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Como saber se o exercício está funcionando

Por Sara Viega. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como saber se o exercício está funcionando
Imagem: darteformacion.es

Quando há um objetivo concreto ao praticar esporte, é importante que você controle determinados indicadores para ter ideia se está indo pelo caminho certo. Seja para emagrecer, aumentar a massa muscular ou defini-la, é essencial que vigie sua evolução para fazer mudanças em seus planos de treinamento, caso seja necessário. Em umComo.com.br damos as dicas sobre como saber se o exercício está funcionando.

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Passos a seguir:
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Você deve estar ciente de que, apesar de fazer exercício de forma intensa, é muito difícil, a não ser que tenha uma genética privilegiada, que os efeitos do esporte praticado sejam observados durante os primeiros dias ou na primeira semana de atividade.

Sim, é verdade que você pode detectar uma certa redução de peso, mas sempre será logo após ter se exercitado e devido à perda de líquido pelo suor. Mas após beber e se recuperar, seu peso voltará ao seu estado anterior.

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Uma dor moderada unicamente quando está trabalhando é um bom indicador para saber se o exercício está funcionando. Deve ser uma dor nos músculos que está exercitando e aparecerá de forma exclusiva quando está praticando esporte. Se a dor for muito intensa e afetar as articulações e não a zona muscular, isso se deve ao fato de não estar adotando a postura correta para treinar e deverá modificá-la.

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As dores musculares também são um bom sinal. Assim, estas aparecem quando o músculo trabalha em um ritmo incomum para ele, por isso, neste caso estarão indicando que você está fazendo mais esforço do que habitualmente e vai por um bom caminho na hora de atingir as metas fixadas na hora de fazer exercício.

Leia este artigo se quer saber em detalhe a causa de ter dores musculares.

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Se você fixou o objetivo de emagrecer, a melhor forma de saber se o exercício está funcionando é controlar o peso 1 dia por semana, à sexta-feira, e sempre ao levantar da cama, antes de tomar o café da manhã.

Faça esse controle nas sextas-feiras porque é a jornada que precede o fim de semana, período em que costumamos cometer excessos alimentares. Se você se pesar logo depois, desvirtuará o resultado. Se é mulher, tenha em conta que com a menstruação você ganhará peso pela retenção de líquidos.

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Embora a realização de qualquer atividade física seja algo positivo, por mais moderada que esta seja, se deseja se exercitar para conseguir algumas metas concretas, quando praticar exercício, terá de notar os sintomas de um treinamento intenso como uma elevação da temperatura corporal, o suor e uma aceleração do ritmo de respiração.

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