Tipos de yoga
Um dos esportes com mais tradição e popularidade entre as pessoas que decidem se cuidar e reparar o corpo é o yoga. Este antigo ritual deixou de ser uma técnica usada apenas no Oriente para conectar o corpo e alma para se tornar uma das disciplinas mais praticadas no mundo. Os benefícios que o yoga pode nos trazer são inúmeros; há pessoas que o fazem como forma de manter o corpo ativo e tonificado, outros para melhorar a flexibilidade e perder peso e outros porque querem melhorar uma lesão antiga ou, simplesmente, querem aliviar o estresse e a ansiedade tendo um momento reflexivo e meditativo.
Como você verá, o yoga tem muitas finalidades e é por isso que ao longo de sua longa história foram criados diferentes tipos. Neste novo artigo do umCOMO vamos rever os principais tipos de yoga.
- Yin yoga
- Yoga Nidra
- Yoga Integral
- Yoga restauradora
- Hatha Yoga
- Iyengar Yoga
- Viniyoga
- Yoga pré-natal
- Ashtanga Yoga
- Vinyasa Yoga
Yin yoga
O yoga é uma forma de nos conectarmos com o nosso corpo e acalmar a mente e um dos yogas que melhor consegue isso é o Yin Yoga. Como no símbolo yin e yang, este yoga representa calma e reflexão. É uma prática muito descontraída e relaxante, com posturas que podem durar até 8 minutos e permitem ter total concentração.
Neste link você pode aprender Posturas de yoga para reduzir a ansiedade.
Yoga Nidra
Se o que você procura é relaxamento e uma boa maneira de descansar ou dormir, este yoga é ideal para você. As sessões geralmente não duram mais de 20 minutos e, além de alguns alongamentos leves, a prática consiste em fazer longas savasanas nas quais você pode meditar e relaxar a mente.
Yoga Integral
Um dos yogas mais procurados por quem está começando neste mundo é o yoga integral, pois, como o próprio nome sugere, combina várias técnicas para alcançar uma prática completa. Assim, você terá movimentos lentos de aquecimento, práticas acompanhadas de respiração com uso de força e equilíbrio e, por fim, um momento de meditação e relaxamento.
Yoga restauradora
O yoga parte do princípio de que o corpo é o nosso melhor instrumento, aquele que cuida e abriga a mente. É por isso que muitas vezes as práticas consistem em ativá-lo, mas também em restaurá-lo. Este tipo de yoga é responsável por curar e recuperar o corpo que, por qualquer motivo, está convalescendo; seja por uma lesão, um estilo de vida sedentário ou uma prática esportiva muito exigente. Consiste em movimentos lentos e conscientes que buscam alongar e reparar os tecidos.
Hatha Yoga
Se você está começando no mundo do yoga, o melhor é experimentar essa modalidade, pois é considerada a base de todos os outros estilos de yoga. Este tipo de yoga combina uma primeira parte de exercícios de respiração e alongamento com uma parte intermediária de força e respiração ativa e uma última parte com savasanas e mantras que nos ajudarão a recuperar da prática.
Se quiser aprender a postura da cadeira na yoga não deixe de conferir o vídeo que deixamos aqui abaixo.
Iyengar Yoga
Essa modalidade leva o nome de seu criador, Iyengar, e consiste em uma prática semelhante ao Hatha, mas com até 200 posturas que, segundo seu criador, compõem um estilo completo. São movimentos envolventes, completados com diferentes respirações que buscam alinhar seu corpo.
Viniyoga
Há momentos em que, por mais que queiramos, nosso corpo não consegue desenvolver práticas complexas devido a limitações ou doenças. Para isso existe a modalidade Viniyoga, que se adapta às necessidades de cada pessoa. Desta forma, as posturas serão orientadas para as capacidades e será possível desenvolver um yoga sem riscos.
Yoga pré-natal
Ao longo das décadas, foram demonstrados os grandes benefícios do yoga, principalmente para as mulheres e o desenvolvimento de seus ciclos menstruais e de seu sistema reprodutivo. Por isso, quando algumas mulheres decidem ser mães, recorrem ao yoga para facilitar a gravidez de forma mais consciente e, além disso, exercitam partes vitais do corpo nesse ciclo.
Aqui indicamos 5 exercícios de yoga para gestantes.
Ashtanga Yoga
Este tipo de yoga é um dos mais populares e pode ser encontrado nos centros mais especializados. É uma prática que mais parece uma coreografia. As sessões são divididas em várias partes onde são realizadas a respiração inicial e as savasanas finais e, entre elas, saudações ao sol, equilíbrios e posturas de força.
Vinyasa Yoga
Se o que você quer é um yoga muito mais ativo e no qual você possa tonificar e queimar calorias, Vinyasa foi projetado para isso. É a modalidade que normalmente se utiliza para criar sessões em ginásios e centros de fitness, uma vez que cada postura será acompanhada de respiração; quanto mais acelerado, mais rápido ele vai, sendo ativado, aquecendo os músculos e tonificando o corpo e a mente.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Tipos de yoga, recomendamos que entre na nossa categoria de Fitness.