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Muay Thai: 18 bons motivos para praticar

 
Por Julia Latorre. Atualizado: 26 janeiro 2018
Muay Thai: 18 bons motivos para praticar

Também conhecido como 'boxe tailandês', o Muay Thai é uma arte marcial tailandesa que se popularizou mundo afora e leva a fama por ser a 'arte dos 8 membros', que utiliza punhos, ombros, cotovelos, joelhos e canelas. Além dos golpes, a rotina de treinos também inclui pular corda, polichinelos, corrida, abdominais, dentre outras, enquanto no plano mental é preciso agilidade e disciplina. É por essas e outras que o Muay Thai vem sendo cada vez mais procurado, com destaque para o Muay Thai feminino. Se você ainda não se convenceu, o umCOMO te dá agora 18 ótimos motivos para praticar Muay Thai.

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Excelentes motivos para praticar Muay Thai

  • Condicionamento físico
  • Força
  • Resistência
  • Flexibilidade
  • Coordenação motora
  • Definição muscular
  • Massa magra
  • Alto gasto calórico
  • Queima gordura
  • Melhora a postura
  • Proporciona autoestima e autoconfiança
  • Perder peso
  • Melhora a qualidade do sono
  • Fortalece o sistema cardiovascular
  • Sistema cardiovascular
  • Alivia o estresse
  • Disciplina
  • Coragem
  • Socialização/novas amizades
  • Agilidade mental

Benefícios físicos do Muay Thai

Condicionamento físico, resistência física e muscular

Todos os benefícios físicos do Muay Thay podem ser resumidos em condicionamento físico. Por trabalhar mais de um grupo muscular, junto com agilidade e resistência, praticar o Muay Thai regularmente pode trazer o mesmo condicionamento físico que uma rotina de natação, crossfit ou corrida, por exemplo.É tudo uma questão de rotina e disciplina.

A rotina de treino ainda inclui exercícios de calistenia, que utilizam o peso do próprio corpo e estão sempre acompanhando seus limites e evoluções.

Flexibilidade

Nem sempre as artes marciais são lembradas pelos seus benefícios de elasticidade, mas a verdade é que quando praticada corretamente, o Muay Thai trabalha o alongamento dos músculos das coxas, quadris e lombares e com o tempo os movimentos vão se tornando mais fáceis com a elasticidade. Ou você acha que os chutes e a amplitude dos movimentos é só questão de força?

Coordenação motora

A coordenação motora também é uma necessidade e consequência de treinos regrados de Muay Thai. Combinar os golpes de ataque e defesa usando diferentes partes do corpo aprimora esse sentido de agilidade em aspectos físicos e mentais. Conciliar todas essas necessidades no começo pode até ser uma dificuldade, mas com o tempo o cérebro se acostuma e os reflexos vão se tornando cada vez mais aguçados.

Gasto calórico

Dependendo da intensidade, uma sessão de Muay Yhai pode queimar até 1500 calorias em uma hora. É importante se alimentar corretamente antes do treino para não passar mal devido à intensidade ae atividade e também para não perder massa magra. Veja as nossas dicas sobre o que comer antes do treino.

Queima gordura

O alto gasto calórica explica o efeito 'queima' gordura atribuído ao Muay Thai, ele não é conhecido por efeitos de hipertrofia porque proporciona um alto gasto calórico. No entanto, quando combinado com treinos de musculação pode ser o complemento perfeito.

Definição muscular e massa magra

O Muay Thai trabalha muitos grupos musculares ao mesmo tempo. Enquanto os chutes e movimentos com joelhos trabalham os membros inferiores, os socos, flexões e cotoveladas dão conta da musculatura abdominal e membros superiores. Quando esse treino é combinado com uma dieta voltada ao ganho de massa magra, os resultados são garantidos.

Trabalha o sistema cardiovascular

Os movimentos intensos e constantes dilatam os vasos sanguíneos fazendo com que a corrente sanguínea receba mais oxigênio, um presente para o sistema cardiovascular.

Acelera o metabolismo

A intensidade dos movimentos acelera o metabolismo durante e depois do treino, proporcionando o efeito anabólico. Mesmo após o fim do treino, o organismo continua no ritmo acelerado.

Ajuda a emagrecer

A diferença na silhueta é apenas uma consequência de quem pratica o Muay Thai ou outra atividade física com frequência e disciplina, principalmente quando essa rotina é associada a uma alimentação saudável e balanceada.

Melhora a postura

O tronco também é muito trabalhado, assim como o core, os músculos centrais da região abdominal. Isso influi positiva e diretamente na postura, já que com isso a coluna vertebral ganha uma melhor sustentação.

Veja também: Como perder calorias com o Muay Thai

Muay Thai: 18 bons motivos para praticar - Benefícios físicos do Muay Thai

Benefícios mentais do Muay Thai

Melhora a autoestima e autoconfiança

Com os desafios sendo superados a cada aula e uma evolução notável, a melhora da autoestima acaba sendo uma consequência da prática de Muay Thai tanto pela percepção das alterações físicas quando pela saúde mental que é trabalhada. Por ser um esporte de contato, também trabalha a sensação de segurança ao se relacionar com outras pessoas.

Alivia o estresse

Os treinos de Muay Thai, assim como todas as atividades físicas, estimulam a produção de endorfina e serotonina, que são responsáveis pela sensação de bem estar. A concentração exigida também faz com que o momento da prática seja sagrado e não te deixe pensar em problemas e preocupações, sem contar o fato de você poder usar os movimentos para descarregar a energia estressante acumulada durante o dia.

Disciplina

A disciplina adquirida pela prática do Muay Thai vai multo além das aulas ou do tatame. O próprio fato de você se comprometer a praticar uma atividade regularmente já ajuda, mas no Muay Thai ela também aplicada quando ensina a respeitar os limites do adversário, entender que a oposição só acontece no momento da luta e também a seguir as regras.

Coragem

Tanto a posição de se defender de golpes 'inesperados' quanto o ataque no confronto estimulam a coragem e desafiam o aluno a superar os próprios limites. Com a prática e o esforço esse sentimento vai sendo trabalhado de maneira com que cada vez os desafios sejam mais vistos como 'superáveis' .

Agilidade mental

Os reflexos não são trabalhados apenas no plano físico mas também em um aspecto mental. Com o tempo vão se aguçando as habilidades em criar estratégias de ataque, defesa e superação com os recursos disponíveis.

Sugestão: Como fazer um treino de força

Qualidade de vida

Melhora a qualidade do sono

Obesidade e sedentarismo estão entre as causas de distúrbios do sono, assim como os hormônios de bem estar que são liberados durante as atividades físicas. Fica mais fácil pegar no sono e descansar quando você se exercitou durante o dia. É uma maneira de fazer com que mente e corpo estejam na mesma sintonia.

Fortalece o sistema imunológico

A exigência física e mental do Muay Thai faz com que seu corpo fique mais resistente e com o sistema imunológico mais forte, diminuindo a incidência de doenças como gripes ou viroses.

Socialização e novas amizades

Os exercícios em dupla e as aulas incentivam a socialização e a troca de experiências de uma maneira em que o ciclo de amizades possa se expandir para além dos treinos.

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