Partilhar

Como começar a correr

Por Sara Viega. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como começar a correr
Imagem: bombinhasrunners.com.br

Correr ou praticar running é um esporte que cada vez mais está na moda mas muita gente começa a treinar sem saber o que precisa fazer. Se nunca correu e gostaria de começar faz muito bem, mas siga nossos conselhos. Como em tudo, não é bom abusar e o corpo terá de ir se adaptando pouco a pouco para conseguir e não ter nenhum susto. Siga nossos conselhos deste artigo de umComo.com.br para saber como começar a correr.

Também lhe pode interessar: Como começar a correr depois dos 50 anos

Não queira correr todos os dias

Se nunca tiver corrido não queira fazê-lo de repente todos os dias da semana. É muito importante que o corpo se habitue a esta nova atividade de modo que recomendamos que você comece a caminhar dois ou três dias por semana alternados. Por exemplo, segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira. Se achar que é muito, comece um dia por semana e vá acrescentando mais pouco a pouco.

Como começar a correr - Não queira correr todos os dias

Comece com distâncias curtas

No primeiro dia de corrida não faça mais do que 2 ou 3 quilômetros. Depois vá aumentando pouco a pouco mais para a frente quando já estiver mais habituado.

Comece a correr em baixa velocidade

Também deve ir aumentando pouco a pouco a velocidade. Não queira começar a correr muito rápido porque o mais provável é que não aguente nem 1 quilômetro. Comece a correr devagar e nos seguintes treinamentos já irá aumentando a velocidade.

Faça um aquecimento e alongamentos

Antes de começar a correr é essencial que faça um aquecimento, isto é, que comece a mexer cada uma das suas articulações. Um truque seria começar a mexer os tornozelos e ir subindo até ao pescoço para não deixar de fora nenhuma das articulações. Depois, terá de começar a caminhar durante uns minutos e ir aumentando cada vez mais a velocidade até chegar à velocidade em que se sinta cômodo para correr. É importante que depois de correr faça alguns alongamentos.

Como começar a correr - Faça um aquecimento e alongamentos

Descanse

Se começar a sentir-se cansado não force. Diminua a velocidade e comece a caminhar mas não pare inesperadamente. Faça exercícios de respiração e quando se sentir bem, volte a retomar a marcha. Correr em diferentes etapas não é mau sinal, pelo contrário.

Beba água

Antes de começar a correr deverá estar bem hidratado de modo que vá bebendo pequenos goles de água uma hora antes de começar a correr.

Nos primeiros dias, se fizer corridas muito curtas não faz falta que beba muita água se já o fez antes de começar. Mas quando fizer corridas com duração de mais de uma hora é importante que beba água a cada 20 minutos em pequenos goles.

Depois de correr também terá de beber água já que terá perdido líquido durante o treinamento e precisará de o recuperar.

Como começar a correr - Beba água

Procure uma motivação

Um truque que pode funcionar para começar a correr é compartilhar suas realizações nas redes sociais, isto faz com que fique mais motivado e se sinta apoiado em seu objetivo. Recomendamos que você o faça apenas quando começar a correr, porque depois pode aborrecer os seus amigos. Outra forma de motivar você é correr com alguém de seu nível, o que conseguirá é não só o objetivo de correr mas de superar seu colega.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como começar a correr, recomendamos que entre na nossa categoria de Fitness.

Escrever comentário sobre Como começar a correr

O que lhe pareceu o artigo?

Como começar a correr
Imagem: bombinhasrunners.com.br
1 de 4
Como começar a correr

Voltar ao topo da página