A perda de peso

Como saber se estou perdendo massa magra

 
Patricia Gebara
Por Patricia Gebara. Atualizado: 24 agosto 2020
Como saber se estou perdendo massa magra

Você sabia que perder peso nem sempre significa que você está modelando o seu corpo da melhor maneira e ganhando saúde? Muitas vezes, o número baixo na balança pode significar perda de massa magra, que é composta basicamente por músculos. É ela que acelera a queima de calorias, inclusive quando você está parado. Para conseguir um emagrecimento saudável e evitar doenças como diabetes, o ideal é reduzir a quantidade de gordura do corpo. Além disso, muitos buscam aumentar os músculos para ficar com um aspecto sem flacidez e bem mais firme.

Mas como saber se você estou perdendo massa magra? Afinal, há diversos fatores que influenciam nisso, desde alimentação até o tipo de exercício que você faz. Nós do UmCOMO respondemos a essa pergunta!

Também lhe pode interessar: Dieta para ganhar massa muscular

Índice

  1. Fique de olho no espelho
  2. As medidas são importantes
  3. Faça uma prova de roupas
  4. Consulte um especialista

Fique de olho no espelho

Parece besteira, mas ficar atento às mudanças do corpo é o primeiro passo para identificar se você está perdendo massa magra. Se você viu o ponteiro da balança abaixar, mas percebeu que a cintura cresceu, algo está errado.

Quando a quantidade de músculos no seu corpo está diminuindo, a tendência também é a aparição de celulite, flacidez e, principalmente, crescimento da região dos culotes nas mulheres. A lateral do peitoral também é um lugar propenso a acumular mais gordura.

As medidas são importantes

Pegue uma fita métrica e meça a sua circunferência abdominal. Em seguida compare com a medida dos seus membros superiores e inferiores. Se a sua barriga está crescendo e as outras partes diminuindo, quer dizer que você está perdendo massa magra.

Um indivíduo que está ganhando massa magra normalmente tem maior medida nos braços e pernas e menor menor circunferência abdominal. A balança também revela mais do que você imagina. Perdeu 1 kg de um dia para o outro? Melhor prestar atenção. Músculos pesam mais que gordura e isso significa que, nem sempre, eliminar quilos é o melhor para você.

Dica: Clique para saber como ganhar músculo rápido.

Como saber se estou perdendo massa magra - As medidas são importantes

Faça uma prova de roupas

Se as suas roupas estão vestindo de maneira incomum, fique de olho. O caimento das peças muda quando há perda de massa magra. A camiseta está apertada na barriga e larga nos braços? É melhor rever o seu plano de musculação.

O mesmo vale para a calça. Se ela não fecha na cintura mas “sobra” na área dos glúteos, é sinal de que você está perdendo músculos.

Dica: Veja alguns alimentos que aumentam a massa muscular.

Consulte um especialista

Seguiu todas as dicas acima e constatou que está perdendo massa magra? O ideal, agora, é confirmar as suspeitas com um especialistas. Academias de ginástica ou nutricionistas podem fazer em você um exame de bioimpedância. Nele, é medida a quantidade de gordura, água e músculos do seu corpo. Depois disso, converse com um profissional de educação física e com um nutricionista para entender porque isso está acontecendo com o seu corpo - e como reverter a situação.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se estou perdendo massa magra, recomendamos que entre na nossa categoria de Fitness.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Como saber se estou perdendo massa magra