Partilhar

As melhores frutas para atletas

Por Sara Viega. Atualizado: 2 julho 2019
As melhores frutas para atletas

Se você é atleta, é normal que se tenha perguntado alguma vez sobre as frutas mais adequadas para conseguir render ao máximo durante o seu treino bem como as melhores para repor energias e permitir que os tecidos musculares se recuperem do desgaste físico. A primeira coisa a ser considerada é quando ingerir estas frutas, pois as que têm um índice glicêmico baixo deverão ser ingeridas antes do treino e as que o têm alto é melhor comê-las depois, pois promovem a hidratação e a recuperação física. Neste artigo de umComo.com.br vamos descobrir as melhores frutas para atletas que ajudarão você a aproveitar ao máximo as suas horas na academia.

Também lhe pode interessar: As melhores vitaminas para desportistas
Passos a seguir:
1

Uma das melhores frutas para atletas é, sem dúvidas, a banana. Estamos habituados a ver tenistas ou profissionais de esporte comendo uma banana durante as partidas, o motivo é que este alimento está repleto de potássio, um mineral essencial que ajuda a aliviar a contração dos músculos além de facilitar a atividade neuromuscular. Deste modo, comer uma banana após o treino nos ajudará a recuperar o desgaste físico e a prevenir lesões ou choques musculares.

A banana contém dois açúcares (frutose e glicose) que, ao se combinarem, ajudam a absorver os carboidratos nos intestinos conseguindo, assim, aproveitar ao máximo a energia dos alimentos. Esta fruta também é rica em magnésio, mineral que ajuda a reduzir a fadiga e a sensação de cansaço ajudando a liberar energia de forma gradual.

As melhores frutas para atletas - Passo 1
2

A maçã é também outro dos alimentos mais indicados para os atletas, por ser a fruta mais completa que há: contém fibra, vitamina C, água, carboidratos, potássio, cálcio, sódio, etc. Por todos estes componentes, a maçã é uma das melhores opções para comer após o treinamento físico, pois ajudará o seu corpo a se hidratar, além de favorecer a recuperação muscular.

As melhores frutas para atletas - Passo 2
3

As frutas da época, como os morangos ou a melancia, também são altamente recomendáveis para os atletas. Os morangos contêm uma grande quantidade de componentes anti-inflamatórios e antioxidantes que conseguem manter o corpo em um ótimo estado de saúde. Além disso, também têm a propriedade de nos fazer recuperar os eletrólitos perdidos durante o treinamento, o que favorece a recuperação do desgaste. Têm um índice glicêmico muito baixo, por isso recomenda-se comê-los antes do exercício.

Por sua vez, a melancia também é muito recomendável, mas o seu IG é bastante alto, de modo que você deverá comê-la após o treino para poder aproveitar as suas propriedades regenerativas e hidratantes que ajudam a restabelecer os níveis normais do corpo.

As melhores frutas para atletas - Passo 3
4

Dentro das melhores frutas para atletas destacam-se todas aquelas que são cítricas (sobretudo a laranja e o kiwi) pelo alto teor de vitamina C. Este nutriente ajuda-nos a fazer mais esforço durante o exercício físico, porque tem muitos antioxidantes, além de reforçar o sistema imunológico fazendo com que as células fiquem mais fortes e saudáveis.

As melhores frutas para atletas - Passo 4
5

Se o que você procura é aumentar a intensidade de seus treinos, bem como tentar que seus músculos se desenvolvam com o exercício, a fruta que não pode faltar em sua dieta é o abacate. Trata-se de um ingrediente repleto de ácidos graxos que ajudam o bom funcionamento celular, além de contribuir para que as artérias estejam livres de colesterol. O abacate é também uma fruta com uma grande quantidade de proteínas, nutriente que permite o crescimento das fibras musculares bem como a explosão energética.

As melhores frutas para atletas - Passo 5
6

Outra das melhores frutas para fazer esporte é a uva. Considere que durante o treinamento físico, o nosso corpo recebe uma quantidade maior de oxigênio, algo que pode aumentar os radicais livres em nosso organismo e provocar uma oxidação prematura das células. Comer uvas após fazer esporte consegue prevenir este impacto, pois é uma fruta antioxidante que consegue manter o nosso corpo em ótimas condições de saúde.

As melhores frutas para atletas - Passo 6
7

Mas, se você não for muito apaixonado por fruta, deve saber que pode aproveitar estes benefícios preparando deliciosas (e nutritivas) vitaminas que ajudarão a repor as energias, hidratar o seu corpo e encher você de vitaminas. Neste artigo de umComo.com.br propomos algumas vitaminas para atletas que misturam as frutas que citamos acima como, por exemplo, fazer uma vitamina que misture morangos, banana e kiwi com um pouco de leite desnatado, delicioso e muito energético!

Se pretende ler mais artigos parecidos a As melhores frutas para atletas, recomendamos que entre na nossa categoria de Fitness.

Escrever comentário sobre As melhores frutas para atletas

O que lhe pareceu o artigo?

As melhores frutas para atletas
1 de 7
As melhores frutas para atletas

Voltar ao topo da página