PARTILHAR

Quanto exercício fazer por semana 

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quanto exercício fazer por semana 
Imagem: vebidoo.com

Quanto exercício fazer por semana depende em grande parte do seu estado físico inicial e dos objetivos que queira conseguir com a atividade física. Não é o mesmo praticar esporte por lazer ou para ter um estilo de vida saudável do que se preparar para uma competição ou tentar emagrecer em um curto espaço de tempo. Em qualquer caso, existe um conselho comum: dedicar, no mínimo, um dia por semana ao descanso. Em umComo.com.br damos resposta à pergunta de quanto exercício fazer por semana.

Também lhe pode interessar: Como fazer exercício físico com elástico
Passos a seguir:
1

Se o que quer é praticar esporte como parte de um estilo de vida saudável, sem um objetivo específico como emagrecer ou aumentar sua massa muscular, 30 minutos de exercício diário serão suficientes para você, totalizando 5 dias por semana. Desta forma você dedicará 2 dias ao descanso, de preferência 1 dia de descanso a cada 2 dias de treinamento. Se não tiver metas concretas, praticar uma atividade aeróbica com um ritmo moderado é suficiente .

2

Porém, a resposta à pergunta de quanto exercício fazer por semana muda caso tenha metas concretas, principalmente se quiser conseguir resultados a curto ou médio prazo. Se deseja emagrecer, deverá dedicar no mínimo 40 minutos diários durante 5 dias por semana, mas é recomendável que esteja 1 hora completa praticando esporte. Se for principiante, comece fazendo exercício durante 40 minutos por dia e vá aumentando 5 minutos cada jornada ou à medida que seu corpo vá se adaptando. Você mesmo saberá que pode aumentar o tempo e a intensidade com sintomas como o perfeito controle da respiração e um cansaço não intenso.

3

Em qualquer caso, mantenha sempre a regra de que seu treinamento deve ser progressivo, começando por um nível que possa assumir; nos dias e semanas posteriores, sem se estancar, exija ao corpo cada vez mais, sempre que suas condições físicas sejam saudáveis.

4

Na hora de determinar quanto exercício fazer por semana é importante o tempo de descanso. O ideal são 2 dias de descanso por semana, mas já dissemos que pode reduzir para 1 dia caso queira conseguir uma meta a curto prazo. Tente planejar seus treinamentos de forma que a jornada de descanso seja bem depois do dia que pratica esporte com mais intensidade. Desta forma, dará tempo aos músculos e ao organismo no geral para se recuperar e retomar os treinamentos nas melhores condições.

5

Assim, recomendamos evitar fazer exercício todos os dias da semana, sem deixar um de inatividade. Os músculos precisam se recuperar e teria um alto risco de lesão castigando-os sem repouso.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quanto exercício fazer por semana , recomendamos que entre na nossa categoria de Fitness.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Quanto exercício fazer por semana 
Imagem: vebidoo.com
Quanto exercício fazer por semana 

Voltar ao topo da página ↑