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Como começar a praticar Downhill

Por Nicolas Santos. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como começar a praticar Downhill

Para começar a praticar Downhill primeiramente é preciso ser bom com na prática de ciclismo. O Downhill ou BTT (Bicicleta à Todo Terreno) é uma das atividades mas radicais entre duas rodas. Para praticar o Downhill também é necessário uma boa forma física, visto que em boa parte da atividade você terá que subir muitas ladeiras e coisas deste tipo. Neste artigo umComo te diz o que é preciso para começar a praticar Downhill, coisas como, como conseguir a forma física, equipamentos, bons locais para praticar etc.

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Passos a seguir:
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No Downhill é necessário ter uma boa preparação física, tanto para as subidas como descidas. Como indica o nome, esta modalidade é focada na descida de trilhas e montanhas e para isso é bom estar acostumado com descidas, visto que as pessoas quando começam a praticar o ciclismo geralmente apresentam um certo medo quanto às decidas pela velocidade que se alcança, e com a velocidade qualquer tremida no guidão ou falta de atenção ao terreno por alguns segundos pode resultar numa queda e em alta velocidade, a queda se torna mais perigosa.

Procure descidas técnicas e longas para treinar antes de começar a praticar Downhill.

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Nunca treine Downhill sozinho, além de ser melhor praticar com os amigos, caso sofra uma queda eles podem te ajudar, e rir também.

Como começar a praticar Downhill - Passo 2
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Treinar saltos é de suma importância, já que na prática do Downhill você diversas vezes encontrará obstáculos que deve passar sobre. Uma dica importante nos saltos é sempre manter os pedais na horizontais pois se tanto nos saltos como na descida os pedais colidirem com uma raiz ou pedra, em alta velocidade pode fazer com que você perca completamente o controle e então, cair.

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Examine cuidadosamente a trilha de Downhill que pretende treinar, durante a descida da trilha tudo passa muito rápido diante de seus olhos, então é bom conhecer a trilha antes de se aventurar cegamente sobre ela. A sua visão durante a descida deve ser a cerca de 10 a 15 metros a sua frente, para identificar os obstáculos antes que eles cheguem a você, mas sem perder a atenção do obstáculo que está passando sobre.

Lembre-se também de ficar atento à mudança de marchas da bicicleta deixando as mais pesadas para a descida e mais leves para a subida para poupar o máximo de esforço possível.

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Escolha o seu equipamento para praticar Downhill capacete e bicicleta de preferência próprios para a pratica do BBT, eles geralmente possuem maior resistência e leveza, costumam ser mais caros do que equipamentos de ciclismo normal mas também possuem alta durabilidade e resistência a quedas e batidas.

Como começar a praticar Downhill - Passo 5
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No caso das descidas, para aliviar os impactos, além das suspensões você também deve manter o corpo levantado, nem pense na hipótese de descer sentado. Mantenha os joelhos e cotovelos flexionados, devemos usar tudo o que temos a dispor para aliviar os impactos.

Outro fator do controle do corpo é a mudança de influência do seu peso, em descidas por exemplo, mantenha o peso do seu corpo para trás para obter mais estabilidade e para conseguir mais impulso nas rampas e obstáculos você pode abaixar o corpo na descida e levantar, como se fosse pular, nas subidas. Essa mudança de posição de peso naturalmente vai te garantir velocidade sem que você tenha que pedalar durante as rampas, o que te faria perder o equilíbrio.

Como começar a praticar Downhill - Passo 6

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1 comentário
Allyson
Eu me chamo allysom tenho de 18 anos e tenho muita vontade de começar a praticar Downhill como que eu faço para começar a pratica ?
Nídia do Carmo (Editor/a de umCOMO)
Oi Allyson! Siga as instruções do texto.

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