Exercícios para perder gordura

Como saber se estou perdendo gordura

Como saber se estou perdendo gordura

Sua porcentagem de gordura corporal está diretamente relacionada com a saúde do seu corpo. Um índice de massa corporal, ou IMC, é um potencial indicador de risco de saúde, associado com o sobrepeso ou a obesidade. Visite os centros de Controle e Prevenção de sobrepeso ou da obesidade, já que podem aumentar o risco de complicações de saúde como doenças coronárias, diabetes tipo 2, hipertensão arterial, icto e apneia do sono. É importante controlar e medir a gordura corporal, desta forma você será consciente da sua saúde. Você saberá que está perdendo gordura através da realização de medições de dobras cutâneas.

Vai precisar de:

  • Calibradores de dobras cutâneas
  • Caderno
  • Lápis

Passos a seguir:

1

Para começar obtendo suas medidas de gordura corporal. As medidas podem ser tomadas em 3 a 8 lugares diferentes de todo o seu corpo. Alguns lugares comuns podem ser os tríceps, bíceps, subescapular, coxa, a crista ilíaca, supra-espinhal abdominal e da panturrilha.

2

Utilize seu calibrador de dobras cutâneas (adipômetro) para obter as medidas do lado direito do seu corpo. As medidas são tomadas sempre do seu lado direito por razões de coerência. Você pode optar por medir vários dos lugares de dobras cutâneas ou simplesmente todos.

3

Belisque o lugar apropriado que quer medir tomando uma camada dupla de pele. Não belisque o músculo. Aplique as pinças a um centímetro em ângulo reto por baixo do sutiã. Espere de 1 a 2 segundos antes de começar a ler a pinça. Mantenha o sutiã enquanto você lê a medida do calibre. Meça duas vezes em cada lugar a fim de conseguir precisão. Volte a testar se as medições duplicadas estiverem entre 1 e 2 milímetros.

Como saber se estou perdendo gordura - Passo 3
Imagem: futurasaude.com.br
4

Escreva os lugares anatômicos e as medições em um caderno para a manutenção dos registros. Tome as medidas dos lugares de dobras cutâneas e, tal como fez na primeira vez, repita-o uma vez por mês.

5

Compare os valores com o mês anterior a fim de determinar a perda de gordura. Uma diminuição na medida de dobras cutâneas indica uma perda de gordura enquanto que o aumento corresponde a um ganho.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se estou perdendo gordura, recomendamos que entre na nossa categoria de Fitness.

Conselhos

  • Use pinças de gordura corporal para medir a evolução.
  • Procure um examinador com experiência para saber se é possível.
  • Obtenha as medidas no mesmo momento do dia para cada teste.
  • Não meça a gordura corporal após um treinamento.
  • As pinças de gordura corporal não são 100% exatas. Até mesmo os profissionais duvidam de suas leituras.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Morganna
Como saber se estou perdendo gordura? Faço caminhada todas as noites por uma hora. Me sinto mais leve e super bem. Obrigada! Boa noite!
Nídia Figueira (Editor/a de umCOMO)
Oi Morganna! Basta seguir as informações do artigo.
Imagem: futurasaude.com.br
1 de 2
Como saber se estou perdendo gordura