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As melhores vitaminas para desportistas

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
As melhores vitaminas para desportistas

Se você gosta de praticar esporte, uma das recomendações mais importantes é a ingestão de suplementos de minerais e vitaminas. É preciso esclarecer que as vitaminas são necessárias para a formação de energia, de tecido, e para uma perfeita regulação do metabolismo. Se em sua rotina diária o esporte ocupa um papel importante, recomendamos que continue lendo. Neste artigo de umComo.com.br contamos para você quais são as melhores vitaminas para desportistas.

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Passos a seguir:
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Quando faz exercício físico, o seu corpo está realizando um esforço que requer uma necessidade extra de vitaminas e minerais para manter o seu organismo em movimento. Se não é das pessoas que cuida da sua alimentação, come pouco ou simplesmente ingere comida de pouca qualidade, é bem possível que tenha alguma deficiência de nutrientes necessários para conseguir a energia para mexer os músculos. Deve ter cuidado com os suplemento adicionais de vitaminas e minerais que toma diariamente, não deve tomar doses acima das necessárias para o correto funcionamento do seu organismo, porque algumas podem ser tóxicas.

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As vitaminas mais importantes para desportistas são as do complexo B, porque convertem os carboidratos em glicose e depois em energia. Algumas destas vitaminas são armazenadas nos tecidos magros, mas como estão trocando fluídos se perdem com muita facilidade através da urina e do suor. Estas vitaminas fazem parte fundamental dos processos energéticos celulares.

A B1 é crucial para os esportes de resistência, a B2 é necessária para um estado ótimo de saúde e para a função adequada da B3 e B4; e todas contribuem para melhorar o rendimento físico. A B3 é boa para o ciclo energético dos carboidratos e facilita a conversão em energia. A B5 assegura um estado ótimo de saúde e potencia a resistência. Estas vitaminas estão presentes no fermento, na carne, nos cereais, nas batatas, nos legumes e no leite, entre outras opções que pode ver no artigo Alimentos ricos em vitamina B.

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Outras das vitaminas indispensáveis para pessoas com uma rotina esportiva frequente são as vitaminas C e E. As duas têm propriedades antioxidantes, e no caso da vitamina C favorece a absorção do ferro, a síntese de colágeno básica para a estabilidade do tecido conjuntivo, além de participar na síntese dos corticoides. É muito importante para o sistema imunológico e também aumenta a resistência contra os radicais livres. É imprescindível para o desempenho das enzimas que se encarregam de decompor os alimentos e aproveitar os seus nutrientes. A vitamina C pode ser encontrada nas hortaliças, em morangos, kiwis e em todos os cítricos.

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A vitamina E é fundamental para os esportistas porque reduz o dano muscular e favorece a recuperação depois da atividade física. Cumpre uma função antioxidante importante junto com a vitamina C, pois protege o tecido muscular, visto que o exercício provoca um excesso de radicais livres que danificam os músculos até que as suas fibras se rompem. Esse processo chamado estresse oxidativo provocado pelo esporte afeta de forma direta o rendimento e a resistência física. Para obter uma quantidade extra de vitamina E, deverá tomar sementes, frutos secos e azeite de oliva, principalmente.

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Se você for esportista, para ter uma vida saudável deve tomar diariamente uma dose de ferro para evitar a fadiga e melhorar o seu rendimento físico. O ferro ajuda a fortalecer o sistema imunológico, a potenciar a memória e o estado de alerta do organismo. A sua falta produz diversos efeitos no corpo, como aumento do cansaço, palidez, perda de memória, taquicardias leves e diminuição no rendimento a todos os níveis. O ferro podes ser encontrado no fígado, carnes vermelhas, peixes, frutos do mar, verduras (como espinafre) e cereais enriquecidos.

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O potássio é um dos minerais imprescindíveis para o organismo, principalmente para as pessoas que fazem muita atividade física de forma habitual. O potássio serve para a perfeita transmissão dos impulsos nervosos, para evitar contrações musculares e para a manutenção de níveis saudáveis de pressão arterial. É ideal para suportar a fadiga, tratar as dores e a debilidade muscular, prevenir vômitos e subir a pressão.

Apesar de existirem suplementos específicos de potássio, também o poderá encontrar nas laranjas, bananas, morangos, abacaxis, algas, chocolate, aipo, levedura de cerveja, cebola e soja, entre outros alimentos.

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Outro mineral fundamental para o corpo humano, principalmente no caso de desportistas, é o magnésio. Serve para a transmissão do impulso nervoso, para a síntese das proteínas e para fortalecer os ossos. A sua carência pode produzir formigamentos, arritmias e cãibras noturnas. O magnésio encontra-se em muitos alimentos como a soja, o chocolate, o marisco, a acelga, o pão integral, os frutos secos, o espinafre e águas duras.

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O cálcio é um mineral necessário para o organismo porque é o responsável pelo metabolismo, traz solidez aos ossos, favorece a atividade enzimática, facilita a transmissão do impulso nervoso e evita as contraturas musculares. A falta de cálcio no organismo manifesta-se por meio de fadiga, fragilidade óssea, cãibras, dificuldade para se recuperar de lesões nos ossos, facilidade para ter roturas, entre outros problemas. O cálcio está presente nos lácteos, legumes, peixes, marisco, tofu e frutos secos, entre outros.

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Outros minerais imprescindíveis para os desportistas são o zinco e o selênio. O zinco é o principal protetor do sistema imunológico e é um excelente remédio para lutar contra os efeitos negativos do tempo. A falta de zinco causa falta de apetite, maior probabilidade de contrair infecções, cura lenta de feridas e certa letargia. O zinco está presente nas carnes, nos mariscos, nos legumes e nos frutos secos, entre outros.

O selênio também possui muitos benefícios para a saúde, principalmente em casos de esforço excessivo. Tem propriedades antioxidantes e é uma ótima defesa perante os radicais livres, consequência do exercício físico. A ausência de selênio na dieta produz dores musculares e cardiopatias. Este mineral pode ser conseguido em alguns alimentos como o tomate, brócolis, pão integral de trigo, gérmen de trigo, peixe, farelo e cebolas.

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2 comentários
Jorge Costa
Bom dia, gostava de saber se possível qual vitaminas me aconcelham para tomar sou corredor por gostar gaco 2 a 3 vezes treinos de 8 a 12 km ás vezes sinto-me cansado fisicamente e também ao pernas principalmente os músculos, penso que poderá ser falta de magnésio, solicito uma informação de que vitaminas me aconselham, obrigado
Mauricio Milani
Muito bom o artigo, gosto de esportes e me interesso por qualquer informação a respeito
Editor umComo.com.br
Oi Mauricio! Que bom que você gostou da matéria. Continue acompanhando os artigos do umCOMO :)

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