Partilhar

Exercícios para afinar a cintura

Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017
Exercícios para afinar a cintura

Quem deseja reduzir as medidas da cintura deve estar atento à alimentação, mas também praticar atividades físicas, a combinação ideal para quem busca um corpo mais definido. Nesse sentido, alguns movimentos são mais eficientes do que outros, inclusive, a ginástica localizada, que pode ser feita em casa mesmo. Se você quer aprender quais são os exercícios para afinar a cintura, veja as dicas que o umComo.com.br tem para dar a respeito do assunto.

Também lhe pode interessar: 5 exercícios para afinar a cintura em casa
Passos a seguir:
1

Para afinar a cintura, é possível apostar em exercícios que podem ser feitos em casa mesmo, sendo ideal para quem não gosta ou não tem tempo de ir à academia. Mas para surtirem os efeitos desejados, é preciso que a atividade seja feita ao menos três vezes por semana. Também é importante investir em uma alimentação saudável e equilibrada. Além dos abdominais, movimentos como prancha, flexões e elevações, são muito eficientes para quem deseja reduzir as medidas da cintura.

Exercícios para afinar a cintura - Passo 1
2

Quem deseja apostar em um treino para a queima de calorias, principalmente, na região do abdômen, pode começar com a prancha lateral. Para tanto, é preciso deitar de lado e apoiar o antebraço no chão. O corpo deve permanecer reto, inclusive, as pernas, que devem ficar apoiadas no chão. O outro braço deve ficar junto ao corpo. A partir dessa posição, o exercício consiste em abaixar e elevar o quadril. É possível começar com duas séries de 10 repetições.

3

A prancha frontal é outro movimento eficiente para quem deseja afinar a cintura, sendo que para realizá-lo é preciso estar deitado de bruços, ou seja, com a barriga para baixo, e com os cotovelos apoiados no chão, os quais devem ser posicionar na altura dos ombros. O exercício consiste em elevar o tronco e manter sempre o abdômen contraído. O corpo deve permanecer reto e, de início, o movimento pode ser repetido seis vezes. Ao elevar é necessário ficar por 10 segundos.

4

As elevações de pernas também são exercícios importantes que ajudam a reduzir a cintura. A elevação lateral das pernas, por exemplo, exige que se deite de lado com as pernas unidas e retas. A cabeça deve ficar apoiada em uma das mãos, enquanto a outra pode posicionar-se em frente ao tronco, no chão. O movimento começa elevando ambas as pernas, sem separá-las, depois, basta abaixar devagar. Caneleiras intensificam o movimento e, para os iniciantes, duas séries de 12 vezes para cada lado é suficiente.

5

Há também a elevação de pernas e tronco com rotação leve, para a qual é preciso deitar de barriga para cima com o corpo reto e as pernas juntas e estendidas. O exercício começa com o corpo subindo, o tronco e as pernas, enquanto somente o bumbum fica no chão. O próximo passo é levar a mão direita até o pé esquerdo (ou até onde conseguir ir, sem forçar em excesso) e, depois, deitar e, ao subir de novo, alternar o lado. O abdômen deve permanecer contraído e as costas retas. É possível repetir seis vezes o exercício e permanecer na posição até 10 segundos.

6

A flexão lateral também pode entrar no treino para diminuir o abdômen, sendo que para realizá-la é preciso estar de pé, com os pés paralelos e as pernas ligeiramente afastadas. O melhor é que se tenha um peso em uma das mãos, assim, o corpo deve ir para o lado em que não haja o peso. A mão que não estiver segurando o peso deve ficar junto ao corpo. Para os iniciantes, o recomendado é fazer três séries de 15.

7

Os abdominais são outros movimentos eficientes, sendo que o abdominal com flexão parcial do tronco e rotação é melhor do que a sua versão tradicional. Assim, é preciso estar deitado, com as mãos atrás da cabeça e os joelhos flexionados. O exercício começa elevando o tronco e, assim que as costas não estiverem mais no chão, é preciso levá-lo em direção à direita e, na próxima subida, à esquerda. A dica é começar com duas séries de 30 repetições.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Exercícios para afinar a cintura, recomendamos que entre na nossa categoria de Fitness.

Escrever comentário sobre Exercícios para afinar a cintura

Exercícios para afinar a cintura
1 de 4
Exercícios para afinar a cintura

Voltar ao topo da página