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Como aquecer antes de fazer pilates

Por Sara Viega. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como aquecer antes de fazer pilates
Imagem: glamoo.com

É fundamental aquecer antes de fazer pilates, assim como antes de qualquer tipo de atividade esportiva. Dedicando 5 minutos a preparar seu corpo para fazer um esforço físico, você reduz o risco de sobrecargas musculares e de lesões. Ao invés do que se costuma pensar, nas sessões de pilates os grupos musculares são submetidos a um esforço importante, por isso requerem uma preparação prévia. Em umComo.com.br explicamos a você como aquecer antes de fazer pilates.

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Passos a seguir:
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Para aquecer antes de fazer pilates o primeiro que tem que fazer é trabalhar com a respiração, que é um dos pontos básicos deste método esportivo. Além de preparar o corpo desde o ponto de vista físico, deste modo também poderá relaxar antes de começar os exercícios.

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Fique de pé com as pernas levemente separadas. Inale todo o ar que puder pelo nariz, retenha por alguns segundos e, a seguir, expulse-o lentamente pela boca à medida que contrai os músculos abdominais. Faça 5 repetições, sempre muito lentamente.

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A seguir, para aquecer antes de fazer pilates, dedique-se ao chamado "centro de energia", uma área que compreende abdominais e lombares, como uma faixa que dá a volta na sua cintura. Para relaxar a área, faça 15 giros completos de quadril para a esquerda e outros 15 para a direita, com os braços para cima e a um ritmo lento. Ajudará a diminuir tensão nesta parte do corpo.

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O aquecimento prévio ao pilates inclui, também, a preparação das extremidades inferiores e superiores. Para aquecer os braços, estando de pé com as pernas juntas, eleve-os de forma lateral até que estejam em paralelo ao solo e faça movimentos circulares completos, 15 para a frente e outros 15 para trás. Como em todos estes exercícios, mantenha um ritmo muito pausado.

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Também é conveniente que para aquecer antes de fazer pilates relaxe a parte dos ombros e a parte superior das costas, que tende a acumular muita tensão ao longo do dia. Estes exercícios são muito simples. Trata-se, simplesmente, de fazer 15 elevações de ombros, levando-os à altura máxima que puder para depois retornar à posição natural.

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Por último, para aquecer antes de fazer pilates deve preparar bem as costas, uma parte básica em muitos dos exercícios que praticará durante a sessão de treinamento. Para isso, coloque-se sobre uma esteira de joelhos e com as palmas das mãos tocando o chão, com as costas retas. A execução do aquecimento consiste em arquear as costas o máximo que puder, mantendo a postura por 5 segundos para depois retornar ao início. Repita 10 vezes.

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Se fizer estes exercícios de aquecimento antes de fazer pilates, conseguirá que seu corpo esteja nas melhores condições para realizar uma sessão de pilates com sucesso e reduzindo o risco de lesão.

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