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Como ser fitness

 
Por Maria Antônia Rocha. 31 janeiro 2022
Como ser fitness

Você já se perguntou como ser fitness? O termo que entrou na moda nos últimos anos envolve práticas como exercícios físicos e alimentação saudável. Por mais que possa parecer simples seguir alguns hábitos para entrar em forma e conquistar o corpo dos sonhos, muita gente não tem tanto tempo disponível no dia a dia para praticar exercícios ou sofre com a falta de motivação. Com isso, ser ativo fisicamente acaba se tornando um sonho distante para quem só pode malhar poucas horas por semana ou não tem vontade de se exercitar.

Mas a verdade é que ser fitness vai muito além de atingir um determinado tipo de corpo apenas por motivos estéticos. É consenso entre os médicos que se manter em forma é essencial para preservar a saúde do organismo e reduzir as chances de surgirem doenças relacionadas ao excesso de gordura corporal. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS)[1], o recomendado é praticar ao menos 150 minutos de atividades físicas moderadas por semana para cultivar saúde e bem-estar. Pensando em te ajudar a atingir esse objetivo, neste artigo do umCOMO preparamos algumas dicas para facilitar a rotina de exercícios. Confira!

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Como ser fitness: priorize a atividade física na sua rotina

Trabalho, tarefas domésticas, saídas com os amigos... Com tantas ocupações no dia a dia, pode parecer difícil encaixar a atividade física em algum momento da rotina. Mas a resposta para a pergunta "como ser fitness" passa pela priorização. Para quem realmente deseja atingir um determinado tipo de corpo ou sair do sedentarismo e ter mais disposição e saúde, é preciso colocar o exercício em primeiro lugar.

Tente analisar uma semana típica da sua vida e veja em que momentos é possível fazer exercícios. Assim que encontrar dias e horários que funcionam melhor para a sua rotina, torne o exercício físico uma prioridade. Isso significa que você vai colocar a prática acima de outras tarefas que você também precisa realizar, mas que considera menos importantes. Uma boa forma de fazer isso é se comprometer a se exercitar sempre pela manhã, antes que você fique cansado de todas as tarefas que precisa realizar durante o dia.

Encontre um exercício que você goste de praticar

Para ser fitness, constância é o maior pilar. Não adianta se matricular em uma academia de musculação se você não gosta de praticar esse tipo de exercício e sabe que vai desistir depois de alguns meses. Por isso, o mais importante na hora de decidir pela vida fitness é escolher uma atividade física que você realmente goste e se sinta bem praticando.

Além das academias convencionais, hoje já é possível encontrar aulas das mais diversas modalidades, então existem exercícios para agradar qualquer público. Zumba e aulas de dança em geral, por exemplo, são ótimas para quem gosta de dançar ao som de uma boa música, enquanto a yoga pode ser perfeita para quem também busca benefícios para a saúde mental.

Outra forma de se manter motivado é praticar esportes em grupo, como vôlei, basquete, futebol, futevolêi, entre tantos outros. De quebra, você ainda pode fazer alguns amigos. Experimente diversas modalidades até encontrar aquela que mais te diverte.

Além das atividades físicas típicas, você pode começar a praticar exercícios ao ar livre, o que também funciona como um momento de lazer. Caminhar, correr na praia, andar de bicicleta ou mesmo fazer uma trilha são ótimos exemplos. Além de ajudar a gastar calorias, essas práticas te ajudam a equilibrar a mente. Afinal, tão importante quanto cuidar do corpo é tirar um tempo para dar atenção à saúde mental.

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Tenha uma boa noite de sono

Se você quer descobrir como ser fitness, saiba que dormir bem à noite é parte fundamental de uma vida saudável. Por mais que você tenha uma rotina agitada com muitos compromissos e tarefas a cumprir, é essencial reservar pelo menos 8h diárias para dormir. O sono, além de promover um descanso merecido depois de um dia cheio, é essencial para regular o metabolismo, ter disposição no dia seguinte e prevenir o surgimento de doenças crônicas.

Para além de todos esses benefícios, dormir bem te dará mais energia para cumprir a rotina de exercícios. Por isso, a dica é melhorar a qualidade de sono. Como fazer isso? Eis algumas sugestões: evite ingerir café ou refrigerantes durante a noite, já que são bebidas estimulantes que podem causar insônia ou noites mal dormidas. É importante também se desconectar dos aparelhos eletrônicos pelo menos 1h antes de dormir. Em vez navegar, faça atividades que desacelerem a mente antes de dormir, como ler um livro ou tomar um banho relaxante.

Encontre motivação para se exercitar

Se você tem um estilo sedentário, encontrar motivação para começar uma vida fitness é um desafio e tanto. Por isso, em vez de esperar que sua mente esteja sempre disposta a se exercitar, o ideal é encontrar outras formas de se sentir motivado(a). Algumas ideias para fazer isso são:

  • Crie playlists para se exercitar: uma playlist com suas músicas favoritas, de preferência aquelas que são animadas, pode fazer toda a diferença na hora da atividade física, já que você também estará melhorando seu humor e liberando endorfina.
  • Faça atividade física com um amigo: ter companhia na hora de se exercitar é um ótimo hábito. Além de se comprometer com outra pessoa a não faltar os treinos, você ainda beneficia seu convívio social e pode aproveitar a ocasião para colocar o papo em dia.
  • Experimente algo diferente: começou a se exercitar e tem todo dia a mesma rotina? Experimente mudar a sua agenda de treinos, ou faça um exercício ao ar livre em vez de uma academia. A mudança de ares pode te deixar mais animado para continuar firme e forte no seu objetivo.

Mantenha uma alimentação balanceada

Além do exercício físico, outro pilar de uma vida saudável - essencial para você que está se perguntando como ser fitness - é a alimentação equilibrada. Além de promover a saúde e prevenir doenças, comer de forma balanceada te ajuda a melhorar a performance dos seus treinos. Por isso, é sempre uma boa ideia incluir verduras, legumes, grãos e cereais integrais ao seu cardápio, além de caprichar na hidratação e beber bastante água durante o dia.

Também é importante evitar o consumo excessivo de alimentos que estão associados ao surgimento de doenças vasculares, como os açucarados, embutidos e gordurosos. Dê preferência à alimentos integrais e minimamente processados, que possuem uma diversidade enorme de nutrientes que ajudam seu corpo a funcionar perfeitamente. Na hora de montar uma dieta, lembre-se de consultar um(a) nutricionista para indicar as refeições mais adequadas para você, levando em conta fatores individuais, como peso e gasto calórico.

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Referências
  1. VEJA SAÚDE. As novas recomendações da OMS para atividades físicas: o que muda. Disponível em: <https://saude.abril.com.br/fitness/as-novas-recomendacoes-da-oms-para-atividades-fisicas-o-que-muda/> Acesso em: 19 de janeiro de 2022

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