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Quais os benefícios da caminhada

 
Por Julia Latorre. Atualizado: 5 maio 2017
Quais os benefícios da caminhada

Você possivelmente já ouviu que qualquer tipo de exercício vale a pena para sair do sedentarismo, possivelmente já ouviu também histórias de pessoas que se transformaram sem correr grandes maratonas ou sem submeter-se a procedimentos cirúrgicos, mas simplesmente incorporando o simples hábito da caminhada à sua rotina. Pois você pode continuar acreditando nessas histórias, a caminhada está mesmo cheia de propriedades importantes para a saúde. Para te convencer, o umCOMO mostra quais os benefícios da caminhada.

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O que é caminhada?

Por definição, caminhar é o sinônimo de andar. O que poderia significar qualquer trajeto que se faça a pé: voltar para casa, um passeio e até ir de um cômodo da casa até outro. Entretanto, no mundo da saúde a caminhada é tratada como um importante e valioso exercício aeróbico pela variedade de qualidades, baixo custo e versatilidade. Para que a sua caminhada seja considerada exercício físico, considera-se um ritmo constante ou crescente por pelo menos 20 minutos consecutivos e uma frequência mínima de 2 a 3 vezes por semana.

Apesar do baixo risco para pessoas saudáveis, existem recomendações, como por exemplo, quanto à pisada, postura e outros detalhes que podem te auxiliar a caminhar corretamente. Também não existe uma exigência quanto a trajes específicos, mas tênis confortáveis e roupas leves são indicadas para andar mais à vontade. No entanto, para caminhadas de mais de 30 minutos sugerimos alguns cuidados específicos na escolha das roupas, tudo em prol do seu conforto!

Benefícios da caminhada por 30 minutos

Aquela velha desculpa de ser sedentário por falta de tempo cai por terra quando afirmamos que 30 minutos de caminhada por dia são suficientes para te tirar do sedentarismo e trazer uma série de benefícios ao seu corpo:

  • Diminui o risco de desenvolver diabetes e depressão;
  • Combate o colesterol e pressão alta, pois estimula o sistema cardiovascular;
  • Pode queimar gordura localizada;
  • A respiração durante a caminhada ajuda a limpar os pulmões;
  • Aumenta a autoestima, relaxa e diminui o estresse;
  • Melhora a qualidade do sono e combate insônia;
  • Alivia a tensão que poderia causar dores no corpo;
  • Estimula o hipocampo, área do cérebro que é responsável pela memória;
  • Aliada contra a celulite e gordura localizada

Caminhada: benefícios para pernas

Apesar de trabalhar o corpo todo e até a mente, a caminhada é uma atividade dos membros inferiores. Dessa forma, as pernas, trabalham mais nessa prática mas são proporcionalmente beneficiadas pelas seguintes causas:

  • Fortalecimento dos ossos das pernas: o impacto dos ossos contra o chão é uma forma de trabalhar a resistência dos ossos e estimular a absorção de cálcio, o que é fundamental para a prevenção da osteoporose.
  • Musculatura dos membros inferiores: o constante trabalho das pernas fortalece toda a sua musculatura e isso se reflete em outros aspectos corporais, como a postura, por exemplo.
  • Pernas visivelmente tonificadas e firmes e redução da gordura localizada.
Quais os benefícios da caminhada - Benefícios da caminhada por 30 minutos

Benefícios da caminhada para o corpo feminino

O corpo das mulheres, especial que só ele, tem uma tendência a chamar mais atenção para flacidez, retenção de líquidos e gordura localizada. Todos os benefícios da caminhada são válidos tanto para homens quanto para mulheres. Mas, no corpo delas (nosso) que pelos padrões estéticos impostos pela sociedade costumam se preocupar mais com a imagem, os seguintes aspectos podem ser observados:

  • Diminuição da celulite pela melhora da circulação sanguínea;
  • Pernas e bumbum mais durinhos pela tonificação e fortalecimento dos membros inferiores;
  • Ajuda a amenizar os sintomas de TPM e cólica menstrual;
  • Auxilia na queima de gordura localizada não somente na região das pernas;
  • Melhora a autoestima, alivia estresse e ansiedade;
  • Ajuda na perda de peso.

Caminhada emagrece? Em quanto tempo?

Além da preocupação com o sedentarismo, muita gente se questiona se vale a pena adotar a caminhada como uma estratégia para emagrecer que não seja tão "desafiadora" quanto a corrida para perder peso. Como qualquer exercício físico aliado a uma dieta balanceada, a caminhada pode emagrecer sim.

É tudo uma questão de planejamento e disciplina. Não existe uma expectativa exata da quantidade de peso que você pode perder caminhando, assim como o tempo ideal. O fato é que existem relatos de gente que conseguiu perder 2 quilos por semana, 9 quilos em um mês, 30 quilos em um ano e outras histórias inspiradoras.

Tudo vai depender da sua disciplina e outros fatores combinados, como a qualidade da sua alimentação, a frequência e a intensidade. Para os iniciantes, recomenda-se começar com caminhadas moderadas de até 30 minutos e com o passar do tempo ir aumentando o ritmo e as distâncias, podendo então alternar o ritmo e até inserir trotes.

Caminhada perde barriga?

Seguindo a linha de raciocínio comentada anteriormente, de que caminhada ajuda a perder medidas, podemos considerar então que a caminhada, consequentemente, ajuda a perder barriga. Ao inserir o hábito da caminhada como um dos aliados na perda de peso você irá perder medidas no corpo todo e a barriga será uma dessas partes.

Caminhada para ganhar massa muscular

Dentre as já conhecidas técnicas para ganhar massa muscular, a caminhada não é uma das mais populares. Isso porque essa atividade é conhecida mais para a perda de peso, o que para muitos significa o oposto de ganhar massa magra. Mas, não é bem assim. A caminhada pode ser benéfica para ganhar massa muscular sob o ponto de vista da perda da "massa gorda". Ou seja, a caminhada é uma ótima maneira de potencializar a perda de gordura mas deve ser combinada com dieta e exercícios específicos para isso. O ideal é ter a orientação de um especialista no assunto.

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