Partilhar

Como ser flexível

Por Sara Viega. Atualizado: 12 junho 2019
Como ser flexível

Quer trabalhar a elasticidade do seu corpo? Aumentar a flexibilidade é algo positivo para que os seus músculos e articulações possam estar mais ágeis, sem dormências e prontos para o passar do tempo. Quando envelhecemos, os nossos movimentos se tornam mais limitados, a mobilidade fica reduzida e a flexibilidade diminui, por isso, se desde cedo começar a fazer exercícios de elasticidade, conseguiremos que o corpo funcione melhor e que estejamos mais preparados para o passar dos anos. Neste artigo de umComo contamos a você como ser flexível e conseguir um corpo mais ágil e saudável.

Também lhe pode interessar: Exercícios de yoga para principiantes
Passos a seguir:
1

Para poder ser flexível temos que ser, antes de mais nada, constantes. De nada serve fazer exercício uma vez por semana, já que o corpo precisa se habituar à nova rotina e desenvolver as suas novas aptidões. Portanto, a primeira coisa que deve saber é que para conseguir este objetivo, tem que estabelecer uma rotina de treinamento semanal onde, pelo menos, 3 dias por semana pratique exercícios para a flexibilidade. Por exemplo, um bom momento de fazer este tipo de prática é antes e após praticar exercício (correr, ir à academia, etc.) Em umComo contamos para você com que frequência deve fazer exercício para que o seu corpo note os benefícios de sua rotina.

2

Para ser flexível tem que submeter o corpo a uma rotina de exercícios que aumentam a elasticidade muscular e conseguem que os seus músculos fiquem mais elásticos. Começamos a fazer exercícios para melhorar a flexibilidade dos braços: estando de pé, terá que pegar o cotovelo e o jogar para trás até conseguir tocar com a palma da mão a região da omoplata. Mantenha esta posição durante 10 segundos e depois mude de braço.

Como ser flexível - Passo 2
Imagem: blogdenutricion.com
3

Outro exercício para a elasticidade dos braços consiste em ficar de pé e colocar os dois braços para cima. Una as suas mãos e coloque-as viradas para o teto, mantenha esta posição notando como se esticam os músculos dos braços e das costas; aguente 10 segundos, descanse e volte a fazê-lo mais 10 segundos.

Como ser flexível - Passo 3
Imagem: apkmodgame.net
4

Agora vamos fazer exercícios para melhorar a flexibilidade das pernas. Um dos mais adequados consiste em ficar de pé com as pernas juntas e, devagar, ir baixando o tronco até o solo. Sentirá pressão na parte posterior da coxa e deverá aguentar 10 segundos; descanse e volte a fazer outra série de mais 10 segundos.

Há outro exercício que também é ideal para trabalhar estes músculos e consiste em se dirigir ao solo, dobrar uma perna e esticar a outra completamente para trás com as costas bem retas para evitar lesões. Aguente assim 10 segundos e depois mude a perna e espere mais 10 segundos.

Como ser flexível - Passo 4
Imagem: vidactiva.com
5

Para conseguir esticar as costas e, fazer com que os músculos sejam mais flexíveis, existem também alguns exercícios ideais. Por exemplo, um deles é ficar de joelhos no solo e jogar a parte do tronco de maneira paralela ao solo com os braços estendidos ao máximo e aguentar assim uns 10 segundos.

Outra forma de exercitar as costas consiste em se deitar com as costas apoiadas no solo, elevar os joelhos à altura do peito e com a ajuda dos braços pressionar para tentar que toquem no peito, notará como as costas se esticam.

Como ser flexível - Passo 5
6

Como vê, há muitos exercícios de alongamento que conseguem trabalhar uma série de músculos específicos e fazer com que o nosso corpo fique mais flexível e saudável. Neste artigo de umComo oferecemos a você outros exercícios de elasticidade que ajudarão você a trabalhar melhor e a encontrar mais práticas.

7

De qualquer forma, os exercícios não são apenas a única coisa que tem que fazer para melhorar a sua flexibilidade; a alimentação também possui um papel importante, já que é responsável por proporcionar ao seu organismo uma série de nutrientes que são favoráveis para o funcionamento de suas articulações. Basicamente o que temos que conseguir é ingerir alimentos que favoreçam a drenagem, desta forma evitamos a retenção de líquidos e as inflamações. Entre este tipo de alimentos encontramos os que são mais diuréticos como, por exemplo:

  • Frutas como o abacaxi, a melancia, as laranjas, etc.
  • Vegetais como os aspargos, os pepinos, as alcachofras, as alfaces, etc.
  • Infusões naturais como a cavalinha, o dente de leão, etc.

Em umComo damos a você uma lista dos diuréticos naturais, assim como das infusões mais diuréticas.

Mas, antes de tudo, para conseguir ser flexível é importante estar perfeitamente hidratado para que os tecidos funcionem corretamente e não corram o risco de se romper. Por este motivo recomenda-se beber pelo menos 1,5 litro de água ao dia o que contribuirá para que o seu corpo fique mais saudável.

Como ser flexível - Passo 7

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ser flexível, recomendamos que entre na nossa categoria de Fitness.

Escrever comentário sobre Como ser flexível

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
celso macena
treino jiu jitsu a algunm tempo ,e preciso ser mais fléxivel

Como ser flexível
Imagem: blogdenutricion.com
Imagem: apkmodgame.net
Imagem: vidactiva.com
1 de 6
Como ser flexível

Voltar ao topo da página