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Como aprender a gostar de correr

Por Vanessa Lopes. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como aprender a gostar de correr

Correr é uma atividade com muitos benefícios para a nossa saúde e corpo, para além disso se você está tentando perder peso esta atividade pode ser uma das suas melhores aliadas. Mas se iniciar na corrida pode ser difícil, principalmente se você não gosta. Além do mais, se você começar a pensar no cansaço que a atividade gera, nas dores musculares, na preguiça de levantar do sofá para ir correr, então aí é que tudo fica mais complicado. Mas para tirar todo o partido desta atividade desportiva e desfrutar dela, existem algumas dicas que você pode seguir para evitar desistir. Neste artigo de umComo vamos lhe dar algumas recomendações para você aprender a gostar de correr.

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Passos a seguir:
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Começar é difícil, isso é verdade. Mas se você quer realmente aprender a gostar desta atividade desportiva pelos benefícios que gera, comece pensando nos resultados que obterá dela. Pense naquela sensação de missão cumprida no final do treino, acredite que isso vale mais do que ficar sentado no sofá assistindo TV. Além do mais, pense que conseguirá um corpo mais tonificado e definido. Pensar no que obterá depois, pode ser uma motivação para ir correr.

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A escolha do local para a corrida pode ser determinante para o seu sucesso. Opte por locais onde saiba que há outras pessoas a fazer o mesmo que você, isso vai ajudá-lo a se sentir mais motivado e a não se sentir sozinho. Além disso, tente escolher zonas com paisagens agradáveis, como correr no paredão de uma praia ou no parque da cidade. Tente evitar caminhos que sejam sempre a direito, isso só deixará você frustado pois vai parecer que não está chegando a lado nenhum. Planeje um percurso mais dinâmico, nem que tenha de andar sempre às curvas de um lado para o outro.

Como aprender a gostar de correr - Passo 2
Imagem: hoteiscostanorte.com.br
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Encontrar uma companhia para correr consigo pode ser uma boa forma de se sentir mais motivado e aprender a gostar da corrida. Correr com companhia é benéfico pois assim vocês se estimulam um ao outro a chegar ao final e é um empurrão para você sair de casa.

No entanto, você também pode experimentar correr sozinho e ver se gosta. Pode aproveitar este momento de solidão para se desconectar do trabalho, das crianças e tornar este momento seu. Se você pensar na corrida como um momento seu, isso pode ajudá-lo a gostar de correr.

Como aprender a gostar de correr - Passo 3
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É importante que ao se iniciar na corrida você não defina objetivos impossíveis, isto é um dos principais erros dos corredores iniciantes. Não pense que nas primeiras vezes você conseguirá correr quilômetros e quilômetros sem parar, isso não é assim mas é normal que não seja. Se você não está habituado, é normal que aconteça você nem sequer conseguir correr um quilômetro inteiro sem parar. É importante não ficar frustado e ter em mente que isto é uma situação normal.

O ideal é que nos primeiros treinos você caminhe mais do que corra. Com o tempo, deverá aumentar gradativamente o tempo que está correndo, deixando aos poucos a caminhada de lado. Neste artigo pode encontrar alguns conselhos para começar a correr.

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Você deve respeitar o seu corpo e não ter vergonha de caminhar. Quando sentir que está ficando sem fôlego, pare e caminhe um pouco antes de continuar.

Também é importante que no início da sua vida como corredor você não tente correr todos os dias. Se você o fizer será impossível sentir prazer com a atividade devido ao cansaço. É preciso que você respeite o período de descanso entre cada treino, pois é precisamente neste período que ocorre a adaptação corporal e todos os benefícios que esta atividade desportiva gera. Correr todos os dias com a mesma intensidade pode ser perigoso para a saúde, podendo causar fadiga excessiva, fortes dores musculares, além de uma grande sensação de desmotivação.

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Outra dica para você começar a gostar de correr é evitar se comparar com os outros. Cada pessoa é única e, por isso cada resposta ao treinamento é diferente. Não se preocupe se os outros estão correndo mais ou menos que você, o foco é você. Nunca se inferiorize, pense nos benefícios que está obtendo ao sair para correr e que pouco a pouco a sua performance vai melhorar.

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Faça a melhor playist de sempre. Ouvir música enquanto está a correr é uma das coisas que pode fazê-lo gostar desta atividade. É importante que opte por músicas mais mexidas, pois a batida e o ritmo têm muita influência no resultado do seu treino. Para além de estimular você a correr, a música ajuda a distrair um pouco.

Como aprender a gostar de correr - Passo 7
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Se tem aquela sensação de que não está chegando a lado nenhum e não está evoluindo, então registre os seus treinos. Para isso, poderá instalar aplicativos no seu smartphone como o RunKeeper, SportsTracker ou Runtastic. Estes apps dão informações sobre os quilômetros percorridos, a velocidade, o tempo que demorou, entre outros fatores. Assim, você poderá analisar todos os seus treinos e ver a sua evolução. Isso será algo que o motivará e fará gostar de correr.

No nosso artigo poderá encontrar os 5 melhores aplicativos de running para iPhone.

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Outro dos fatores que podem determinar o sucesso ou fracasso do seu treino é a forma como está equipado. Escolher a roupa e os tênis adequados para a corrida é fundamental para não se sentir desconfortável durante o mesmo. Equipe-se com roupa que permita a transpiração e uns tênis com amortecimento e adequados ao seu tipo de pisada.

Nestes artigos poderá encontrar algumas dicas para saber:

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Agora coloque estas dicas em prática e saia para correr ainda hoje. Começar é difícil, mas pouco a pouco você vai ver como vai começar a gostar de correr e a desfrutar desta atividade. Mantenha-se motivado e não desista!

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