cardíacos.
  • Consequentemente, a resposta imunológica melhora, além de regular o colesterol e a glicemia.
  • Essa caminhada sincronizada ajuda as pessoas a viverem mais e em melhores condições de vida. A qualidade de vida melhora porque se perde gordura corporal, diminuem o colesterol e os triglicerídeos e todas as condições decorrentes da obesidade.
  • Por outro lado, as articulações inferiores também são fortalecidas, à medida que os músculos são tonificados.
  • Da mesma forma, é amplamente recomendado para quem deseja trabalhar o assoalho pélvico e fortalecê-lo.
  • O abdômen é outra área do corpo que também fica tonificada ao praticar power walking.
  • Este tipo de caminhada ajuda a ter mais equilíbrio, graças ao fato de manter a estabilidade postural.
  • A prática contínua desta forma de treino reduz o risco de quedas, especialmente em pessoas cuja visibilidade ou orientação espacial não é ideal. No caso dos mais velhos mas ainda ativos, é aconselhável fazer caminhadas na companhia de outra pessoa.
  • Por fim, a área cognitiva também melhora, pois quando caminhamos a nossa visão faz um retrato de tudo o que observa, assim o cérebro permanece ativo e a memória melhora.
  • Entre os benefícios psicológicos está também poder experimentar plenitude, bem-estar, reduzir ansiedade, depressão e combater o estresse. Como se pode deduzir, o power walking traz inúmeros benefícios, que incluem a neurorregeneração.
  • Além disso, pode ser praticado por quem sofre de osteoporose não muito avançada.
Power walking: o que é e benefícios - Benefícios do power walking

O que é melhor, power walking ou corrida?

  • O power walking é uma atividade que exige menos que a corrida, portanto pode-se dizer que a decisão fica mais a critério de quem deseja se exercitar com alguma dessas duas opções, pois cada indivíduo possui necessidades particulares.
  • Porém, o power walking é mais suave para as articulações, por isso quem não está habituado a treinos de alta intensidade pode optar por esta forma de caminhada.
  • Também é ideal para quem está começando a mudar seus hábitos de vida por outros mais saudáveis, como levar uma vida menos sedentária e perder peso. Mas, depende das condições físicas de cada pessoa a escolha de uma ou outra prática.

Agira que você já descobriu mais sobre o power walking, então agora vamos te convidar a experimentá-lo e também a ler sobre outros temas relacionados, como estes artigos do umCOMO sobre Como caminhar corretamente e Benefícios de caminhar na praia.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Power walking: o que é e benefícios, recomendamos que entre na nossa categoria de Fitness.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Power walking: o que é e benefícios