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Como tomar espirulina para ganhar massa

 
Por Juliana Ribeiro. 1 fevereiro 2024
Como tomar espirulina para ganhar massa

A spirulina é considerada um superalimento, ou seja, possui uma grande quantidade de nutrientes necessários ao organismo além de oferecer benefícios extras à saúde. Além disso, contém vitaminas, minerais e aminoácidos, por isso é conhecida como um superalimento. A spirulina é uma alga microscópica em forma de espiral, daí o seu nome, e é vendida em pó ou comprimido. Tem sido utilizado na NASA para enriquecer a dieta dos astronautas devido ao seu nível nutricional. Por outro lado, por ser uma proteína vegetal natural, muitos atletas a utilizam para promover o crescimento muscular. Neste artigo do unCOMO explicamos como tomar espirulina para ganhar massa.

Composição da espirulina

Spirulina ou espirulina é uma microalga encontrada em águas naturais alcalinas. É considerado um superalimento pelo seu valor nutricional e proteico. Nesse caso, a spirulina tem mais proteína que a soja, por exemplo, e muito mais que a carne, e também é mais fácil de digerir que as duas anteriores. Diz-se que possui uma cor verde-azulada devido aos dois pigmentos em sua composição, a clorofila (verde) e a ficocianina (azul).

É composto maioritariamente por proteína vegetal, que contém os oito aminoácidos essenciais, que são aqueles que o corpo não produz e que temos que ingeri-los através dos alimentos, pois são necessários ao nosso organismo. São eles: histidina, isoleucina, leucina, lisina, metionina, fenilalanina, treonina, triptofano e valina. Cada um deles possui propriedades benéficas próprias para o corpo, como a lisina, que melhora a absorção do cálcio e auxilia no desenvolvimento hormonal, ou o triptofano, que produz serotonina, neurotransmissor que regula algumas substâncias no cérebro que nos deixam mais felizes.

Além disso, em sua composição encontramos ácidos graxos essenciais, que, assim como os aminoácidos essenciais, o corpo necessita para o seu funcionamento, mas não são produzidos por ele, e sim ingeridos na dieta, como o ômega 3. Esses ácidos, juntamente com o os açúcares contidos na spirulina fornecem energia.

Entre as vitaminas que a spirulina possui, encontramos algumas do grupo B como B3 ou niacina, que auxilia no processo digestivo, vitamina B6 que ajuda a converter carboidratos em energia ou ácido fólico (B9) que participa da regeneração e desenvolvimento das células.

Além disso, contém minerais como cálcio, potássio, fósforo e ferro.

Por todas essas contribuições, a spirulina se torna um superalimento que não só ajuda o corpo, mas também podemos tomá-la como suplemento na alimentação ou até mesmo para nos ajudar a aumentar a massa muscular.

Aumente a massa muscular com espirulina

Muitos atletas recorreram aos inúmeros benefícios da spirulina para tomá-la como suplemento dietético para aumentar a massa muscular.

É preciso dizer que para que isso aconteça não basta apenas ingerir spirulina, mas ela deve ser acompanhada de exercícios e treinos específicos. O que é verdade é que para aumentar a massa muscular é necessário consumir proteínas e a spirulina contém um valor proteico, como vimos, muito superior ao de outros alimentos.

As cadeias de aminoácidos formam proteínas que contribuem para o desenvolvimento e crescimento dos músculos, por isso ajudam no ganho de massa muscular. Porém, consumir proteína não fará com que você ganhe massa muscular, pois como vimos, deve ser acompanhado de exercícios. O que você deve comer de proteína por dia, se você pratica exercícios, é pelo menos 1 grama ou 1,5 gramas para cada quilo que você pesa e é algo que nem todas as pessoas que praticam exercícios comem. Pelo menos, não na sua dieta natural. Portanto, suplementos são usados. A spirulina como superalimento com alto valor proteico é perfeita para essas pessoas.

Além de desenvolver a massa muscular, também atua contra o esgotamento devido à sua grande quantidade de vitaminas, minerais e ácidos graxos que ajudam a otimizar o desempenho e a fornecer energia. Por outro lado, alguns de seus minerais como o ferro ou o magnésio auxiliam na recuperação e reduzem as cólicas. Além disso, eles podem ajudar a prevenir lesões.

Portanto, devido ao seu alto valor proteico, a spirulina irá ajudá-lo a ingerir as proteínas necessárias que o seu músculo necessita para que juntamente com o exercício possa desenvolvê-lo e aumentar a massa muscular, proporcionando outros benefícios como dar energia suficiente e prevenir algumas lesões.

Como tomar espirulina para ganhar massa - Aumente a massa muscular com espirulina

Como tomar espirulina para ganhar massa muscular

Podemos encontrar a spirulina em pó desidratado ou em forma de comprimido. Este último é mais fácil de tomar, pois é ingerido como qualquer comprimido, com um pouco de água. O pó desidratado é a melhor opção para quem deseja adicioná-lo aos seus shakes de proteína, por exemplo. Você também pode dissolvê-la em leite, suco ou em algumas bebidas como chá. Há quem use o pó desidratado na salada ou em alguns alimentos, mas assim você pode perder um pouco.

Spirulina: dose diária recomendada

Dependendo da atividade e exercício que você pratica, você deve tomar uma ou outra quantidade. Como vimos, as proteínas necessárias ao corpo na prática esportiva seriam de 1 grama ou 1,5 gramas para cada quilo que você pesa, mas devemos levar em consideração o que já ingerimos em outros alimentos como carne ou peixe. Portanto, poderíamos adicionar um suplemento de cerca de 4 gramas de spirulina por dia, dividido nas refeições. E isso seria suficiente para aproveitar seus benefícios.

Para começar a tomar, pode-se usar uma cápsula de 500 mg antes de cada refeição, por exemplo, e aumentar a dose até atingir no máximo 2 gramas por refeição, ou seja, 6 gramas por dia, o que seria adequado.

Ao tomar spirulina, você deve saber que deve beber muita água ou líquidos, pois, a princípio, ocorre um efeito desintoxicante e você pode sofrer sintomas de desintoxicação (limpeza do corpo).

O bom da spirulina é que ela é um alimento natural e vegetal, perfeito para quem segue uma dieta vegana.

Conheça também a espirulina azul neste outro artigo.

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