Índice de Massa Corporal

Como calcular o Índice de Massa Corporal

Como calcular o Índice de Massa Corporal

Para determinar se o peso de uma pessoa se encontra dentro de um intervalo saudável, os profissionais médicos utilizam o índice de massa corporal, uma medição aproximada da gordura corporal baseada no peso da pessoa e na sua altura. Definir o IMC ajudará a detetar se contamos com excesso de gordura em nosso corpo ao mesmo tempo que nos permitirá traçar as medidas a tomar para reduzir este excedente e obter um peso mais saudável. Continue lendo porque em umComo vamos explicar para você como calcular o índice de massa corporal rapidamente.

Vai precisar de:
  • Balança
  • Fita métrica
  • Calculadora
Também lhe pode interessar: Como calcular o excesso de peso
Passos a seguir:
1

Para calcular o índice de massa corporal é fundamental que conheça o seu peso exato, deste modo o melhor é se pesar em uma balança de preferência sem roupa e na primeira hora do dia enquanto se encontra em jejum, desta forma obterá um resultado muito mais exato.

Como calcular o Índice de Massa Corporal - Passo 1
2

Depois será importante saber a sua altura, se não conhece este dado então deverá procurar ajuda para se medir. Coloque-se em uma parede com as costas retas e os pés bem apoiados no solo, de seguida com uma fita métrica peça a alguém que registre a sua altura, aponte o valor para continuar com o cálculo do IMC.

3

A fórmula para calcular o índice de massa corporal é muito simples:

IMC = peso (kg) / altura2 (mts)

Portanto deverá dividir o seu peso pela altura ao quadrado. Para saber a sua altura ao quadrado deverá apenas multiplicá-la por si mesma, ou seja, se medir 1,65 metros deverá multiplicar 1,65 X 1,65 = 2,7225.

Agora poderá dividir o peso pela altura ao quadrado, por exemplo:

70 quilos / 2,7225 = 25,71 IMC

4

Uma vez que tenha calculado o seu IMC, chega o momento de interpretar o valor para determinar a presença de gordura no seu corpo. Os seguintes resultados são fornecidos pela Organização Mundial de Saúde para pessoas entre os 20 e os 60 anos sem importar o sexo:

  • Um IMC inferior a 18,5: abaixo do peso
  • Entre 18,5 e 24,9: IMC normal
  • De 25 a 29,9: indica sobrepeso
  • Entre 30 e 34,9: obesidade tipo 1
  • De 35 a 39,9: obesidade tipo 2
  • Superior a 40: obesidade mórbida
5

No caso de ao calcular o índice de massa corporal se dê conta que está com obesidade é importante tomar medidas melhorando a dieta, ingerindo alimentos saudáveis, realizando exercício físico pelo menos 3 vezes por semana e visitando um médico quando se conte com uma obesidade importante.

Como calcular o Índice de Massa Corporal - Passo 5

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como calcular o Índice de Massa Corporal, recomendamos que entre na nossa categoria de Fitness.

Conselhos
  • Utilize sempre a mesma balança para se pesar, e as mesmas condições para não alterar os valores.
  • O índice de massa corporal é aceite internacionalmente, e utiliza-se tanto para a investigação como para o dia a dia da medicina.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Raimundo Edeson
Boa noite! Raimundo Edeson tenho 33 anos 1,73 de altura e pesando 58 kg não estou satisfeito meu corpo contínuo magro .... Há possibilidades pra engordar com está idade?
1 de 3
Como calcular o Índice de Massa Corporal