Partilhar

Como escolher o calçado para correr

Como escolher o calçado para correr

O running é um esporte de alto impacto onde a maior parte da nossa força, que pode chegar a atingir três vezes o nosso peso, recai sobre nossos pés e a parte inferior das pernas. Nestas circunstâncias, o calçado passa a ser um elemento essencial para evitar sobrecarregar os tornozelos e joelhos e inclusive causar lesões pontuais ou pelo exercício constante. Em umComo.com.br damos-lhe alguns conselhos para saber como escolher o calçado para correr.

Também lhe pode interessar: Como escolher o calçado para treinar zumba
Passos a seguir:
1

Nas lojas especializadas em esporte existe uma grande variedade de tênis para correr. Antes de ir até uma, devemos saber exatamente em que tipo de solo vamos praticar running, uma vez que disso também depende o calçado a escolher. Sendo assim, poderá encontrar calçado para terra, para grama ou para asfalto, entre muitos outros.

2

Outro fator a considerar é se vamos fazer muitos quilômetros ou se, pelo contrário, faremos exercício em espaços curtos de tempo. Neste último caso, não é necessário que a sola do tênisseja muito grossa, porém é imprescindível que seja assim caso faça longos percursos em cada saída. Devemos, neste caso, usar solas estáveis e fortes que evitem a sensação de andar descalço depois de alguns quilômetros percorridos.

3

A nossa própria forma de correr é outro dos segredos na hora de escolher o calçado. Sendo assim, existem tênis de running para pronador, supinador e neutro.

Como escolher o calçado para correr - Passo 3
Imagem: corrernacidade.com
4

O neutro é o que começa a pisar pela parte exterior do calcanhar e percorre uma linha ideal até chegar ao metatarso. Esta é a forma ideal de pisar e a que menos lesões provoca.

5

O supinador é aquele que começa pisando corretamente pela parte exterior do calcanhar mas passa logo para a interior. Isto provoca que o peso do corpo caia para o interior do pé, o que pode chegar a causar problemas se não usar calçado adequado para compensar.

6

No caso do pronador, começa-se pela parte externa do calcanhar e passa-se depois para a parte exterior do pé, e o peso do corpo é levado completamente para a parte exterior. Aqui, o calçado adequado é aquele que marca mais para a parte de fora. Observando nossas pegadas podemos saber que tipo de pisada temos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como escolher o calçado para correr, recomendamos que entre na nossa categoria de Fitness.

Conselhos
  • Nas lojas de esportes costumam haver especialistas para o orientar.
  • Em qualquer caso, lembre-se que nem sempre os melhores tênis são os mais caros.

Escrever comentário sobre Como escolher o calçado para correr

1 comentário
Ana Maria Decothe
Meus pés machucam muito quando compro um tênis.! Sendo que este tênis rosa acima para (zumbar)Gostei muito!? Qual o nome dele?

Como escolher o calçado para correr
Imagem: corrernacidade.com
1 de 2
Como escolher o calçado para correr

Voltar ao topo da página