Treinamento de força

O que é melhor: malhar com muito ou pouco peso?

 
Márcio Menino
Por Márcio Menino. Atualizado: 6 maio 2021
O que é melhor: malhar com muito ou pouco peso?

Todo o iniciante de academia se pergunta qual o plano de exercícios que deve fazer para determinado objetivo. E surge sempre a dúvida na hora de malhar, se devo colocar mais peso, ou seguir fazendo com pouco. Bem, tudo depende daquilo que pretende, e o ideal será sempre alternar entre um e outro. Os nossos músculos se desenvolvem porque os estimulamos, seja quando andamos, quando viramos o pescoço, levantamos os braços entre outros. Mas qual faz melhor? Nesse artigo do umComo vamos perceber o que é melhor: malhar com muito ou pouco peso?

Também lhe pode interessar: Como fazer pesos

Índice

  1. Estimulando o nosso músculo
  2. Fitness
  3. Ganho de Massa e o BodyBuilding
  4. Alimentação e Descanso são o segredo

Estimulando o nosso músculo

Os nossos músculos são estimulados diariamente com a nossa atividade. Desde o levantar da cama de manhã até ao deitar. Tudo o que fazemos está estimulando eles, até conseguimos estimular através de choques elétricos, ondas sonoras e alongamentos. O problema é que o estímulo não é suficiente para queimar aquelas gordurinhas acumuladas ou para aumentar a massa muscular e por isso vamos na academia para resolver esse problema.

O que é melhor: malhar com muito ou pouco peso? - Estimulando o nosso músculo

Fitness

Imagine que pretende ir na academia para perder peso e ficar definido. Uma coisa que precisa saber é que a gordura vai ser substituída pelo músculo e pode acontecer ficar mais pesado do que era. Mas não fique preocupado, isso é um peso bom, e há pessoas que têm tendência para criar massa branca (músculo) muito mais facilmente do que perder gordura. No caso de alguém querer perder gordura, na hora de malhar deve optar por menos peso e mais repetições, isso vai ajudar o músculo a criar resistência e a queimar calorias. Sabendo que a musculação continua queimando calorias várias horas após o treino é um excelente exercício para quem quer perder peso e centímetros de volume corporal.

Fazendo mais repetições (reps) com menos peso vai conseguir esse objetivo de perder peso e fazer definição de corpo. Para isso é preciso que faça uma a três séries mas com um peso em que fique cansado ao final de 11/12 reps. O descanso entre séries deve ser entre 30 a 60 segundos. Com esse tipo de exercícios feitos regularmente rapidinho vai acabar com a flacidez.

O que é melhor: malhar com muito ou pouco peso? - Fitness

Ganho de Massa e o BodyBuilding

Se o seu objetivo é ficar grande como um verdadeiro bodybuilder então aí talvez seja melhor optar por um treino com mais peso mas cuidado, mais peso implica que a postura do exercício seja descuidada levando a lesões, o peso aumenta mas nunca em exagero. A busca por ganho muscular se chama hipertrofia. O bodybuilding consiste em criar um corpo escultural, com grandes músculos bem definidos, esteticamente "perfeito". Os profissionais de bodybuilding passam por vários estágios de treino para preparar o corpo para as grande competições.

Se preferir ganhar apenas mais massa muscular então há um conjunto de exercícios que deve fazer. A malhação deve ser feita através de um treino em que trabalhe a musculatura para criar resistência mas também a força explosiva. Mas quando chega a altura de colocar pesos, nesse caso o ideal será alternar entre o pouco peso e o muito peso, fazendo um treino em pirâmide. Esse tipo de treino consiste em começar com pouco peso e mais repetições, e ir aumentando o peso e diminuindo as repetições. Nesse tipo de treino impedimos o músculo de ficar habituado ao estímulo, porque estamos sempre mudando o peso.

O que é melhor: malhar com muito ou pouco peso? - Ganho de Massa e o BodyBuilding

Alimentação e Descanso são o segredo

Qualquer que seja o seu objetivo desde ganhar massa muscular a perder peso, os dois pontos essenciais são a alimentação e o descanso. A alimentação é diferente para cada objetivo embora com alimentos semelhantes enquanto que o descanso é essencial para poder continuar a exercitar sem sofrer lesões, e também para o músculo criar consistência e densidade necessária para ter mais resistência e força.

O que é melhor: malhar com muito ou pouco peso? - Alimentação e Descanso são o segredo

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é melhor: malhar com muito ou pouco peso?, recomendamos que entre na nossa categoria de Fitness.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
O que é melhor: malhar com muito ou pouco peso?