Como saber se estou perdendo massa magra

Como saber se estou perdendo massa magra

Você sabia que perder peso nem sempre significa que você está modelando o seu corpo da melhor maneira e ganhando saúde? Muitas vezes, o número baixo na balança pode significar perda de massa magra, que é composta basicamente por músculos. É ela que acelera a queima de calorias, inclusive quando você está parado. Para conseguir um emagrecimento saudável e evitar doenças como diabetes, o ideal é reduzir a quantidade de gordura do corpo. Além disso, muitos buscam aumentar os músculos para ficar com um aspecto sem flacidez e bem mais firme.

Mas como saber se você estou perdendo massa magra? Afinal, há diversos fatores que influenciam nisso, desde alimentação até o tipo de exercício que você faz. Nós do UmCOMO respondemos a essa pergunta!

Fique de olho no espelho

Parece besteira, mas ficar atento às mudanças do corpo é o primeiro passo para identificar se você está perdendo massa magra. Se você viu o ponteiro da balança abaixar, mas percebeu que a cintura cresceu, algo está errado.

Quando a quantidade de músculos no seu corpo está diminuindo, a tendência também é a aparição de celulite, flacidez e, principalmente, crescimento da região dos culotes nas mulheres. A lateral do peitoral também é um lugar propenso a acumular mais gordura.

As medidas são importantes

Pegue uma fita métrica e meça a sua circunferência abdominal. Em seguida compare com a medida dos seus membros superiores e inferiores. Se a sua barriga está crescendo e as outras partes diminuindo, quer dizer que você está perdendo massa magra.

Um indivíduo que está ganhando massa magra normalmente tem maior medida nos braços e pernas e menor menor circunferência abdominal. A balança também revela mais do que você imagina. Perdeu 1 kg de um dia para o outro? Melhor prestar atenção. Músculos pesam mais que gordura e isso significa que, nem sempre, eliminar quilos é o melhor para você.

Dica: Clique para saber como ganhar músculo rápido.

Faça uma prova de roupas

Se as suas roupas estão vestindo de maneira incomum, fique de olho. O caimento das peças muda quando há perda de massa magra. A camiseta está apertada na barriga e larga nos braços? É melhor rever o seu plano de musculação.

O mesmo vale para a calça. Se ela não fecha na cintura mas “sobra” na área dos glúteos, é sinal de que você está perdendo músculos.

Dica: Veja alguns alimentos que aumentam a massa muscular.

Consulte um especialista

Seguiu todas as dicas acima e constatou que está perdendo massa magra? O ideal, agora, é confirmar as suspeitas com um especialistas. Academias de ginástica ou nutricionistas podem fazer em você um exame de bioimpedância. Nele, é medida a quantidade de gordura, água e músculos do seu corpo. Depois disso, converse com um profissional de educação física e com um nutricionista para entender porque isso está acontecendo com o seu corpo - e como reverter a situação.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se estou perdendo massa magra, recomendamos que entre na nossa categoria de Fitness.