Partilhar
Partilhar em:

O que comer depois do treino? Dicas personalizadas!

O que comer depois do treino? Dicas personalizadas!

O treino oferece o estímulo necessário para que o músculo se possa desenvolver, mas isto é apenas uma parte do processo. Depois vem a recuperação, o momento em que ocorre o verdadeiro desenvolvimento da massa muscular e em que o músculo recupera para a sessão de treino seguinte.

É essencial saber que alimentos são necessários para evitar o cansaço antes e depois do treino. Um erro comum, sobretudo entre os que treinam de manhã, é saltar o café da manhã e, simplesmente, comer algo depois da malhação.

Se você quer aproveitar o seu treino ao máximo, o ideal é comer 30 a 60 minutos antes de começar. Gostaria de saber o que comer depois do treino? Continue lendo esse artigo do umCOMO e descubra!

Também lhe pode interessar: O que comer antes do treino

O que fazer depois do treino

Depois de terminar o treino, a melhor opção é ingerir algo nos 45 minutos seguintes, uma vez que esse é o período em que o seu corpo consegue assimilar melhor todos os nutrientes. Contudo, além da comida, existe algo que muita gente ignora após o treino: a reidratação. Beber água é essencial para repôr todos os líquidos que se perderam depois do treino. Entre os benefícios de beber, encontramos:

  • Repôr todo o líquido que se perdeu durante o treino.
  • Facilitar a eliminação de toxinas e desperdícios do organismo.
  • Devolver as reservas de glicógeno aos músculos

Por ter terminado o exercício, não significa que você possa comer qualquer coisa ou comer demasiado. Se você não tiver cuidado, pode acabar comendo mais calorias do que as que foram queimadas durante o treino.

É normal que você tenha vontade de comer alimentos gordurosos, mas isso é algo que você deve evitar se não quer perder todo o seu esforço. Para evitar que isso aconteça, você pode levar fruta, cereais, frutos secos ou iogurte no seu saco de esportes para comer qualquer coisa de imediato depois do treino e evitar que a fome leve você a cometer um erro alimentar!

Dica: Confira também o que comer antes do treino nesse outro artigo!

O que comer depois da academia? Depende do objetivo!

O final do treino acaba por ser muito vago, uma vez que nem todo o mundo treina do mesmo jeito nem com a mesa intensidade. De acordo com o objetivo que você tem e o tipo de treino que pratica, a dieta adotada deve ser adaptada ao seu corpo, uma vez que ele vai necessitar de determinados nutrientes e alimentos:

  • Se o que você está buscando é aumentar o volume dos seus músculos, necessitará de proteínas e carboidratos para estimular a hipertrofia.
  • Se deseja perder peso, deve dar preferência a alimentos com pouco açúcar e que sejam de absorção lenta para que o corpo continue queimando gorduras.

Em seguida, explicamos em apartados diferentes que comer depois do treino depende do objetivo que você tenha em mente. Além disso, explicamos o que você deve comer se treina de noite, uma dúvida que muitas pessoas partilham.

O que comer depois do treino à noite

Em uma sociedade tão rápida e estressante como a de hoje em dia, muitas pessoas não podem desfrutar de todo o tempo que necessitam para treinar. Isso faz com que a sua única possibilidade seja malhar após o trabalho, de tarde ou de noite. Estas pessoas têm uma pergunta recorrente: o que comer depois do treino à noite?

Antes de mais, é necessário ter em conta que a comida pós-treino é das mais importantes do dia, sobretudo se você estiver realizando artigos de força ou treino por intervalos. Ao praticar estes exercícios, os exercícios criam pequenas gretas - sínteses de proteínas - que necessitam de ser reparadas através das proteínas que você ingere através da alimentação.

Outro aspeto importante é o do glicógeno, uma vez que o exercício consome as reservas de açúcar que estão presentes nos seus músculos, uma situação que você que você apenas pode reverter através da comida.

A melhor comida depois do treino é uma combinação de carboidratos e proteínas, mas as pessoas que treinam tarde podem ter dúvidas sobre o que comer antes de dormir, quando o corpo usa poucos açúcares e transforma eles em gorduras.

A solução é fácil, mudar a ordem do jantar e do lanche. Ou seja, fazer uma ingestão maior e mais intensa duas horas antes do treino, com carboidratos e proteínas, e preparar um lanche ligeiro com poucos carboidratos depois do treino.

O que comer depois do treino de musculação

Se no objetivo do seu treino é hipertrofiar e aumentar a massa muscular, você deve seguir uma dieta diferente da necessária para perder peso. Neste caso, além da água, você deve apostar nas proteínas de rápida absorção e evitar os açúcares para incrementar a síntese de proteínas ao máximo.

Esta refeição deve ser ingerida entre meia e 2 horas depois de ter acabado o treino. Em seguida, deixamos alguns exemplos do que pode ser a sua comida pós-treino:

  • 1 banana e um copo de leite
  • 1 copo de leite e uma colher de cacau
  • 1 sumo de laranja com proteína em pó
  • Iogurte com mel e aveia

Dica: No seguinte artigo, explicamos como fazer 6 shakes de proteína caseiros para ganhar massa muscular.

O que comer depois do treino para emagrecer

Se o seu objetivo é queimar gorduras para emagrecer ou perder peso, não necessita de sólidos que ofereça energia imediata, mas precisa de água abundante para eliminar toxinas e estimular a transpiração.

A refeição deve ser feita entre 1 e 2 horas após o treino, preferindo produtos de digestão lenta para que o corpo continue usando as gorduras para obter energia.

Assim, algumas preparações recomendadas para depois do treino se você quer perder gorduras são:

  • 1 maçã com casca
  • Iogurte desnatado com fruta em pedaços
  • 1 copo de leite com um punhado de frutos secos.
  • 1 copo de leite com aveia
  • Meio sanduíche de pão integral com queijo fresco pobre em gorduras

Se deseja ler mais artigos parecidos a O que comer depois do treino? Dicas personalizadas!, recomendamos que entre na nossa categoria de Fitness.

Comentários (1)

Escrever comentário sobre O que comer depois do treino? Dicas personalizadas!

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Denise Oliveda
Adorei as dicas!
Editor umComo.com.br (Editor de umComo)
Oi Denise! Que bom que as dicas foram úteis :) Continue nos acompanhando!

O que comer depois do treino? Dicas personalizadas!
1 de 4
O que comer depois do treino? Dicas personalizadas!