PARTILHAR

Como ter vontade de fazer exercício físico

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 3 junho 2019
Como ter vontade de fazer exercício físico

Se seu estilo de vida é sedentário ou se passou um longo período de inatividade é muito provável que se sinta desmotivado para começar a treinar. A idade, a escassa condição física inicial e inclusive a imagem corporal atual podem ser fatores que desanimem na procura pelo bem-estar. No entanto, com um mínimo de vontade qualquer pessoa pode dedicar um tempo diário para melhorar o seu estado físico.

Se já tentou de tudo para conseguir e ainda não conseguiu, continue lendo este artigo do umCOMO em que lhe vamos dar algumas dicas para saber como ter vontade de fazer exercício físico para se manter motivado e conseguir incorporar uma rotina de saúde e bem-estar à sua vida.

Também lhe pode interessar: Como fazer exercício físico com elástico
Passos a seguir:
1

Para saber como ter vontade de fazer exercício físico, antes de começar a treinar, deve saber qual é a sua motivação inicial: quer fazer exercício para livrar a sua mente do estresse diário, para ganhar músculo, para perder peso, para estar em forma para o verão? Ou talvez para ficar bem com a roupa que está guardada ou porque quer iniciar ou retomar um esporte que chama a sua atenção? Sua motivação pode ser alguma das anteriores ou talvez nenhuma, mas deve descobrir qual é ela. Disso depende que mantenha mais facilmente a sua motivação para fazer exercício.

Como ter vontade de fazer exercício físico - Passo 1
2

Após encontrar o motivo pelo qual quer fazer exercício, deve criar um plano realista não só para começar a treinar, mas também para manter o interesse e não desistir. Se, por exemplo, a sua motivação for correr a maratona de Nova Iorque, não pode começar no dia zero tentando correr 42 quilômetros.

Deve procurar a assessoria de um profissional em função do seu objetivo e criar um plano que permita a você avançar progressivamente segundo sua condição física atual. Assim poderá dividir seu treinamento em pequenos passos que, eventualmente, levarão você a conseguir o seu objetivo sem exagerar. É importante que no começo, principalmente caso não tenha praticado nenhum esporte antes, você siga os conselhos de um personal trainer, por exemplo sobre com que frequência deve fazer exercício e que tipo de exercício seria melhor para você.

Como ter vontade de fazer exercício físico - Passo 2
3

Os primeiros dias do treinamento são os mais difíceis e, com certeza, doerá alguma parte do seu corpo, sua meta parecerá muito distante e estará mais suscetível a abandonar. Para evitar que isso aconteça, lembre-se constantemente de por que está treinando.

Da mesma forma, para o conseguir, deve escolher o método que mais se adapta a você: se é dos que pratica a visualização ou acredita em sua eficácia, reserve alguns minutos ao acordar para se visualizar atingindo o seu objetivo com sucesso. Também pode escrever mensagens motivadoras e tê-las à vista em lugares estratégicos de sua casa como, por exemplo, o espelho. Usar o celular para lembrar que deve treinar e o que conseguirá com isso também pode ser uma boa ferramenta.

4

Ainda que esteja treinando sozinho, é possível que precise do apoio de outros para se manter com vontade de fazer exercício. Conte ao seu meio mais próximo o que está fazendo e peça que apoiem você na consecução do seu objetivo. Que torçam por você em sua primeira maratona curta ou que saibam que não devem incentivar você a deixar seu plano de alimentação saudável são apenas duas maneiras de dar apoio nesta nova etapa. Além disso, estar rodeado de pessoas que, como você, estão à procura de um bem-estar físico maior também pode ser muito motivador.

Como ter vontade de fazer exercício físico - Passo 4
5

Algo que deve ter muito em consideração para descobrir como ter vontade de fazer exercício é saber que, tomar esta decisão não se trata apenas de ir à academia ou praticar algum esporte. É uma mudança de mentalidade que começa com pequenas decisões que tomamos no dia a dia: usar a escada em vez do elevador, caminhar ou usar a bicicleta em vez do carro, escolher as opções mais saudáveis para comer, restringir a ingestão de álcool, dormir 8 horas diárias ou planejar momentos de lazer. Quando essas decisões se convertem em hábitos, complementam seu treinamento e aceleram os resultados mantendo a pessoa motivada facilmente.

6

Se o que desmotiva na hora de fazer exercício é a falta de dinheiro, existem opções gratuitas que podem ser usadas para começar a mudar os hábitos. Caminhar ou correr em um parque ou seguir rotinas de treinamento pela Internet são duas formas de se manter saudável sem tocar no seu orçamento. E quando começar a abandonar toda a comida pouco saudável, terá um ganho não só em seu bolso como também em seu estado físico.

7

Para saber como ter vontade de fazer exercício não podia faltar algo que nunca falha: a música, pois ela pode ser uma ferramenta muito poderosa para se manter com vontade de fazer exercício. Crie uma lista de músicas agitadas que sejam do seu agrado para escutar enquanto treina. Além disso, quando escutar em outros contextos relacionará as mesmas com a atividade física e isso fará você se sentir melhor.

Sugestão: 230 frases de academia motivacionais

Como ter vontade de fazer exercício físico - Passo 7
8

Levar um caderno de treinamento ajudará você a fazer um acompanhamento de suas conquistas diárias, semanais e mensais, além disso poderá detectar padrões emocionais ou de comportamento que pode melhorar: que dias se sentiu mais motivado, que parte do seu treinamento gosta mais, onde deve focar sua atenção, quais hábitos estão ajudando você a conseguir seus objetivos e quais não estão? Ter um controle do que já conseguiu, do que deve melhorar e de como se sente a respeito ajudará a tomar as medidas necessárias para conseguir seu objetivo e a se manter com vontade de fazer exercício.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ter vontade de fazer exercício físico, recomendamos que entre na nossa categoria de Fitness.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como ter vontade de fazer exercício físico
1 de 5
Como ter vontade de fazer exercício físico

Voltar ao topo da página ↑