Outros Fazer fitness

Faz mal fazer exercício todos os dias?

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 3 março 2020
Faz mal fazer exercício todos os dias?

Sabemos que a prática de exercício físico é ideal para gozar de um bom estado de saúde em qualquer idade, já que além de melhorar a forma e resistência física, favorece a mobilidade das articulações, a oxigenação de todas as células, regula a pressão arterial e proporciona uma infinidade de benefícios a nível psicológico que garante um bem-estar mental incrível. Costumamos entender isto bem, mas é habitual que surjam dúvidas sobre a frequência e a intensidade da atividade que deve ser realizada, e uma das perguntas mais frequentes é a de se faz mal fazer exercício todos os dias. Descubra a resposta no seguinte artigo de umComo.

Também lhe pode interessar: Fazer exercício depois de comer faz mal?

Passos a seguir:

1

A recomendação dos especialistas refere que uma pessoa adulta completamente saudável deve realizar 150 minutos de exercício físico por semana. Este exercício deve ser de intensidade moderada e o ideal é dividi-lo em sessões de 30 minutos, cinco dias por semana. É por isso que podemos afirmar que ainda que se exercitar de forma regular seja uma prática mais que saudável através da qual se oxigenam todas as artérias do corpo, também é verdade que não é aconselhável fazer em excesso e abusar disso durante os sete dias da semana.

No caso das crianças, aconselha-se uma maior prática de exercício, mais concretamente 1 hora por dia.

2

Além disso, fazer exercício físico ou treinar sete dias por semana pode acabar produzindo um desgaste dos músculos e as possibilidades de sofrer lesões ou danos musculares aumentam consideravelmente. O ideal é descansar 2 dias por semana para que, ao voltar a fazer exercício, os órgãos do corpo e a musculatura estejam em perfeitas condições e se consigam os resultados desejados ao finalizar os treinamentos físicos.

3

Claro que, esta é a regra geral que estabelecem os especialistas para uma pessoa que goza de um ótimo estado de saúde e deseja levar um estilo de vida que o ajude a estar mais saudável e que melhore o seu bem-estar. Agora, a frequência do exercício pode variar em função das metas a atingir de cada um e do tipo de exercício que se vá realizar. É por isso que se, por exemplo, o que você quer é evitar ganhar peso, talvez precise aumentar o tempo de atividade física para 40 ou 60 minutos divididos em cinco dias da semana.

4

Em qualquer caso, o mais aconselhável é consultar um profissional que indique a você qual é o tempo de exercício mais adequado para a sua condição física, bem como a regularidade mais apropriada. Com uma rotina de atividade física programada e adaptada a você, poderá ficar em forma e atingir os seus objetivos sem pôr em risco a sua saúde.

5

Se está realizando um treinamento físico com o objetivo de ganhar massa muscular ou está pensando em iniciá-lo, com certeza que também terá a dúvida se pode praticar exercícios com peso todos os dias. Entre no artigo e encontre a resposta.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Faz mal fazer exercício todos os dias?, recomendamos que entre na nossa categoria de Fitness.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Faz mal fazer exercício todos os dias?