Partilhar

O que é deep running

Por Vanessa Lopes. Atualizado: 20 janeiro 2017
O que é deep running
Imagem: mrsol.com.br

Sabemos que atividades realizadas dentro de água e a corrida trazem bastantes benefícios para a saúde, mas e se unirmos ambas? Chama-se deep running e é uma atividade desportiva que consiste em correr na água. Este tipo de corrida é mais benéfica que a corrida em asfalto pela ausência de impacto. Esta atividade desportiva já não é novidade, ela foi utilizada pela primeira vez nos Estados Unidos em 1984 na recuperação de uma maratonista após uma cirurgia, por não ter precisamente impacto. Se quer saber mais acerca desta técnica de corrida, como praticar e quais os seus benefícios, continue lendo este artigo de umComo e saiba mais sobre o que é deep running.

Também lhe pode interessar: Exercícios na água para emagrecer

Benefícios do deep running

Correr dentro de uma piscina simulando a corrida no asfalto apresenta a vantagem de ser praticamente impossível se machucar, pois não existe impacto. Sempre que você corre no asfalto, as suas articulações têm de suportar cerca de duas a três vezes o seu peso corporal. Ao correr dentro d'água esse impacto é eliminado.

Precisamente pela ausência de impacto, o deep running é um excelente programa alternativa para quando o atleta se encontra lesionado ou para quando estiver em fase de recuperação. Assim poderá manter a sua forma física durante a recuperação da lesão e, não o contrário. Além disso, este também é um excelente exercício para atletas que sofram de problemas articulares e para mulheres grávidas, que por norma na fase final de gestação não podem realizar a corrida no asfalto. O deep running oferece outro benefício a grávidas que é facilitar a eliminação de fluídos. Corredores normais também poderão adicionar alguns treinos dentro d'água para reduzir o risco de lesões e não estressar demasiado as articulações. Então o ideal é combinar a prática de corrida no asfalto com a corrida na água.

Outro dos benefícios do deep running é que a água oferece 12 vezes mais resistência que o ar, então você vai conseguir ir mais longe dentro da piscina. Esta atividade também melhora a força e a flexibilidade do atleta, pois como é realizada dentro de água você está lutando constantemente contra uma resistência. Com o deep running você consegue ainda melhorar o equilíbrio corporal e ainda perder peso, pois por cada 45 minutos de corrida na água você tem um gasto calórico de cerca de 420 calorias. Uma dica para para ter melhores resultados ao correr na água é fazer mais força em todos os movimentos que fizer.

O que é deep running - Benefícios do deep running
Imagem: therunnersink.com

Como praticar deep running

Para praticar deep running, a primeira coisa que você precisa é de procurar uma piscina funda, com pelo menos 1,90 m de profundidade para que os pés não toquem no chão. Além disso, você vai precisar de um cinto flutuador e de um instrutor, pelo menos nas primeiras vezes que você praticar a corrida aquática.

É importante que durante a corrida na água você mantenha o corpo fora de água, pelo menos na altura do pescoço, a boca do atleta deve ficar sempre fora de água de forma a facilitar a respiração. O seu corpo deve permanecer sempre em posição vertical com a coluna ereta e ligeiramente inclinada para a frente. Nunca deverá olhar para baixo, mas sim manter o ângulo de visão para a frente. O movimento dos braços no deep running é idêntico ao da corrida no asfalto, movimentando primeiro os ombros e depois os braços. No início pode parecer um pouco estranho e até difícil de conseguir adotar a postura ideal, mas com o tempo você vai se sentir mais forte e mais adaptado a movimentar as pernas na água como se estivesse correndo no asfalto.

O que é deep running - Como praticar deep running
Imagem: divasquecorrem.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é deep running, recomendamos que entre na nossa categoria de Fitness.

Conselhos
  • Se você tiver lesionado ou estiver em período de gestação é muito importante que, antes de praticar deep running consulte primeiro o seu médico.

Escrever comentário sobre O que é deep running

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Artur Ferreira
Boa noite, tenho uma lesão no pé direito não queria perder a forma pois no mês de setembro queria fazer uma meia maratona, se praticar o deep running consigo manter a forma? Tenho piscina em casa mas só tem 1,60 dá para praticar o deep running? Obrigado
Lena
O q devo comer antes e depois da aula? Como uma hora antes e uma depois

O que é deep running
Imagem: mrsol.com.br
Imagem: therunnersink.com
Imagem: divasquecorrem.com
1 de 3
O que é deep running

Voltar ao topo da página