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Benefícios da postura do cachorro olhando para baixo no yoga

 
Por Vanessa Lopes. Atualizado: 27 março 2017
Benefícios da postura do cachorro olhando para baixo no yoga

Dentro das posturas de yoga para principiantes, uma das que mais se destacam é a que se conhece como o "cachorro olhando para baixo" ou, em sânscrito, Adho Mukha Svanasana. Trata-se de um dos exercícios mais simples que se realizam durante uma sessão de yoga e que nos ajuda a alongar os músculos das pernas, das costas e dos braços, além de nos proporcionar uma grande sensação de bem-estar. Consegue aumentar também a flexibilidade dos joelhos, da coluna vertebral e dos quadris, por isso é uma postura essencial dentro de uma rotina de exercícios. Neste artigo do umCOMO vamos lhe explicar os benefícios da postura do cachorro olhando para baixo no yoga, para saber tudo o que esta posição corporal pode lhe proporcionar.

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Benefícios do Adho Mukha Svanasana

Vamos começar por lhe explicar os benefícios da postura do cachorro olhando para baixo no yoga, uma postura perfeita para se iniciar no fascinante mundo do yoga e que lhe ajudará a aliviar tensões, relaxar o seu corpo e melhorar a elasticidade dos seus músculos. Aqui tem uma lista com todos os benefícios que conseguirá com esta postura:

  • Fortalece os ossos: trata-se de uma postura que é ideal para evitar doenças relacionadas com a saúde óssea, como por exemplo a osteoporose.
  • Músculos mais fortes: outro dos benefícios da postura do cachorro olhando para baixo no yoga é que consegue tonificar os músculos do corpo, sobretudo os que se encontram na zona dos braços e das pernas.
  • Oxigena o nosso corpo: outro dos benefícios desta posição é que, ao ter o corpo em uma forma invertida, melhora-se a circulação sanguínea fazendo com que o oxigênio que se transporta através dos glóbulos vermelhos chegue a mais zonas do corpo.
  • Reduz as tensões: esta postura também é perfeita para conseguir reduzir a tensão acumulada no corpo, ao alongar por completo os músculos e as articulações e desfrutar de uma postura cômoda com a qual se sentirá muito melhor.
  • Reduz a dor de cabeça: como já referimos mais acima, esta postura consegue melhorar a circulação do sangue e, isto faz com que o oxigênio chegue melhor ao cérebro, algo que reduz a dor de cabeça e/ou as enxaquecas.
  • Trata as dores nas costas: outro dos benefícios da postura do cachorro olhando para baixo no yoga é que consegue reduzir as dores que pode ter nas costas, uma vez que consegue alongar ao máximo os músculos da zona e relaxar as tensões.

De qualquer forma, no umCOMO queremos referir a importância de consultar um médico antes de começar a fazer yoga ou a fazê-lo sempre, sob supervisão de um profissional, sobretudo se tiver algum tipo de doença.

Imagen: jackcuneo.com

Benefícios da postura do cachorro olhando para baixo no yoga - Benefícios do Adho Mukha Svanasana

Como fazer a postura do cachorro olhando para baixo corretamente

Agora que já conhece os benefícios da postura do cachorro olhando para baixo, é importante saber como se realiza este exercício de yoga, pois se não o fizer corretamente, não sentirá os benefícios que referimos, existindo ainda a possibilidade de poder prejudicar as costas, as articulações, etc.

Sendo assim, para fazer a postura do cachorro olhando para baixo tem que seguir estes passos:

  1. A primeira coisa que tem de fazer é deitar-se de barriga para baixo sobre um colchonete. Depois coloque as duas mãos juntas ao peito e apoie as palmas das mãos no solo. Separe ligeiramente os pés deixando-os alinhados aos seus quadris.
  2. Agora tem de apoiar o seu peso nas quatro extremidades (as duas mãos e os dois pés) separando os dedos para que, assim a pressão do seu corpo se reparta corretamente por todos os seus músculos.
  3. De seguida, flexione os seus dedos dos pés e vá elevando os seus quadris para cima e para trás. Solte a cabeça e flexione os seus joelhos para conseguir elevar ainda mais os seus quadris. À medida que for sentindo mais conforto, pode começar a estender as pernas, empurrando os calcanhares para o chão.
  4. Enquanto permanece nesta posição, respire profundamente pelas narinas. Desfaça a postura apoiando os joelhos no chão e sentando-se sobre os calcanhares.

Se é principiante no yoga tem que saber que será muito complicado tentar manter apoiadas as plantas dos pés no solo, por isso o mais normal é estar na ponta dos pés. No yoga tem que ser consciente do seu corpo, ouvir as suas necessidades e nunca o forçar. Verá como, pouco a pouco, aumentará a sua flexibilidade e, no final, poderá ter as plantas apoiadas no solo sem qualquer problema.

Também pode ser que lhe custe sentir-se cômodo nesta posição no início, por isso um truque para principiantes é colocar livros grossos no solo e apoiar aí as mãos. Verá como se encontra mais cômodo no início e como, com o tempo, o seu corpo já poderá estar relaxado tocando diretamente no solo.

Neste outro artigo do umCOMO damos-lhe alguns conselhos que o ajudarão a saber como praticar yoga sozinho.

Contra-indicações da postura do cachorro olhando para baixo

Já referimos que a postura do cachorro olhando para baixo tem vários benefícios para a nossa saúde e corpo. No entanto, é importante ter em conta que há algumas pessoas que têm que evitar fazer esta postura ou, pelo menos, pedir conselhos a um especialista antes de a praticar.

De seguida, vamos lhe mostrar as principais contra-indicações desta postura de yoga:

  • Se tem a pressão alta não se recomenda realizar a postura do cachorro olhando para baixo, porque a posição poderia aumentar a pressão sanguínea.
  • Se você deslocar os ombros com facilidade ou tiver uma lesão nesta zona do corpo, não é recomendável fazer esta postura pois poderia prejudicá-lo.
  • No caso de estar grávida, a partir do quinto ou sexto mês de gravidez, não se recomenda realizar esta postura porque pode causar uma forte pressão no abdômen. Neste outro artigo do umCOMO descubra 8 exercícios de yoga para gestantes.
  • As pessoas que sofrem do síndrome do túnel do carpo também não devem realizar esta postura porque pode aumentar a sua doença.

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