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Rotina de exercícios para reduzir abdômen e cintura

 
Por Sara Viega. Atualizado: 15 fevereiro 2017
Rotina de exercícios para reduzir abdômen e cintura

Exibir um abdômen e uma cintura sem pneuzinhos e bem definidos é algo que muitas pessoas desejam, mas às vezes não é fácil saber por onde começar. É muito importante que para ter sucesso na hora de reduzir a gordura da nossa zona abdominal e da cintura tenhamos não só determinação para o conseguir, como também uma ideia clara dos exercícios que devemos realizar. Além disso, alguns destes exercícios não só servirão para eliminar gordura do seu abdômen, como também ajudarão você a definir esta parte do seu corpo. Tem que ter presente que, ainda que o exercício seja fundamental, também deve ter presente que uma alimentação correta é essencial para conseguir este objetivo. Para ajudar você a conseguir este objetivo, no umCOMO vamos propor uma rotina de exercícios para reduzir abdômen e cintura.

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Passos a seguir:
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Ainda que sigamos algumas dicas para afinar a cintura e o abdômen, como cuidar da nossa alimentação e seguir algumas terapias como as drenagens linfáticas, não podemos esquecer o exercício.

Para começar uma rotina de exercícios para afinar abdômen e cintura, antes de começar com os exercícios principais, deverá fazer alongamentos e exercícios cardiovasculares como, por exemplo, sair para correr ou pedalar uns 20 minutos na bicicleta elíptica ou na estática ou, se preferir algo mais movimentado, inscreva-se em uma aula de zumba para fazer um bom exercício de cardio. Estes exercícios e alongamentos ajudarão você a evitar lesões e a melhorar seu rendimento físico, já que ativam seu organismo e, assim, conseguirá queimar calorias da gordura abdominal mais rápido quando fizer os exercícios específicos para este fim.

Rotina de exercícios para reduzir abdômen e cintura - Passo 1
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Agora que aqueceu e ativou seu organismo, já pode começar a rotina de exercícios específicos para trabalhar o abdômen e a cintura. Para reduzir gordura destas duas partes do corpo um dos melhores exercícios são os abdominais laterais. Para fazê-los corretamente siga estes passos:

Abdominal tesoura

  1. Para fazer este tipo de abdominais laterais para reduzir a gordura do abdômen e cintura de uma forma eficaz, deite-se no solo de lado e apoie seu cotovelo no solo usando sua mão para repousar a cabeça.
  2. Levante a perna do lado contrário ao que se apoiou, eleve o máximo que puder e em seguida baixe lentamente.
  3. Antes da perna tocar na que está em repouso, suba-a de novo, ou seja, não permita que repouse completamente.
  4. Faça 15 elevações, um total de 3 vezes para cada perna, alterne para não forçar seu corpo.
  5. Notará que não só trabalham suas coxas e glúteos, mas também exercita os abdominais laterais e inferiores.

Abdominal bicicleta

  1. Deite-se com as costas no solo e eleve suas pernas dobradas em ângulo reto.
  2. Coloque suas mãos em sua nuca para facilitar o exercício e fazê-lo bem.
  3. Eleve seu tronco e faça um movimento lateral, tocando seu joelho com o cotovelo do lado oposto. Por exemplo, toque seu joelho esquerdo com seu cotovelo direito e depois ao contrário.
  4. Volte ao centro e realize o movimento de tocar os dois joelhos com o cotovelo oposto 15 vezes.
  5. Descanse um momento e faça de novo, até fazer 3 séries de 15 repetições cada uma.

Fazendo estes exercícios 3 ou 4 vezes por semana começará a notar como diminui a gordura do abdômen e da cintura e irá ganhando força e resistência. Mais para a frente, quando já não tiver gordura acumulada, seguir com esta rotina de abdominais ajudará você a definir os abdominais laterais.

Rotina de exercícios para reduzir abdômen e cintura - Passo 2
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Fazer abdominais com prancha é outra das melhores formas de trabalhar estes músculos. Para trabalhar a zona abdominal lateral e reduzir a cintura é a prancha lateral, a melhor opção, para fazê-la bem siga estas instruções:

  1. Coloque-se no solo com as mãos e as pontas dos pés apoiadas, tente que suas mãos estejam alinhadas com seus ombros.
  2. Levante a mão direita e gire seu corpo para o lado esquerdo, mantendo o equilíbrio apoiando-se em sua mão esquerda e em seu pé esquerdo.
  3. Estique o braço e a mão direita para cima e aguente uns segundos. Tente aguentar quanto puder, mas sem se exceder.
  4. Volte devagar à posição inicial e repita o exercício levantando a mão esquerda e apoiando seu peso na mão e no pé direitos.
  5. Repita este exercício completo de 4 a 6 vezes segundo sua resistência.
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A rotina de exercícios para reduzir abdômen e cintura continua com os exercícios mais clássicos de abdominais, os abdominais superiores. Siga estas instruções para fazê-los corretamente:

  1. Deite-se no solo e apoie os pés alinhados com seus quadris.
  2. Encoste as costas todas no solo e coloque as mãos em sua nuca.
  3. Levante seu torso para se aproximar de seus joelhos, notará como seus abdominais fazem praticamente toda a força para completar o movimento.
  4. Baixe seu torso lentamente e repita este exercício até fazer pelo menos 30 repetições, ainda que se ao princípio não conseguir, deverá começar com menos e ir aumentando a quantidade de abdominais que faz aos poucos.
  5. Descansando entre séries, pode realizar até 3 séries de 30 repetições segundo sua resistência.
Rotina de exercícios para reduzir abdômen e cintura - Passo 4
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Para trabalhar os abdominais inferiores e assim completar sua rotina para reduzir abdômen e cintura, um dos melhores exercícios é o levantamento de pernas:

  1. Deite-se no solo com as costas bem colocadas e deixe seus braços esticados ao lado do seu corpo.
  2. Leve suas pernas flexionadas ao seu peito, tentando manter os joelhos em ângulo reto.
  3. Regresse à primeira posição, mas não deixe que seus pés descansem no solo.
  4. É importante que acompanhe os movimentos com as respirações bem marcadas para facilitar o exercício e que, assim, este seja mais eficiente.
  5. Realize 3 séries de 15 repetições deste exercício todos os dias que fizer sua rotina para começar a ver resultados.

Com esta rotina de abdominais e uma alimentação adequada conseguirá perder peso e definir seus músculos em pouco tempo.

Se gostou de conhecer esta rotina de exercícios para reduzir abdômen e cintura, provavelmente interessa você este outro artigo sobre quais são os melhores exercícios para afinar a cintura.

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