PARTILHAR

Exercícios físicos que deixam você mais inteligente

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 4 maio 2020
Exercícios físicos que deixam você mais inteligente

Sabemos que a atividade física é muito benéfica para nosso corpo, ajudando-nos a manter em forma, a queimar calorias, a favorecer a circulação e a melhorar a saúde do nosso coração. Também já sabemos que é ideal para combater a depressão, o estresse e o mau humor ao ajudar-nos a liberar endorfinas que melhoram nosso estado de ânimo e nos fazem sentir mais felizes conosco. Mas sabia que alguns exercícios físicos podem deixar você mais inteligente? É isso mesmo! E no umCOMO vamos explicar para você quais são e como atuam no nosso cérebro.

Também lhe pode interessar: Como ter vontade de fazer exercício físico

O exercício não é só uma atividade física

Exercitar-se não influencia apenas na sua aparência física melhorando seu tônus muscular ou ajudando a perder medidas e peso, mas também cumpre uma função muito importante a nível emocional, favorecendo a eliminação de tensão e a melhorar o seu humor. Além disso, pode ajudar a melhorar alguns aspectos importantes a respeito do modo como funciona nosso cérebro.

Determinadas atividades físicas contribuem com uma maior coordenação, ajudam a potencializar nossa memória espacial ou permitem-nos melhorar nossos reflexos, características que, segundo diversos invertigadores, nos ajudam a ser mais inteligentes.

Dançar melhora a coordenação e ajuda-nos a aprender

Zumba é o exercício do momento! Trata-se de uma atividade ideal para se divertir enquanto se exercita, mas além disso, é uma prática excelente para potencializar e melhorar sua coordenação física ao aprender passos de dança que cada vez vão ficando mais complexos.

Mas além disso, esta prática melhora notavelmente a atividade cognoscitiva porque quando aprendemos algo que é novo para nós, forçamos nosso cérebro a fazer conexões cerebrais complexas, isto não só nos ajuda a ser mais inteligentes mas melhora a condição deste importante órgão para aprender coisas novas. Assim, dançar não só fará você feliz, mas também o fará mais inteligente e o ajudará a estar mais disposto ao conhecimento.

Exercícios físicos que deixam você mais inteligente - Dançar melhora a coordenação e ajuda-nos a aprender

Exercícios cardiovasculares para se concentrar melhor

Sabemos que caminhar de forma intensa, correr, nadar ou andar de bicicleta são excelentes exercícios cardiovasculares que favorecem uma melhor circulação sanguínea, mas este não é o único benefício que se encontrou nas investigações, já que precisamente este aumento na circulação nos ajuda a favorecer uma melhor função cerebral.

Ao exercitar-nos, nosso cérebro está mais oxigenado e, portanto, somos capazes de nos concentrar melhor, prestar mais atenção e estar bem mais enérgicos do que se seguíssemos uma vida completamente sedentária. Por isso, se você se encontra estagnado em uma ideia ou projeto, sair para se exercitar pode ser a melhor opção para avançar.

Exercícios físicos que deixam você mais inteligente - Exercícios cardiovasculares para se concentrar melhor

Halteres para uma melhor memória espacial e de associação

Os halteres são a atividade física preferida por muitos, mas não só ajudam você a ter músculos tonificados e saudáveis, como também beneficiam a memória espacial que não é mais que nossa capacidade de nos localizarmos melhor ou de recordar determinados espaços. Além disso, contribui para beneficiar a memória associativa, ajudando a recordar melhor, o que sem dúvida contribui notavelmente na retenção de informação e, portanto, na inteligência.

Exercícios físicos que deixam você mais inteligente - Halteres para uma melhor memória espacial e de associação

Exercício aeróbico para melhorar a memória

Diversas investigações revelam que, realizar exercícios aeróbicos de forma frequente ajuda que as células de nosso hipocampo cresçam e se mantenham saudáveis, o que beneficia notavelmente nossa memória. O hipocampo é uma das zonas do cérebro que intervém nos processos de aprendizagem e da memória, por isso, quanto mais saudável se encontre melhor se preservarão as funções cerebrais relacionadas com estes aspectos.

Calcula-se que à medida que envelhecemos perdemos 1% do volume do hipocampo anualmente. No entanto, quem realiza exercícios aeróbicos com frequência pode conseguir reverter essa perda e, inclusive, prevenir doenças associadas à memória como o Alzheimer. Bastam 40 minutos de atividades aeróbicas três ou quatro vezes por semana para conseguir todas estas vantagens.

Exercícios físicos que deixam você mais inteligente - Exercício aeróbico para melhorar a memória

Se pretende ler mais artigos parecidos a Exercícios físicos que deixam você mais inteligente, recomendamos que entre na nossa categoria de Fitness.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Exercícios físicos que deixam você mais inteligente
1 de 5
Exercícios físicos que deixam você mais inteligente

Voltar ao topo da página ↑